Livro: A Matéria dos Sonhos - Valéria Martins

sábado, novembro 26, 2016

A  matéria dos sonhosJovem rica e mimada, Mariana sofre uma imensa decepção amorosa às vésperas do casamento e cai em depressão. Seu irmão aventureiro a incentiva a empreender uma viagem a Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de espairecer e encontrar um novo rumo. Lá ela se depara com paisagens belíssimas, conhece um modo de vida bem diferente do que estava acostumava, envolve-se com o guia turístico Alex e desfruta a verdadeira amizade com Claudia, menina maluquinha a quem o destino a uniu para sempre. A matéria dos sonhos é um romance sobre busca, amor, amizade e encontro.

Apenas recomeçar para encontrar a felicidade, novamente. É mais ou menos isso que Mariana Ribeiro precisava. Depois de um término de noivado desastroso - o dito noivo engravidara outra moça e ela descobrira um pouco tempo antes do casamento - nossa protagonista se isola, até que seu irmão lhe aconselha a viajar e se redescobrir. O local escolhido? Chapada Diamantina, na Bahia. Um lugar paradisíaco e não demora muito, para Mariana se encantar por tudo que ele proporciona.

"Como as pessoas lá embaixo podiam ir à praia? Brincar no mar? Divertir-se sob o sol? Qual era o sentido de tudo aquilo? Qual era o sentido da vida? Tudo parecia completamente sem sentido naquele momento..."

Mariana foi criada no círculo da alta sociedade carioca, então, por ser a única filha mulher, é muito adorada pelos pais e sua independência, por muitas vezes, acabara limitada e planos para o futuro profissional, eram feitos sem ela sentir. É advogada, trabalha com o pai e mora com ele e a mãe. Durante o chá de bebê, de uma amiga, ela conhece Claudia. Uma jovem que é o oposto dela. Preza a liberdade, adora o novo, é carregada de histórias sobre suas andanças e está sempre animada para uma nova aventura.

Durante a viagem, Mariana e Claudia se reencontram e a amizade acaba sendo uma bela troca, em vista que ajuda ambas a se fortalecerem mentalmente, mesmo que de forma indireta. O novo surge a cada dia na vida de Mariana; a cada momento que passa naquele lugar delicioso - quero visitar SOCORRO - criando laços que nem imaginaria se dar tal liberdade. É uma protagonista que nos ensina muito no decorrer das páginas, transmitindo seus sentimentos e sua transformação me agradou bastante.

No meu ponto de vista, as experiências que ela vivencia são para ajudar em seu crescimento e tomar decisões fortes sobre seu futuro, ou seja, nada ali é para sempre - apenas uma bela aventura; a felicidade é o aqui e o agora - que contribui para a nova Mariana. E isso talvez, não agrade leitores que esperam um final adocicado, típico de romances. A narrativa de Valéria Martins, é completamente voltada para a cura emocional da personagem, o qual me identifiquei, em partes, e torci por ela. E que surpresa, ao descobrir que ao final da leitura seu destino foi como eu imaginara, pois era algo que eu faria. Na verdade, vamos dizer que eu fiz, exceto algumas coisinhas...oops spoilers.

"Então, de repente abateu-se sobre ela uma paz tão grande, um acalmar de pensamentos, uma quietude no coração... Ela ficou ali parada, imóvel, sentindo o corpo todo extraordinariamente vivo, desde o contato das solas dos pés com o chão até o topo da cabeça, a frequência do silêncio ainda pulsando nos ouvidos, a respiração num ritmo suave e compassado. Simplesmente não tinha vontade de interromper aquele estado, poderia ficar ali para sempre... "

Desde a primeira página, a escrita da autora te cativa e flui deliciosamente pelas próximas páginas. Cada personagem tem sua importância para história, assim como na vida da protagonista. As descrições são lindas e difícil é não querer planejar uma viagem e presenciar todas as memórias de Mariana, sentir a benção da natureza e engrandecer a alma. É uma leitura rápida, com poucas páginas, mas que com certeza marcará o leitor de alguma maneira e questionará seu comodismo.

O e-book foi cedido pela autora, para análise, com ótima edição e revisão. Capa lindíssima e espero não demorar muito para visitar a Chapada. Mas, enquanto isso, temos o Google Images para sonhar, né? 


Autora: Valéria Martins
Origem: Literatura Brasileira
Editora: Jaguatirica
ISBN: 9788566605945
Publicação: 2015
Páginas: 92
Série: Não
O Que Tem?: Amizade, Superação, Bahia


LinksSkoob - Compre - Site da Editora - Site da Autora
O Obsession Valley agradece à autora Valéria Martins, por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

17 COMENTÁRIOS

  1. Oi! Gosto de livros de superação e mudanças. Com certeza uma viagem em tempos difíceis nos renova, ainda mais num lugar paradisíaco hahaha

    Obrigada pela visita ao meu blog e pelas palavras, realmente mudar faz bem. Segui o seu e devia ter feito isso antes, mas nunca lembro hahaha Bjos querida! <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, amei essa resenha.Amo livros que nos inspirem.Que nos mostrem o dia-a-dia comum né? Gostei muito :_)

    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana! O livro parece ter uma história muito bonita e inspiradora, o que achei bem legal foi perceber que a ambientação foi bem feita, ao ponto de você ficar com tanta vontade de conhecer um lugar.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Adorei a premissa da história e o local escolhido pela autora.
    Quero ler!!

    ResponderExcluir
  5. Oiii Nana

    Adoro livros que falam sobre a amizade também, desde os juvenis até os romances mais adultos, geralmente me divirto mais lendo sobre as amigas do que propriamente o romance. O cenário é super interessante, nunca li nada ambientado na Chapada Diamantina, parece ser bem interessante.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  6. Oi Nana!! Não conhecia o livro, mas adorei a premissa, gostei de saber que a narrativa flui bem, além do ótimo cenário <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi
    que bom que curtiu essa leitura, já li resenhas super positivas dele e a história parece ser bem envolvente, nunca visitei Chapada também.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. OOOOOOOOOOOI NANA

    eu adoro livros que trazem essa premissa de reinvenção, de renovação. As vezes a gente precisa se quebrar mesmo pra poder tornar-se algo totalmente original.
    Gostei mais ainda de ver que é de autor nacional (YEY)

    P.S.: Menine... infelizmente eu nunca manuseei um kindle. Será que eu venceria essa barreira de e-books com ele? ;O HAHAHAH

    beeeeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  9. É a segunda vez que leio uma resenha sobre esse livro, e também positiva, vale dizer! Fiquei curiosa para lê-lo, pois estou passando por um momento que estou tendo que recomeçar minha vida e acredito que a nova paz da protagonista poderia me guiar. Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Nana,
    A depressão sempre é um tema que mexe comigo.
    Gostei muito da resenha e acho que eu iria me envolver facilmente com o enredo.
    Não conhecia a autora, mas venho me emocionando tanto com autoras nacionais que isso já é um grande incentivo para eu ler esse novo livro.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Nana!
    Ainda não conhecia o livro, mas já vi que se eu ler também vou querer arrumar as malas e partir pra Bahia. Parece ser ótimo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Parece o tipo de história bem gostosa de ler, um livro de superação e auto-descobrimento. As vezes a gente coloca tanta coisa à nossa frente como faculdade, trabalho, compromissos, que nem enxerga a vida passando. Acho que todos nós precisamos um pouco de uma viagem dessas pra se encontrar!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Nana,
    Não conhecia o livro, mas achei a premissa dele muito interessante.
    Com certeza é uma leitura que faria, mas tenho alguns na frente ainda rsrs.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  14. Oie Nana =)

    Esse livro está a um bom tempo na minha lista de leitura, mas ainda não conseguir ler ele =(

    Sempre leio resenhas positivas, o que vai me deixando ainda mais curiosa.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  15. Oi querida,
    Não conhecia o livro mas pareceu uma bela leitura.Muito sucesso a autora.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Que lindo. Só pela sua resenha deu para sentir que a história é super envolvente e muito amor. Adorei conhecer, nunca tinha ouvido falar desse livro :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Nana, tudo bem?
    Já tinha visto sobre livro é a sinopse me chamou atenção. Tomara que eu goste também.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

HELP

Stats

Desde Fevereiro/2011
Nome: Obsession Valley
Host: Blogger.com


Subscribe