Série: And Then There Were None (2015)

domingo, outubro 16, 2016

 
Adaptação do canal BBC da obra de Agatha Christie, "E Não Sobrou Nenhum", também conhecida como "O Caso dos Dez Negrinhos" (Ten Little Niggers/Ten Little Indians). A história acompanha dez personagens, cada uma responsável por um crime (sem que tenham sido condenadas por isso). Reunidos em uma ilha, onde passam as férias, eles descobrem que são as únicas pessoas no lugar. Uma a uma, elas são misteriosamente mortas, sendo que cada morte encena a letra do poema Ten Little Indians.
Como prometido na postagem sobre o livro, estou aqui para indicar essa ótima adaptação de E Não Sobrou Nenhum. A minissérie de três partes, foi encomendada em comemoração ao 125º aniversário da autora e estreou em 2015 no canal BBC One, com roteiro de Sarah Phelps, da minissérie Morte Súbita, e dirigida por Craig Viveiros, que já dirigiu episódios para a série X Company.

Em Agosto de 1939, oitos pessoas - todas estranhos uns aos outros - são convidadas para uma pequena e isolada ilha, localizada na costa de Devon, Inglaterra, por Sr. e Sra. Owen. Na mansão, se juntam aos dois funcionários recém-contratados, Thomas e Ethel Rogers, interpretados por Noah Taylor de A Fantástica Fábrica de Chocolate e Anna Maxwell Martin da série The Frankenstein Chronicles, porém os anfitriões estão ausentes. Na hora do jantar, após Thomas ligar o gramofone, uma voz acusa todos os presentes - incluindo o casal de empregados - de assassinato. De início, todos pensam ser uma brincadeira e eis que surge a primeira vítima. Logo mais outras, e mais estatuetas desaparecem da mesa de jantar. As estatuetas são figuras em miniaturas de soldados, feitas em jade e se relacionam com o poema "Dez Soldadinhos" que cada um dos estranhos encontra em seus quartos, o que levanta suspeitas de um deles.
Esperando a desgraça
Aos poucos, conhecemos sobre os assassinos e futuras vítimas, além dos dois empregados: Vera Claythorne, que fora contratada para ser secretária da Sra Owen; Philip Lombard, o sedutor que está esperando uma boa grana; O Juiz Lawrence Wargrave, interpretado por Charles Dance da série Game of Thrones, vai à ilha a convite de uma velha amiga; Doctor Edward Armstrong, interpretado por Toby Stephens da série Black Sails, é solicitado por Sr. Owen, pois sua esposa está doente; William Blore, interpretado por Burn Gorman da série TURN, supostamente contratado por Sr. Owen e ficar de 'olho' nos convidados; Emily Brent, interpretada por Miranda Richardson da saga de filmes Harry Potter, está na Ilha a convite de uma suposta amiga que nem se lembra; Anthony Marston, interpretado por Douglas Booth de Orgulho e Preconceito e Zumbis, é um playboy arrogante que está ali para festejar e General Mcarthur, interpretado por Sam Neill da série Peaky Blinders, que pensa que velhos amigos querem relembrar tempos antigos naquele lugar.

A pressão em torno das acusações os leva a confessar e de alguma maneira 'se defender'. Philip Lombard, por exemplo, confirma que matou vinte e uma pessoas por diamantes. Porém, a acusação leva outros à loucura e mesmo assim não são poupados do violento destino. Conforme os suspeitos aumentam e não há mais como confiar em ninguém ao redor, a esperança em sair da ilha evapora com o passar das horas e mais vítimas aparecem.
Galerinha do Mal
Essa não é a primeira adaptação da obra homônima de Agatha, mas foi a primeira que assisti. Confesso que me surpreendi com a forma que conduziram, mexendo bastante com o psicológico do telespectador e o elenco, maravilhoso. Apesar de alguns rostos conhecidos, devo dizer que temos uma bela ladra de cena. A atriz Maeve Dermody, vista recentemente na série Marcella, está incrível interpretando Vera Claythorne que se fosse para escolher um protagonista, certamente seria ela. E Falando em Vera, apesar de todos os motivos para se assustarem um com outro, ela e Lombard, Aidan Turner da série Poldark, exalam tensão a cada cena. O roteiro sugere romance entre os dois a todo momento e certas coisas ficam para interpretação de quem assiste. O que torna interessante, questionarmos se ela fraquejaria para salvá-lo ou ficar ao lado dele, caso fosse o assassino.

Em apenas três episódios, And Then There Were None trabalha bem o mistério e seus suspeitos. Um número grande que talvez deixasse boa parte apagado, mas desde a apresentação, sabemos de suas peculiaridades que se mostram no decorrer da trama. Mesmo aquele que nos deixa primeiro, tem algo marcante em sua personalidade. Difícil mesmo é torcer por essa galera, já que alguns nem mostram arrependimento pelos crimes mencionados.
A atriz Maeve Dermody rouba a cena interpretando Vera Claythorne
Além do elenco afiado ainda podemos apreciar uma bela fotografia e figurino. Como qualquer produção britânica, um luxo só de ambientação. Mas, pensaria duas vezes antes de visitar aquele lugar...Btw, assistam a abertura - link na fichinha no final do post -, é lindíssima.

Essa postagem não é para comparar com o livro, mas sim comentar só sobre a série. Na verdade, tenho planos para uma coluna com esse propósito. O que posso dizer é que as mudanças são até agradáveis e o final é idêntico. Apesar da sensação que tive, de estar faltando alguma coisa.

PARTICIPE DO GRUPO FRIENDS FOR SERIES NO FACEBOOK

Título Original: And Then There Were None
Status: Finalizada
Nacionalidade: Britânica
Criadores: Sarah Phelps, Craig Viveiros, Agatha Christie
Roteiro Adaptado?: Baseado na obra de Agatha Christie, 'E Não Sobrou Nenhum'.
Ano: 2015
Censura: 14 anos
Duração de Episódios: 60min
O Que Assistirei?: Mistério, Crime, Não é o Mordomo
Elenco Principal: Sam Neill, Maeve Dermody, Aidan Turner, Charles Dance, Toby Stephens, Burn Gorman, Miranda Richardson, Noah Taylor, Douglas Booth, Anna Maxwell Martin, entre outros.
Trilha SonoraYT
Abertura/PromoAbertura
Canal Britânico/Americano: BBC One/ Lifetime
Canais Brasileiros: ?

You Might Also Like

14 COMENTÁRIOS

  1. Oi Nana, tudo bem?
    Estou looouca pra ler esse livro, não sabia que tinha série!
    Adorei a dica e pretendo assistir. Só preciso decidir se farei isso antes ou depois de ler o livro hahaha! :P
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Já li o livro, mas não sabia da existência do filme, depois do post eu fiquei super curiosa e parece ser ótimo. ♥
    Art of life and books.

    ResponderExcluir
  3. OOOOOOOOOI

    além de amar todo o universo criado pela Agatha, duas coisas me fizeram ter vontade de ver a adaptação pras telas: adoro um suspense e adoro um suspense, principalmente, se tiver lances psicológicos.
    Só pela foto que você ilustrou o post eu já achei a fotografia linda também *-* parece realmente valer a pena assistir!

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    deu erro no primeiro comentário.
    Não conhecia, mas gostei, parece ser interessante.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Promoção Amor Roxo

    ResponderExcluir
  5. Quando se trata de Agatha C. a BBC capricha demais.
    já vi a autora ser referência de vários episódios em serie, até Doctor who que eu amo.

    <3

    ResponderExcluir
  6. Amei conhecer esse livro e essa série, aposto que é uma história e tanto. Já quero assistir! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Nana, sua linda, tudo bem?
    Eu não sabia dessa série. Onde você a assistiu? Sabe que adoro esse livro em particular. Já vi algumas adaptações que foram feitas para o cinema, inclusive uma delas, mudou o final, risos... Eu li faz muito tempo, por isso não lembro se a autora foca muito no sentimento de culpa, ou arrependimento. Mas lembro com certeza o terror de não saber em quem confiar e não poder fugir, não tinha como escapar, então, em algum momento você seria o próximo. Acho que esse foi um dos melhores livro que a autora escreveu, merece peças, séries, filmes, tudo!!! Amei sua crítica!!!

    P.S.: Obrigada pelo carinho, Nana. Mas sigo em repouso até ter alta.

    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Nana.
    Eu gostei bastante da adaptação. E acho que para quem não leu o livro, foi um ótimo jeito de conhecer a Agatha. Mas para quem leu, pelo menos comigo foi assim, eu já sabia todos os passos e o que ia acontecer, então perdeu um pouco a graça da coisa.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nana! Tudo bem? Eu sou doido para ler "E não sobrou nenhum", mas ainda não li. Entretanto, vi essa minissérie, que amei! <3 Anteontem mesmo tava comentando com uma amiga o quanto gosto dela e fico chateado por quase ninguém falar nela... Adorei o post! <3

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Nana!

    Não conhecia a série, mas já fiquei empolgada para ver! O caso dos dez negrinhos é meu favorito da autora!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Que legal, não conhecia essa série, mas apesar de curta, parece ter uma pegada bem interessante. Gostei da indicação :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Nana!
    Eu ameeeei demais essa adaptação, ficou muito fiel ao livro!
    E cara, tanto a Maeve quanto o Aidan deram um show de atuação *-*
    E a ambientação né, maravilhosa mesmo!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Tenho impressão de já ter visto um pouco dessa série, mas não tenho certeza. Essas séries curtinhas me deixam receosa, geralmente são episódios extensos que custam a me prender a atenção. Buuut, se é bem desenvolvido e traz um mistério interessante como esse, acho que vou arriscar quando der!
    Nana, respondi uma tag que você me indicou já faz teeempo, mas finalmente saiu hahaha vê lá!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá! Já tinha visto comentários bem positivos sobre essa série, mas como ainda não li o livro, decidi deixar para depois. Tenho bastante curiosidade sobre a história e espero fazer a leitura em breve. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe