Livro: A Era de Ouro do Pornô - Zeka Sixx

quarta-feira, fevereiro 08, 2017

A Era de Ouro do PornôMax tem vinte e nove anos e mora sozinho em um apartamento em Porto Alegre. Faz bicos como tradutor e sonha em ser escritor, enquanto passa os dias bebendo, esperando o fim de um bloqueio criativo que o aflige há três anos. Você já leu essa história milhares de vezes, certo? Não exatamente. "A Era de Ouro do Pornô", primeiro romance de Zeka Sixx, autor do livro de contos "O Caminho dos Excessos" (Edição do Autor, 2015), parte de uma premissa aparentemente batida para se revelar uma fábula maldita, encharcada em álcool, sexo, cultura pop e niilismo. Mais do que Max, o anti-herói central, é a cidade de Porto Alegre, com seus habitantes - do sexo feminino, em especial -, o verdadeiro personagem do romance. O enredo se desdobra como uma montanha-russa, indo do sonho ao pesadelo num virar de página. "A Era de Ouro do Pornô" é uma sátira a uma geração que colocou sobre seus próprios ombros a necessidade de ser criativamente relevante.
Será que Max Califórnia ia gostar de Deu Onda?

Max Califórnia está prestes a completar trinta anos. O apelido é em homenagem ao personagem do ator Joaquin Phoenix, em 8 Milímetros, e também porque Max, morou um tempo na Califórnia. Ele mora num edifício em Porto Alegre - que ele chama de asfixiante - e passa por um bloqueio criativo. Há três anos ele trabalha numa história e não consegue escrever nada. Sobrevive com o que o pai deixou ao morrer e faz freela como tradutor. Boa parte de sua alimentação provém de invasão de eventos, aniversários e o que tiver mais...afinal, ele também precisa saciar outros desejos...

"Sou rebatido de uma mulher para outra como uma bola de pinball, a quantidade sempre prevalecendo sobre a qualidade; somente essa emoção da caça é capaz de manter um permanente sorriso malicioso no meu rosto."

Apesar da falta de inspiração, os dias de Max acabam preenchidos pelo sexo e a bebida. Suas caçadas sempre lhe rendem encontros inusitados e até a bebida o leva algumas situações sexuais, que talvez ele nunca tivesse almejado, até vivenciar. Não importando a idade, físico, aparência, status...Max, está mais preocupado com seu prazer e não há um momento/dia que ele desperdice.

E claro, há uma questão emocional por trás e que quando vem à tona, talvez - só por alguns minutos - pressione Max, a questionar sobre a vida que leva.

"Fisicamente, não sinto qualquer mudança significativa gerada pela nova idade. Ainda consigo beber doses cavalares, ainda consigo foder como um cavalo. Li em algum lugar, certa vez, que o “auge sexual” de um homem seria entre os vinte e cinco e os trinta e cinco anos; nesse caso, posso concluir que estou no pico desse auge. Mas é inevitável pensar no futuro quando se atinge uma idade marcante como os trinta. O que será de Max Califórnia quando chegar à “pingola”? Tornar-me-ei o velho babão que frequenta o Dominó?"

Já assisti filmes mais ou menos no estilo da proposta de A Era de Ouro do Pornô, envolvendo protagonistas deixando-se dominar pela luxúria para preencher um vazio. Na verdade, quando eu lia as resenhas dele em outros blogs, sempre lembrava de Shame com Michael Fassbender. O mundo de tentações é bem parecido. Max Califórnia é meio sem limites, para saciar o insaciável.

Alguns dos seus encontros são hilários; outros cheiram a enrascada mesmo no primeiro instante, o fato é que Max sempre tem algo para sua bagagem. Isso até o ajudaria no desenvolver de sua história, que aliás, ele passa por um bloqueio. Porém, sua inspiração parte de uma figura do passado que o leitor tem conhecimento aos poucos e ao decorrer da leitura, imaginei se ele não poderia ter uma saída.  No fim, posso dizer que ele abraçou o que havia se tornado.

Com poucas páginas, deu para conhecer e muito da escrita do autor Zeka Sixx. Envolvente, divertida, cheia de referências, pesada e crua para alguns - afinal Zeka não usa o sexo para romantizar sua história - na verdade, ele até brinca com isso, com uma das personagens, e eu adorei. Ah, e claro, a trilha sonora é maravilhosa. E eu duvido que um dos encontros de Max, não tem impressione. O que me murchou mesmo foi o final, que eu esperava algo mais...

Apesar de ter lido em e-book gostei bastante da edição, com ótima revisão. Para quem quer ir além de um simples romance erótico, fica essa ótima dica nacional, com um protagonista que vai remexer seus sentimentos, tanto quanto.

*As avaliações com desenho da pimenta indicam que há cenas eróticas no livro.



Autor: Zeka Sixx
Origem: Literatura Brasileira
Editora: Multifoco
ISBN: 9788559960112
Publicação: 2016
Páginas: 160
Série: Não
O Que Tem?: Linguagem Adulta, Porto Alegre, Humor

LinksSkoob - Compre - Site da Editora - Autor
 Obsession Valley agradece ao autor Zeka Sixx, por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

16 COMENTÁRIOS

  1. Resenha bem diferente! Não é minha cara, mas eu arriscaria a leitura para me divertir ;D

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar nesse livro. Deve ser bem interessante, inclusive diferente de tudo que eu já li, apesar de ler livros hots. ^^ Sempre começo a rir quando Sally aparece, engraçada essa foto. kkkkkkk Gostei de saber que a revisão está ótima, curto muito um livro bom revisado.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana! Li muitas resenhas positivas sobre esse livro, acho essa mescla de narrativa crua e ao mesmo tempo divertida muito boa! Que bom que foi uma boa leitura pra vc!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Que título ousado não é mesmo? haha.
    Não faz muito o meu estilo, mas fico feliz que tenha gostado.
    Beijos

    Excêntrica Garota

    ResponderExcluir
  5. Olá, Nana.
    Já tinha lido algumas resenhas desse livro e com certeza é um livro que não me atrai. A proposta do autor não me agradou muito. Mas que bom que conseguiu apreciar a leitura, mesmo o final não sendo o que você esperava.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Olá! Não conhecia o livro, achei bem diferente! hahaha Acho que não leria, mas para quem gosta do tema é um prato cheio!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, mas confesso que o livro não faz meu estilo literário. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiii Nana

    Vou te dizer que pelo nome do livro eu esperava que a história fosse diferente, sei lá, acho que pensava que fosse algum relato sobre aquela época em que se fazia um montão de filme porno no Brasil...
    A história é diferente, e parece ser bastante realista e crua. Uma leitura diferente no mínimo, pelo menos para mim. Fico feliz que vc tenha gostado.

    Beijokas

    Alice and the Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Nana,
    Vi que esse livro vem fazendo muito sucesso, mas não me atrai.
    Acho interessante essa questão da capa e título ser diferente da sinopse. Acho que só quem lê entende essa ligação, né?
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii,
    Já tinha ouvido falar do livro, mas a sinopse nunca me atraiu para a história.
    Acho que eu não leria nesse momento, mas não descarto a leitura futuramente.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  11. Amei essa resenha e fiquei feliz por ser um livro brasileiro. Tô muito interessado em saber o desfecho dessa história.

    Amei o "Será que Max Califórnia ia gostar de Deu Onda?" KKKK

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nana!
    Quero ler esse livro! Não conhecia, mas fiquei deveras interessado. Esse lance dele suprir o vazio com uma vida de luxúria muito me deixou curioso. Acredito que irei curtir analisar o protagonista (mania de estudante de Psicologia, releva).
    Espero poder ler em breve e gostar tanto quanto você.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Boa noite,
    Tudo bem?
    Legal ver um autor nacional com este tema. Nunca me aventurei ainda por leitura de livros assim :(

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com


    OBS.: Não me lembro muito de Sailor Moon mas vejo muitos cosplays e artigos nos eventos de animes kkkk

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nana! Gostei muito da resenha, a lembrança do filme "Shame" não é nem um pouco descabida, tanto o livro quanto o referido filme buscam retratar a angústia de alguém viciado em sexo - "A Era de Ouro do Pornô" de uma forma mais leve e bem-humorada, na minha humilde opinião. Obrigado pela parceria! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zeka,
      Muito obrigada pelo feedback e a oportunidade de conhecer sua obra.
      Muito feliz que curtiu a resenha.
      Sucesso \o

      Excluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

HELP

Stats

Desde Fevereiro/2011
Nome: Obsession Valley
Host: Blogger.com


Subscribe