Livro: Super Desapegada - Jaqueline de Marco

segunda-feira, junho 20, 2016

Super desapegadaRaquel faz o maior sucesso na internet. Seu blog “Super Desapegada” motiva mulheres a se valorizarem e prega a autoestima sem a presença constante e essencial de um companheiro. Mas fora da web, Raquel não é tão descolada assim... Ela sempre teve um amor platônico por seu melhor amigo de infância, Alan. Mas no aniversário de 30 anos de Raquel, ela descobre que ele está noivo de Bianca, a irmã caçula de seu rival nos tempos de escola, Eric. Para conseguir acabar com o casamento, e conquistar de vez seu grande amor, Raquel precisa se aliar ao sarcástico Eric. Mas logo ela começa a perceber que a união pode render muito mais do que ela imaginava e a aprender que para praticar o tão estimado “desapego” é preciso abrir seu coração para novas experiências... e quem sabe para um novo amor.

No início da narrativa, acompanhamos Raquel Alencar em sua festa de quinze anos. A noite já não estava muito boa e seu amigo pestinha Eric, detona seu vestido com o glacê do bolo. O consolo vem de Alan, um dos melhores amigos. Alan a compreende e aconselha, como ninguém. Um ótimo motivo para se tornar um crush por quinze anos, né não?

Agora na fase adulta, Raquel ainda não esquece a atenção e carinho de Alan, naquela noite. Eles ainda mantêm contato e ela faz de tudo para tê-lo por perto. Como ele é veterinário, até uma gatinha ela arrumou para ter desculpa de ir até à clínica. Apego total. O que é uma grande ironia, em relação ao seu blog. Lá, Raquel expõe uma imagem de si, como uma mulher desapegada que sabe ser feliz sozinha e tals. Ela faz muito sucesso com suas leitoras, que esperam ávidas pela próxima postagem.

Com tanto tempo de crush, Raquel decide se declarar para Alan, na noite da comemoração de seu aniversário de trinta anos. Ele enviou rosas vermelhas, isso só pode significar uma coisa, né??? Significa é nada! Pois Alan, chega acompanhado na comemoração e praticamente arrasta a cara da moça no asfalto, ao dizer que está noivo de Bianca, que nada mais é que a irmã caçula de Eric, o pestinha. Eric trabalha no ramo de games e está prestes a organizar uma convenção. Raquel e ele se reencontram após o moço contratar a empresa que ela trabalha, para assessorar. Os quatro moravam no mesmo bairro durante a infância e costumavam brincar juntos. Bianca era a mais nova da turma e muitas vezes acabava excluída. A união dos dois faz com que Raquel se aproxime mais de sua antiga vida, ainda mais quando se une a Eric para separar Alan e Bianca.

Eric nunca gostou de Alan e Raquel, pensa que Bianca não é a mulher certa para o melhor amigo. A paixão a cega e a faz se aproximar da noiva, e se tornar amiga. A ideia é fazer Bianca enxergar que está muito cedo e que seus sonhos precisam vir primeiro. Mas, as coisas saem um pouco de controle, é claro...E Raquel e Eric passam mais tempo juntos, as recordações dominam e ele a tira da zona de conforto.

"Aprenda a não aceitar migalhas. Você não é pombinha de praça."

Desde que vi uma postagem, sobre esse livro, no blog da Bianca, fiquei curiosa e fui pesquisar mais sobre ele. Simpatizei bastante com enredo porque adoro chick-lit. Sempre me lembram os filmes de comédia romântica. Boa parte me diverte e infelizmente, sou gulosa e não largo até finalizar, conforme me divirto. Pois bem, a Draco está fazendo uma ação com os blogueiros, que temos que escolher um dos e-books - numa lista feita por eles -, adquirir na Amazon e resenhar. Eles vão te enviar o código promocional, clique aqui e saiba mais. Super Desapegada está na lista, então aproveitei! E digo que meu lado guloso, prevaleceu.

A escrita de Jaqueline é fácil, bem divertida e jovial. A maior parte da narrativa é pelo ponto de vista da Raquel, mas divide com Eric. Como citei, Raquel é blogueira e a autora se preocupou em detalhar as postagens dela, não só com os textos em si. A protagonista é simpática e suas ações mostram que ela precisa de amadurecimento - apesar da idade - e que vem mesmo, no decorrer da leitura. Tanto que o problema dela com Alan + Bianca, parte, é resolvido na metade do livro. O que acontece depois, são só consequências do que ela plantou - enquanto estava do contra - e influencia nesse amadurecimento. Sério, não ia aguentar o ódio contra o casamento o livro todo e esperar liçãozinha no final. Conforme ela respira de alívio, vem outra bomba. Mas, na verdade, Raquel tinha um bom empecilho para sabotar o projeto "Sementinha do Mal" e relaxar...e esse motivo é o adorável pestinha Eric.

A relação dos dois é muito divertida. Eric gosta de relembrar coisas da infância, isso inclui apelidos, o que irrita Raquel. E ele gosta de irritá-la. Antes de reencontrar Raquel, ele levava uma vida digna de homem solteiro e a gente suspeita se ele aceita tudo só porque ~odeia~ o certinho do Alan. Mas, vamos combinar que Eric conquista o leitor de cara, pelo menos comigo. Se bem que acredito, que ele é meio que inspirado no Alexander Skarsgård (que interpretou o vampiro Eric em True Blood.). Vocês que acessam o blog há um bom tempo, sabem que eu meio que...fico de love por ele aqui e nas redes do Obsession (além do Fassbender, Idris Elba....=x). O que deixaria o meu crush pelo personagem Eric desse livro, um pouco questionável. Contudo, se você curte personagens masculinos sarcásticos, facilmente simpatizará com ele.

"Alan nunca fora seu namorado, nem sequer tinham estado juntos sem ser como amigos, mas sentia-se pertencente a ele de alguma forma e, pela primeira vez na vida, entendia como se a relação de via única que alimentava estivesse finalmente abalada."

Super Desapegada, é uma leitura mais que recomendada para quem curte o estilo. O clima desastroso emocionalmente para a protagonista, acaba colocando-a em situações cômicas e se você não se identificar, vai identificar alguém. Uma mensagem despretensiosa sobre a arte do desapego, destacando a área de relacionamentos, em que às vezes o culpado pela falta de felicidade na nossa vida, somos nós mesmos. E em alguns pontos me lembrou aquele filme Vestida Para Casar, com a Heigl, que apesar de não ir com a cara dela, eu gosto desse filme.

Apesar de ter lido em e-book, gostei bastante da formatação, com fontes diferentes. A revisão está muito boa e não me deparei com erros. Assim que estiver rica para livros, de novo, tentarei adquirir a versão física.

I Dare You - Desafio Literário
Essa leitura fez parte do Desafio I Dare You 2016
Desafio de Junho: Livro Nacional



Autora: Jaqueline de Marco
Origem: Literatura Brasileira
Editora: Draco
ISBN: 978-85-8243-112-2
Publicação: 2015
Páginas: 220
Série: Não
O Que Tem?: Humor, Romance, Melhor Amigo, SP


LinksSkoob - Compre - Site da Editora - Site da Autora
O Obsession Valley agradece à editora Draco, por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

22 COMENTÁRIOS

  1. Oie,
    li este livro faz algum tempo e tb gostei bastante, achei bem divertido :D
    Adorei a resenha. Poxa eu tinha o livro físico para troca no skoob, mas acho que já troquei rs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Nana, sua linda, tudo bem?
    Gente, isso parece que vai dar muita confusão, já estou aqui imaginando os dois armando para separar o casal. Que coisa feia!!! Risos... Gostei de saber que ela irá sofrer as consequências de seus atos e que irá amadurecer, tomara que ela fique junto do Eric no final. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei a capa e o enredo desse livro e adoraria conhecer melhor essa história!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2016/06/resenha-do-filme-como-eu-era-antes-de.html

    ResponderExcluir
  4. Editora Draco e seus livros maravilhosos. <333

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com vontade de ler esse livro desde que vi a sinopse dele no site da Draco. Ainda não tinha lido nenhuma resenha dele e fiquei com mais vontade de ler ainda depois que li a sua.

    Resenha | Fangirl, Rainbow Rowell

    ResponderExcluir
  6. Amo livros assim, já adicionei a minha lista do skoob <3
    Parabéns pela resenha, beijos

    Meu blog: http://blogliterariodois.blogspot.com.br/2016/03/resenha-uniao-de-coracoes.html

    Espero sua visita <3

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha Nana. Assim como você, aprecio bastante chick-lits. Beijo!


    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do blog, já tem nova seguidora! beijosss

    literalizza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nanaaa

    Quanto tempo. Tava com saudade de passar aqui. Mas o final do período fez eu me desorganizar toda!!

    Gente, quanta confusão, hein? Fiquei até meio tonta aqui. Eu já tinha achado a história divertida. Confusa, mas divertida, e quando vc falou que em alguns pontos o livro te lembrou o filme Vestida Para Casar me ganhou. Adoro esse filme e também não gosto da atriz, acho ela a maior nariz em pé! Hahahaha
    Com certeza é uma leitura que eu faria!


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Nana,
    Essa é a terceira resenha que vejo desse e cada vez mais estou com vontade de ler ele.
    Adoro chick-lit então com certeza é para mim. Já está na lista.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse livro, acredita? Nossa!
    Não é o meu estilo favorito, mas para quem gosta de chick-lit com certeza vai adorar.
    http://revelandosentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ai, fiquei toda mole só com a resenha kkk adoro também esses chick-lit da vida, e esse é super do tipo que eu iria amar. Quem eu vai correr pra adicionar nos desejados agora mesmo??

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ooi! Eu super adorei a premissa desse livro. Sempre que vi a capa achei que acabaria não curtindo e nem dava muita bola, mas parece ser bem divertido.
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  14. Pela sinopse consegui prever o final, mas quero muito ler a história e conhecer mais sobre a personagem *_*

    ResponderExcluir
  15. Amei a resenha e já me interessei bastante pelo livro, parece muito legal e divertido.

    http://o-hyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nossa, até eu que não curto muito chick-lit amei o enredo. Se tiver a chance, com certeza o lerei. Já vou adicionar a minha listinha de desejados.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  17. Oi Nana! Adorei o livro e a ação que a Editora está fazendo, acho que vou participar.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  18. Ai nana!!
    eu SUPER amei esse livro nao conseguia parar de ler!
    Eu amo comedia romantica também então <3 e ela ser blogueira é muito divertido
    e esse eric hein? Essa lindeza toda associada a nerdice É DE MATAR QUALQUER UM NANA

    Voc viu como eu era antes de voce - o filme????
    SIm, tambem achei meio furo nao explicar direito o Dignitas masmesmo assim foi divertido... preciso ver GOT pra comparar a Lou do filme com a Dany da série KKK que nada tem a ver uma coma outra né? Só a atriz que as interpreta KK
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Nana, não conhecia o livro e quando comecei a ler a resenha, pensei : Xiii !! Quinze anos ? Não vai rolar, só que ao ler tudo eu amei.
    Sensacional mesmo.
    Vou marcar para lista.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie Nana, adoro chick-lit também! E essa trama parece ser bastante divertida e atrativa, gostei demais da história, provavelmente vou lê-lo!
    beijos,

    Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie, Nana. Fiquei tão feliz com a sua resenha! E mais contente ainda por saber que você gostou da leitura! Vou compartilhar na minha página do face também! <3
    Muito obrigada pelo carinho!
    Sucesso para o blog! Fica com Deus.
    Beijos,
    Jaqueline de Marco
    www.facebook.com/escritorajaquelinedemarco
    www.jaquelinedemarco.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie, Nana. Fiquei tão feliz com a sua resenha! E mais contente ainda por saber que você gostou da leitura! Vou compartilhar na minha página do face também! <3
    Muito obrigada pelo carinho!
    Sucesso para o blog! Fica com Deus.
    Beijos,
    Jaqueline de Marco
    www.facebook.com/escritorajaquelinedemarco
    www.jaquelinedemarco.com.br

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe