Livro: Carry On - Rainbow Rowell

terça-feira, junho 28, 2016

Carry OnSimon Snow é um bruxo que estuda numa escola de magia na Inglaterra. Profecias dizem que ele é o Escolhido. Você pode até estar pensando que já conhece uma história parecida. O que você não sabe é que Simon Snow é o pior escolhido que alguém já escolheu. Poderosíssimo, mas desastroso a ponto de não conseguir controlar sequer sua própria varinha, Simon está tendo um ano difícil na Escola de Magia de Watford. Seu mentor o evita, sua namorada termina com ele e uma entidade sinistra ronda por aí usando seu rosto. Para piorar, seu antagonista e colega de quarto, Baz, está desaparecido, provavelmente maquinando algum plano insano a fim de derrotá-lo. Carry On é uma história de fantasma, de amor e de mistério. Tem todos os beijos e diálogos que se pode esperar de uma história de Rainbow Rowell, mas com muito, muito mais monstros.

Apesar dos leitores conhecerem Simon Snow e outros personagens durante a leitura de Fangirl, não é necessário lê-lo antes de Carry On. Na verdade, creio que se você optar ler Fangirl depois, bem capaz de se tornar uma experiência divertida, por causa da fanfic da Cathy. Leia Carry On, de forma despretensiosa em todos os aspectos, de mente aberta e livre de qualquer preconceito. #loveislove

Na primeira fantasia de Rainbow Rowell, conhecemos o órfão Simon Snow. Seu mentor - o Mago - anda distante e ele precisa voltar à Escola de Magia Watford sozinho. Simon preferia permanecer na escola, do que ficar em algum orfanato - com Normais - durante as férias, mas o Mago não permitia. Em Watford, era onde colecionava histórias e era onde estava sua melhor amiga Penélope. Eles estão numa missão para combater uma figura misteriosa chamada Insípidum, que por algum motivo tem as feições de Simon. Muitos acham que Simon pode derrotá-lo, que ele é O Escolhido, afinal ele já matara um dragão.

Retornando à Watford, o Insípidum deixa de ser a única preocupação de Simon. Seu companheiro de quarto e inimigo declarado, Baz, ainda não compareceu a nenhuma das aulas. Simon tem certeza de que ele está tramando alguma coisa. Ainda mais, depois de ter descoberto que Baz é um vampiro. Vampiros não são bem vindos em Watford e essa carta na manga, faz com que a relação entre eles, não seja muito amigável. Simon não pode dedurar sem comprovar. Porém, antes que ela possa, O Véu se abre permitindo que as almas se comuniquem com entes queridos e Simon recebe a visita da falecida mãe de Baz. Recado dado, e mesmo com diferenças, eles se unem à Penélope para descobrir toda verdade sobre a morte dela.

"A maioria dos bruxos sabe quem eu sou. A maioria deles sabia que eu
estava vindo antes que eu mesmo soubesse; há uma profecia a meu respeito
– algumas, na verdade –, sobre um mago superpoderoso que vai aparecer e
arrumar tudo." - pág: 37.

Apesar do início morninho, Carry On nos trás uma narrativa movimentada pelo suspense, algumas cenas de ação - até contra um dragão - e certa curiosidade pela forma como a autora irá retratar os seres fantasiosos. Em grande parte, os bruxos são o atrativo do enredo, com feitiços engraçados usando partes de cantigas, ditos populares ou músicas. Vampiros e fadas, também estão em destaque, mas poucos personagens se mostram confiáveis. A falta de confiança se dá pelo fato de boa parte ser contra o Mago e por Simon sempre estar disposto a defendê-lo, afinal ele é seu mentor e a figura que ele tem mais próxima de um pai. O Mago é um personagem bem estranho que conhecemos mais por descrições e opiniões de outros personagens. De todo, não é uma ideia ruim, já que o leitor facilmente saberá de que lado ficar. Suas mínimas interações são com Simon e por vezes, isso fez com que eu desconfiasse se ele era real mesmo. 

Os personagens são bem construídos. Claro que o trio que se forma para a investigação da morte da mãe de Baz, apresenta as melhores cenas e diálogos. O Simon é até um protagonista bacana com um certo toque de inocência. Ele tem problemas para lidar com a grande quantidade de magia, com relacionamentos e é obcecado por comida [lindamente me representa - pena que eu não tenho magia]. Sua amizade com Baz transpira confronto, até eles trabalharem juntos e o sentimento muda. O relacionamento deles se molda de uma forma adorável, com preocupação de cuidar um do outro, sem ser estranho ou forçado. Um deles, já tem consciência de sua opção sexual, sabe o que quer e seus sentimentos. O cintilar dos meus olhos e os meus sorrisos, nos momentos Simon e Baz, foram os mesmos despertados lendo Nicholas Sparks. Mas, graças que não teve desgraça...

"Vou morrer beijando Simon Snow…
Simon Snow vai morrer me beijando." - pág: 297

Como sempre, a escrita de Rainbow é deliciosamente agradável, de diálogos longos e toques cômicos. Alguns dos personagens se intercalam na narrativa, um deles deixa migalhas para um mistério sobre o passado de Simon. Me agradou em partes. O leitor sabe de tudo, mas o personagem SIMON, não. Não sei definir, ainda, se é pena dele ou raiva pela falta de informação a ele. Como leitora, acredito que Simon merecia saber mais sobre quem realmente era aquele em que ele depositava boa parte de sua confiança. Ele merecia saber coisas de seu passado e outras coisas. Há brechas para um segundo livro - que PLMDDS TEM QUE TER :O - o que era de se esperar. E particularmente, gostei mais das narrativas do Baz, o personagem é bem carismático. A espevitada Penélope também se destaca, e claro, ela lembra bastante a Hermione. Creio que não é necessário frisar que se você curte Harry Potter, deveria dar uma chance a Carry On. E se você não curte, também...ué.

A edição lida não era a final, mas gostei bastante do que vi. A editora faz um trabalho ótimo com os livros da autora, sempre tentando manter o mais próximo o possível dos originais. O trabalho com a tradução dos feitiços, é ótimo. E ainda há epílogo para tentar seguir em frente como Simon Snow, depois de tantos feels.

Autora: Rainbow Rowell
Título Original: Carry On
Origem: Literatura Americana
Editora: Novo Século
Tradução: Marcia Men
ISBN: 9788542808247
Publicação: 2016
Páginas: 480
Série: ???
O Que Tem?: Romance LGBT, Inglaterra, Escola de Magia


LinksSkoob - Compre - Site da Editora - Site da Autora
O Obsession Valley agradece à editora Novo Século, por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

27 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Nana.
    Puxa, esses livros de magia não despertam muito minha curiosidade. :(
    Mas já vi resenhas muitos positivas sobe essa autora e tenho que dar uma chance pra ela.
    No caso dessa obra, achei legal o protagonista ser um escolhido diferente, do tipo que não sabe fazer bem as coisas.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da premissa, realmente lembra um velho conhecido kk, mas é diferente pelo que você descreveu, gostei também do romance, é moderno e diferente dos livros em geral de hoje em dia.
    bjoss
    www.gizahcastro.com

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    não conhecia o livro, mas achei bem interessante.
    Mesmo não sendo meu estilo favorito de leitura.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu já queria ler esse livro antes, pois já li um livro da Rainbow e amei, mas saber que é um ótimo livro pra potterheads me fez ficar mais curiosa ainda!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. ooooi, tudo bem?
    Tenho que dizer que já havia visto imagens do livro por aí e não havia me chamado a atenção.
    A resenha mudou completamente meu pensamento e a premissa me interessou. Fiquei com vontade de conhecer a obra.

    PROMOÇÃO DOIS ANOS DO BLOG BIO-LIVROS

    ResponderExcluir
  6. Aí está um autor que eu gostaria de ler todos os livros, sabia? Não conhecia esse, mas já entrou para a lista. =O

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha adoro livros de magia, eu não conhecia e adorei, estou precisando tirar um tempo para ler...Lindona você já fez o cadastro do blog em feedhi? Não vi seu blog por la..Bjuss
    www.feedhi.com

    ResponderExcluir
  8. Fiquei MUITOOOOOOOOOOOO curiosa com essa história. Só pelo jeito que você apresentou os meninos já senti aquela onda de ternura sabe?!?!? Sou professora de meninos, adoro eles então... já estou aqui... ownnnn #QueroLer


    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi Nana! Gamei neste livro. No começo pensei que seria mais do mesmo, mas a autora soube me surpreender. O Baz foi meu personagem favorito.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi! Adoro esse estilo de livro. Pela resenha parece ser muito bom, estou curiosa para ler.
    Já estou te seguindo, poderia retribuir seguindo o meu?
    Beijos
    http://palavrass-ao-vento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha Nana. Parece ser um livro bem carismático. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia esse livro, mas achei o enredo muuuito interessante e gostaria de ler sim!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Descobri que esse livro já estava aqui no Brasil quando entrei em uma livraria essa semana, fiquei encantada com a capa, mas não imaginava que era uma fantasia, não sou fã desse genero, mas fiquei curiosa com a sua resenha! Quem sabe eu não me arrisco?

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Nana, sua linda, tudo bem?
    Eu quero!!! Eu quero!!! Sou mega fã de Harry Potter, então, tenho certeza de que irei gostar desse livro. O que chamou minha atenção, além desse mago que é super suspeito, é a parte cômica do enredo, é tão bom quando nos divertimos em uma leitura. Você me fisgou, dona Nana, não vejo a hora de ler!!!! Adorei sua resenha!!! OBS: super, mega criativo, lançar o livro que a personagem do outro livro escreveu, a autora arrasou.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Nana,
    eu comprei Fangirl tem tempos e ainda não li, acredita ?
    Mas me interessei pelos dois agora rsrsrs.
    É tanto livro, pouco tempo...enfim.
    Adorei saber que ele é um escolhido, mas diferente do comum.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  16. Só a Rainbow mesmo pra criar um livro E outro livro dentro desse livro! Hahaha. Eu amei Fangirl, amei aquela sensação nostálgica de escrever fanfics, e não há duvidas de que vou amar Carry on também! Sua resenha ficou ótima <3

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Nana! Gosto tanto da escrita da Rainbow! Tenho "Fangirl" aqui, mas ainda não li. Mesmo não sendo necessário, quero ler antes de ler "Carry on". Antes de ler sua resenha eu não sabia que era uma fantasia... Fiquei muito curiosa, porque não conheço esse lado do trabalho da autora.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  18. Oi Nana,
    Da autora só li Eleanor e Park mesmo.
    Esse é um livro que vi mas não tinha parado lara prestar atenção na sinopse e uau preciso ler ele.
    Vou colocar junto com Fangirl que já estava na lista.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Nana!
    É a segunda resenha que leio deste livro hoje e fiquei tão curiosa para conhecê-lo melhor...
    Nem li nada da autora, então poderia começar por esse, né?
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. MINHA NOSSA! Eu fiquei ah adoro Rainbow Rowell daí eu comecei a ler a resenha e li Simon Snow e passei mal! Quero ler urgentemente! Eu achava super legal as partes em Fangirl <3
    Citei se blog em um post no meu blog! <3

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  21. Oie! Tudo bem? Estou de olho nesse livro e para falar a verdade de todos da autora, ouvi falar muito bem dela, espero em algum momento conseguir ler e ter todos!
    Bjss, comenta por favor, ajudaria muito ^^ http://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/07/titulo-freier-fall-ano-producao-2013.html

    ResponderExcluir
  22. NÃO ACREDITO NANA hahahah
    Eu li Simon Snow e sabia que conhecia de algum lugar e VOILÁ! Fangirl que foi tão divertido HEHEHEHE
    Fiquei curiosa - porque apesar de ter trecho da fanfic no Fangirl, não tem tudo né? E já quero ler HEHEHE #nicholasparkssemdesgraça foi boa KKK
    amei

    ai Nana agora comprei um kindle, to baixando todas as amostras gratis possiveis e livros gratuitos possiveis lá KKK é muito bom né?

    verdade, tomara que assista como eu era antes de voce logo = to pra assistir GOT, to nos 60% de tormenta de espadas ainda rsrss
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  23. Estou muito curiosa por este livro e não vejo a hora de conseguir comprá-lo..

    ResponderExcluir
  24. Oi Nana!
    Eu preciso ler algo da Rainbow Rowell. Sério. Não me lembro de ter ouvido alguém falar mal dos livros dela hahaha Ainda não consegui ler nenhum, mas quando eu for fazer, provavelmente comece por Anexos :DD e então Eleanor e Park <33

    Beijinhos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obs.: Faz pouco tempo que descobri que "Carry on" na verdade não era continuação de Fangirl. Pra mim era (não sei por qual motivo). Seria um livro dentro de um livro, né? hihi Achei genial a ideia da autora <333

      Excluir
  25. Oi, Nana.
    Já comentei acima, inclusive fui o primeiro haha.
    Voltando pra agradecer o comentário e dizer que tem novidade no blog.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  26. Oi Nana, tudo bem?
    Achei bem interessante a premissa do livro!
    Parece uma história divertida e envolvente. Gostei da dica. :)
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe