Livro: A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

quarta-feira, novembro 30, 2016

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

Mark sempre foi um menino cheio de sonhos e esperança, mas tudo vinha dando errado desde que descobrira estar doente. Seu avô, que sempre o inspirava e encoraja, havia morrido e agora ele se sentia impotente; não pela doença, mas por causa das pessoas que o impediam de fazer o que queria.

"Um presente do meu falecido avô. Mordi o lábio com força. Podia senti-lo tiquetaqueando na minha mão. Tique. Taque. Tique. Taque. O tempo se esgotando."

A família de Mark temia por ele. Embora o amassem, eles o achavam frágil e impossibilitado, porém não era assim que ele se sentia. Mark era muito corajoso e não iria desistir, essa é a mais pura verdadeBeau e Jessie eram os únicos em que Mark podia confiar e também eram os únicos que acreditavam em seus sonhos e seu potencial. Estava decidido, uma viagem estava marcada. Mark precisava escalar o Monte Rainier nem que fosse seu último feito. Então ele planejou, pegou Beau e sua câmera fotográfica, escreveu um haicai para Jessie, juntou seu dinheiro e saiu em busca de seu sonho, sua grande aventura.

Nunca um menino passara por tantas coisas assim antes, além de ter que aguentar os sintomas da doença até o remédio, sua única saída lhe acrescentava dores e desconfortos. Mark precisou fugir, mentir, esconder e carregar Beau - o cachorro - em uma mochila. Mark foi agredido e assaltado e só não perdeu tudo porque os assaltantes tiveram pena de sua aparência ao tirar seu boné. Mark viu anjos e foi ajudado por eles; os anjos, na verdade, eram cozinheiras amorosas que estavam muito preocupadas com o menino frágil, faminto e machucado que viram.

Mesmo pensando, Mark não iria desistir. Ele reuniu todo seu dinheiro e coragem e partiu em busca da realização de seu último sonho. Daí pra frente tanta coisa aconteceu em uma viagem que exigira toda a força, coragem e determinação que ele ainda possuía, o mais difícil era resistir a vontade de desistir; continuar sem aceitar a fraqueza imposta. Ele tinha uma montanha a escalar, essa é a mais pura verdade.

"Isto é uma coisa que eu não entendo: Por que desistir sempre parece bom até que você faça?"

A Mais Pura Verdade é o primeiro livro de Dan Gemeinhart, uma história fascinante e com um desfecho incrível. É adorável, e como disse Holly Goldeberg Sloan : "É uma história comovente, que vai fazer você querer abraçar bem forte o protagonista.". Nunca é agradável ver pessoas passando por dificuldades como as enfrentadas pelo protagonista desta história, geralmente nos sentimos desconfortáveis em ter que falar desses casos. Mark tinha câncer, mas tinha também muitos sonhos, dentre eles ser um grande alpinista. Ele só não saberia se teria tempo pra realizar sua vontade.

Para um livro infanto-juvenil, A Mais Pura Verdade traz reflexões complexas e importantes que poderiam passar despercebidas sob o olhar de uma criança. Como ouvi recentemente, tem livros que podemos ler em várias fases de nossas vidas, mas cada leitura terá uma interpretação diferente da anterior. Na minha opinião, a parte em que a família o restringia por excesso de cuidado foi a que mais me marcou. Eles o amavam, contudo o medo de perdê-lo acabou magoando o filho e o fazendo tomar uma decisão perigosa. Eles ignoraram todos os sonhos de uma vida inteira, desmoronados por uma notícia dada ao telefone, ignoravam o medo de Mark de não conseguir viver o suficiente pra fazer o que queria. Então, ele saiu de casa decidido, sem esperança e sem pensar em consequências.

"Acordando de pesadelos. Vozes de anjos me acordaram. Deixe os lobos para trás." 

Chorei diversas vezes durante a leitura, sorri e vibrei com as conquistas, assim como me desesperei em algumas situações. Esse não é o tipo de livro em que você se põe na pele do personagem, é aquele em que você é a sombra dele. Você anda junto com ele e assiste tudo o que se passa. Como eu já disse, Mark é muito corajoso e por isso a leitura se torna mais especial. Em momentos de pura agonia - da minha parte - Mark estava calmo, apenas aceitando o que estava acontecendo.

Se tivesse que descrever Dan Gemeinhart com uma palavra, eu o descreveria como GENIAL. Parabéns ao autor pelo ótimo primeiro livro. Entrou pro mundo literário com o pé direito. Se recomendo a leitura? Sim ou claro? Aposto que começarão a enxergar os "incapacitados" de uma forma especial e a encarar os problemas do dia-a-dia com uma dose de coragem a mais. E essa é a mais pura verdade!

Autor: Dan Gemeinhart
Título Original: The Honest Truth
Origem: Literatura Americana
Editora: Novo Conceito
Tradução: Leonardo Castilhone
ISBN: 9788581636337
Publicação: 2015
Páginas: 221
Série: Não
O Que Tem?: Aventura, Drama, Doguinho

LinksSkoob - Compre - Site do Autor Site da Editora
O Obsession Valley agradece à editora Novo Conceito, por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

14 COMENTÁRIOS

  1. Ooi adorei a resenha, quero muito ler esse livro, espero conseguir em breve!
    Pelo visto o livro vem com bastante emoções em rs
    beeijos
    http://bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Victoria, tudo bem?
    Li esse livro já faz um tempo e apesar de ser uma história linda não curti muito.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi! Este livro é encantador, eu me apaixonei pelo garotinho e seu cachorro. Super recomendo.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oii Victória!
    Recebi esse livro semana passada, troquei em uns pontos múltiplos, eu tinha ouvido falar que ele era bom, mas nunca tive o interesse de verdade em ler, entretanto agora até despertou minha curiosidade, parece uma história emocionante, vou ler assim que der!

    Beijinhos!!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Nossa, que legal saber que o livro é bom, pois quero ler ele e não pretendo me decepcionar. Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Nana! Já li A Mais Pura Verdade e amei! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Vic. Oi, Nana. Tudo bem, meninas?

    Vic, parabéns pela resenha, acho que foi a mais cheia de sentimento pela história que eu já li até hoje. Mas esse livro definitivamente não me chama atenção. Acho bonito a mensagem, acho bonito ele correr atrás do sonho dele, mas histórias sobre câncer e suicídio geralmente não me atraem.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Eu li esse livro ano passado e me emocionei do começo ao fim. Eu também super recomendo essa leitura, pois vale muito pena e é impossível não se envolver com essa trama.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2016/12/top-7-novidades-da-semana.html

    ResponderExcluir
  9. Parece uma história bonita e emocionante, já imaginei as cenas se virasse um filme :D

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Victoria.
    Eu li esse livro quando lançou e amei ele. Não tem como não se emocionar e querer entrar no livro e abraçar o Mark mesmo. E o Beau? Que atitude de um animal em relação ao seu dono. Chorei horrores com ele hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Ah...esse livro é um dos amores da minha vida! Eu não tenho nada que reclamar. Também é o primeiro livro que leio do autor e amei. Acredita que nunca vi uma resenha negativa desse livro?
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  12. Oi meninas,
    Eu preciso ler esse livro, tenho em ebook e está na fila de próximas leituras.
    Tomara que eu goste, um primeiro livro e já é genial? Fico bem animada!

    Ah, Nana... Eu li 'Entre o Amor e o Silêncio' e confesso que foi meio forçado, sabe? Gostei bastante da ideia da Babi e ela escreve bem, mas a maneira como tudo foi desenvolvido me decepcionou. Você já leu esse?

    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nana.
    Vi algumas resenhas muito positivas sobre esse livro.
    A sua resenha me deixou ainda mais curioso.
    Esse é um daqueles livros com muito drama, sentimentos fortes.
    O protagonista é um garoto bem corajoso e decidiu seguir seu sonho até o fim, mesmo com suas dificuldades por conta da doença.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  14. Oi, Nana! Tudo bem? Eu amo A Mais Pura Verdade! Acho o livro muito fofo e emocionante. E o que dizer de Beau? Amei aquele cachorrinho. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

HELP

Stats

Desde Fevereiro/2011
Nome: Obsession Valley
Host: Blogger.com


Subscribe