Livro: Guerra Civil - Stuart Moore

segunda-feira, julho 18, 2016


Homem de Ferro e Capitão América: dois membros essenciais para os Vingadores, a maior equipe de super-heróis do mundo. Quando uma trágica batalha deixa um braco na cidade de Stamford, matando centenas de pessoas, o governo americano exige que todos os super-heróis revelem sua identidade e registrem seus poderes. Para Tony Stark - o Homem de Ferro é um passo lamentável, porém necessário, o que o leva a apoiar a lei. Para o Capitão América, é uma intolerável agressão à liberdade cívica. Assim começa a Guerra Civil. 



Essa é uma história do Universo Marvel que narra uma incrível divisão dos heróis. Divisão que os dá apenas duas alternativas: Continuar sendo os heróis de sempre, usando suas máscaras, identidades secretas e seus poderes natos ou artificiais apenas controlados pela vontade de ajudar às pessoas. Ou serem treinados para melhor dominar seus poderes natos, evitando assim, desastres causados por possíveis erros.

Essa divisão veio após um terrível desastre na cidade de Stamford, onde os Novos Guerreiros, uma equipe de adolescentes super poderosos liderados por Speedball estão participando de um reality show e menosprezam a força de alguns super vilões que ali estão escondidos. Eles conseguem derrotar os vilões. Mas Nitro, movido pelo ódio da derrota causa uma explosão enorme usando todas as suas forças. Se consumindo e reduzindo a pó toda a equipe do reality, os Novos Guerreiros, várias crianças e 859 moradores da cidade. Logo depois convoca-se uma reunião entre a S.H.I.E.L.D. e o Governo Americano. E assim fica decidido: Todos os portadores de superpoderes em exercício ou não, deverão seguir a Lei de Registros de Super-humanos.

"-...assim como Speedball, por exemplo. Ninguém gosta de falar mal dos mortos, mas ele era um rapaz que, ao que tudo indica, sequer sabia o nome do presidente dos Estados Unidos. Um garoto como esse não deveria ser testado antes de ter permissão para trabalhar nas nossas comunidades?"

O grande conflito se inicia exatamente quando Capitão América decide não apoiar a lei e fugir enquanto Tony Stark, o Homem de Ferro, é escolhido para controlar os registros, construir prisões para quem decidisse não se registrar e campos de treinamento para os novos registrados que precisavam aprender a controlar os seus poderes. Junto com outros heróis conhecidos por sua inteligência como Reed Richards, o Senhor Fantástico do Quarteto e o Dr. Henry Pyn, o Homem-Formiga.

Os Vingadores, muito abalados por uma enorme perda, acabam se dividindo entre os dois lados, mas não somente esse grupo da Marvel se faz presente na história. Os X-men (que se mantem neutros) e o Quarteto Fantástico (que se divide entre os lados) também estão presentes na trama. E dentre os personagens individuais mais marcantes estão: Homem- Aranha, Pantera Negra, Golias, JusticeiroDemolidor Tempestade (esposa do Pantera Negra que também faz parte dos X-men).

Os lados são mutáveis até o "final" e envolvem deuses, como Hermes e Hércules, espiões infiltrados e até vilões treinados e controlados como o Venom que formam uma equipe de "reabilitados" chamada Thunderbolts. Como peça principal vem a S.H.I.E.L.D., coordenadora principal de tudo isso. Liderada no momento por Maria Hill, uma mulher autoritária e impulsiva que está no lugar de Fury. 

"Os X-Men tinham praticamente se trancado atrás dos muros de sua escola. Maria Hill estava pronta para invadir o lugar com tropas de choque da S.H.I.E.L.D., para prender e deter todo mundo que estivesse lá dentro. Tony a convencera a adiar a ação."

O Homem- Aranha é sem dúvida o mais esperado pelos fãs e também o mais surpreendente na história, fator determinante, claramente.

"- Está....está tudo bem, Peter. Eu meio que desconfiei. O filho da Sra. Cardoman acabou de sair do armário, e ele está tão mais feliz agora. Está até falando em se casar com o...companheiro dele, acho que é assim que vocês chamam...
- Tia May, eu não sou gay."

O desfecho da história só pode ser resumido usando a palavra SURPREENDENTE e por mais resolvido que pareça ter ficado...essa história ainda não acabou.

" - O melhor ainda está por vir, querida - Quando ele levantou o olhar, havia aço em seus olhos. - Isso é uma promessa."

Esse é sem dúvida o livro que eu mais gostei de resenhar por três motivos: Primeiro: Eu AMO HQs e livros de heróis. Segundo: Tive a oportunidade de ler essa obra incrível antes de ver o filme, que infelizmente sempre muda muito a história. Terceiro: Cara, que incrível...é Guerra Civil! Esse tipo de leitura é sempre fácil, é ação o tempo todo e aquelas tramas secundárias. Nossa! Extasiante! Se você não gosta muito de histórias de heróis, ainda aposto que você vai gostar. Tem até um romance de fundo. Se você gosta...essa é uma "leitura obrigatória" (ainda mais se for fã da MARVEL). Dá para amar uns personagens e odiar outros. Dá até pra chorar as vezes!

Agora,me controlando...Stuart Moore conseguiu reestruturar a história toda para transformar uma HQ em um livro com louvor, e sem modificar muito o enredo, se bem que o cara já tem uma boa experiência. O livro é L-I-N-D-O tanto por fora quanto por dentro, mas a parte interna é muito mais bonita, claro. Na parte de dentro da capa tem imagens de todos os heróis que participam dessa história no Desastre de Stamford e em cada folha de separação de capítulo tem uma arte que representa "quem comanda o capítulo".


Você deveria ler, afinal, uns passarinhos azuis me contaram que o filme está bem diferente. Quem será que vai ganhar essa guerra: a liberdade ou a lei? Homem de Ferro ou Capitão América? Inteligência ou força? Escolha seu lado e boa leitura!

Autor: Stuart Moore
Título Original: Civil War (Marvel Civil War Novel)
Origem: Literatura Americana
Editora: Novo Século
Tradução: Michele Gerhardt MacCulloch
ISBN: 9788542804126
Publicação: 2014
Páginas: 391
Série: Sim - Série Marvel (Novo Século)
#1: O Toque da Vampira
#2: Guerra Civil
#3: Homem-Aranha: Entre Trovões
#4: X-Men: Espelho Negro
#5: Homem de Ferro: Vírus
#6: Vingadores: Todos Querem Dominar o Mundo
#7: Homem-Formiga: Inimigo Natural
#8: Guardiões da Galáxia: Caos na Galáxia
#9: Guerras Secretas
#10: Deadpol: Dog Park
#11: A Morte do Capitão América
#12: Wolverine: Arma X
O Que Tem?: Ação, Super-Heróis, Marvel

You Might Also Like

18 COMENTÁRIOS

  1. OIe,
    não conhecia, mas confesso que não leria, não me chama atenção.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li um livro desses de heróis, Victória, mas fiquei curiosa agora que li essa resenha! Filmes a gente assisti montes, né, mas de livro eu estou carente. Espero poder ler algum dia desses!
    Beijo
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    gosto muito dos heróis da Marvel, mas não sei se ao ponto de ler o livro, ainda mais já tendo visto o filme.
    De qualquer forma, gostei da resenha. Ainda não tinha visto nenhuma.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Victoria.
    Achei essa edição belíssima. Mas acho que não leria. Nãos ou muito fã dos heróis. Menos ainda do Capitão America e do Homem de Ferro. Não sei qual dos dois é pior. Nem me interessei pelo filme. Mas que bom que gostou. Os fãs do filme deveriam ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oie Victoria =)

    Estou adorando o fato da Novo Século estar investindo em histórias em quadrinhos. Amo os heróis da Marvel em especial o Capitão América <3

    Estou doida para ler esse livro, mas ele está meio carinho rs...


    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Oi Victoria!

    Eu ainda estou lendo, na verdade deveria ter terminado faz tempo, mas a narrativa é sem dúvida muito boa. E apesar de mudar a história eu gostei do filme rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que linda a edição! Eu não sou fã de HQ e nem de super heróis, então essa obra não faz lá muito meu estilo, mas com tantos comentários positivos a respeito, fica difícil não deixar a curiosidade vencer. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, você gostou mesmo, hein?!
    Não costumo ler HQs e nem mesmo assisti ao filme :/
    Mas, sério, essa diagramação está linda, caprichada!

    ENTRETANTO • INSTAGRAMTWITTER

    ResponderExcluir
  9. Oi! Eu vi o filme, mas ainda não consegui ler o livro. Acredito que vá gostar, pois amo este universo Marvel.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Ooi! Bom, não sou fã de HQ e tudo que sei sobre esse ~~mundo~~ dos heróis é o que vejo nos filmes (quando vejo). Mas enfim, que bom que tenha sido uma boa leitura.

    Beijos
    Estilhaçando LivrosCantar em Verso

    ResponderExcluir
  11. Oi Victória, sua linda, tudo bem?
    Olha, por mais que eu entenda e ache importante, eu vou ficar do lado do Capitão América. Eles precisam ser treinados, mas acho que deveria ser tido uma escola só para eles, a partir do momento em que o governo interferiu, eu desconfio. Todo mundo está elogiando esse livro, estou louca para ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii Vic, tudo bom?
    Deixa eu só dizer que necessito desses livros. Sim, no plural! Porque quero TODOS! Admito que fiquei um pouco em dúvida já que é a adaptação de HQ e muita coisa poderia ser perdida no caminho, mas essa resenha me deixou very very animada *----*
    Preciso ler esse livro!
    Not Found
    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  13. Oi, Victoria!
    Não conhecia, mas fiquei curiosa para ler <3 De fato é um livro que chama bastante atenção, uma atenção positiva.
    Vih, te indiquei uma tag lá no meu blog, adoraria se responde - se! Da uma passadinha lá no meu blog <3
    Beijos
    http://palavrass-ao-vento.blogspot.com.br/2016/07/tag-das-sete.htmljos

    ResponderExcluir
  14. Eu não conheço muitas coisas desse universo de super heróis, mas eu gostei bastante da dica, achei bem interessante! <3
    Mil Beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Victoria. Oi, Nana. Tudo bem?

    Essa edição é maravilhosa, um capricho só! Mas eu não leria porque meu lance com os super-heróis são os filmes e desenhos, sabe? Nem as HQs eu consigo ler! Hahahaha
    Entretanto para quem é fã, essa edição é item obrigatório, né?


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Victoria e Nanaa
    Tudo bom???
    Olha eu li o livro e confesso que gostei tambem HEHEHEHEHEH mas eu li depois de ver o filme, e confesso que ambos te deixam na duvida de ser team de uma coisa ou team de outra nÉ? Mas é bem legal sem dúvidas! Gostei muito do homem aranha também gente <333 adorei a resenha hehehe e a edição ajuda né? Queria a capa dura mas a slim edition ta linda! EU LI DIRETO O GUERRA CIVIl e agora descubro que tem o toque da vampira e trocentos livros e ja comprei alguns tudo fora de ordem KKKKKK mas tudo bem a gente supera né? kkk


    Nana
    é nóis que tem crush em tudo quanto é lugar (vale no job? com um cara que nunca te vê? e acho que sairia correndo se viesse falar comigo também? KKKK)
    é bem curtinho mesmo o carrossel e eses dias tava de graça na Amazon (adoro as promoções agora eu baixo tudo pro Kindle!)

    Ai quando eu ver River pode deixar que te aviso hehehe Olha, eu só assisti as que tavam dessa semana porqe to querendo adiantar umas leituras também!!! Terminei GOT mas agora to oem Outlander que é quase do mesmo tamanho KKKK
    Voce caçou as mortes de Got tudo pela internet? Que curiosa nana KKKK eu só sei até o último epi da quarta temporada... Assim wue bater a saudade eu baixo a série pra assistir HEHEHEHE

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  17. adorei o post e o blog, parabens! já tou seguindo.
    https://pedagogaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe