Livro: Sereia de Vidro - Marcelo Antinori

segunda-feira, maio 16, 2016

Sereia de vidroUm escritor frustrado sofrendo de bloqueio criativo resolve, por indicação de alguns amigos, fazer uma leitura de Tarô num convento em São Paulo. As cartas, mais do que meros símbolos, passam a indicar caminhos e personagens que ele até então desconhece. Movido por uma curiosidade insaciável, e genro de um poderoso empresário paulista, ele embrenha-se num universo novo e desconhecido, tendo o centro de São Paulo e seus locais pitorescos como pano de fundo. Através de um texto ágil e preciso, ele logo vê-se envolvido numa teia de acontecimentos inusitados na companhia de uma mulher linda e misteriosa que o leva ao crime organizado, a corrupção e as mais altas esferas do poder. Sereia de Vidro é o primeiro volume da Coleção Sereia de Vidro, escrito com maestria por Marcelo Antinori. Sereia de Vidro é o título escolhido para lançar os novos selos da editora Bússola nos formatos impresso e digital.

A narrativa do nosso protagonista misterioso, não sabemos seu nome, se inicia em um convento onde Madre Cristina, está lendo sua vida nas cartas de tarô. Isso mesmo. Algumas coisas ele não dá confiança mas, ao deixar o local, ele se depara com vários símbolos de que alguma maneira se ligam à consulta. Como por exemplo, conhecer Ana Pérsia (A Dama de Paus).

Ana Pérsia é uma mulher misteriosa. Seu envolvimento com nosso protagonista, vira a vida dele do avesso. Apesar dele ser casado, eles mantêm um caso por um tempo, até que ela some e tudo indica que está em perigo. Aos poucos descobrimos sobre o passado de Ana e o envolvimento com criminosos e atos corruptos. Antes, ele era apenas um escritor lidando com processo criativo e o trabalho na construtora do sogro; agora, se via numa busca perigosa e que lhe trás à tona um segredo de família.

O nosso protagonista pode ser considerado herói de início, mas no momento que conheci mais sobre ele, passei a considerá-lo anti-herói. Não só pelo fato dele trair a esposa e ficar tudo meio natural; mas, pelas suas decisões nas páginas finais, me fez refletir se nos próximos livros, a ganância, poderia corroê-lo. Enfim, algo a esperar porque fiquei bem curiosa com as próximas enrascadas.

"- Os segredos que você e ela guardam não me interessam. As cartas já me disseram que você nunca foi homem de luta, mas lembre-se que nem toda luta se vence através da força." - pág: 30.

Em suas setenta páginas, o autor expõe questões atuais num cenário até irônico que te dá aquela espetadinha, em cada parágrafo, como se quisesse dizer: "É ficção, mas não duvide.". Bem explorado e com suspense predominando no enredo, Sereia de Vidro é uma ótima pedida para quem tem o hábito da leitura e quem não tem. Sua forma é estilo pocket/de bolso, e mesmo com uma quantidade de páginas pequena, tudo é bem trabalho e vamos dizer, boa parte amarrada pois, há continuações e um pouco de curiosidade não mata ninguém, né?

Diagramação simples, sem erros e nem ocupa espaço na sua bolsa, Sereia de Vidro é uma ótima pedida e não há desculpa, para não dar uma chance. Assim como as cartas do tarô se explicam no decorrer da leitura; o nome do livro, também. Minha única ressalva, fica para o final que esperei explicação, nem que fosse o mínimo, por parte da Ana Pérsia.

Ah! De início me lembrei de um filme com Liam Neeson, chamado Terceira Pessoa, onde o personagem também é escritor e está com bloqueio. Porém, creio que não terá o mesmo rumo, apesar do que ele diz sobre o personagem Coutinho na última página. Sem spoilers aqui.

Autor: Marcelo Antinori
Origem: Literatura Brasileira
Editora: Bússola / Bússola Pocket
ISBN: 9788562969416
Publicação: 2015
Páginas: 72
Série: Sim - Coleção Sereia de Vidro
#1: Sereia de Vidro
#2: Os Crimes do Dançarino da Sé
#3: Mistério da Festa da Padroeira
O Que Tem?: São Paulo, Suspense, Corrupção

O Obsession Valley agradece ao autor Marcelo Antinori, por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

22 COMENTÁRIOS

  1. Oie,
    não conhecia o livro, mas parece ser bom.
    Vai para a lista de desejados

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já li a obra gostei muito. O autor deu um bom desenvolvimento, apesar do número diminuto de páginas. Aliás, essa pegada seguirá nos próximos exemplares.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  3. oi, oi.

    o livro parecer ser ótimo e cheio de mistério, o que é melhor ainda pra quem curte o gênero. não é o meu preferido, mas ando lendo livros com muito drama e mistério... até agora to gostando. sou do time romances, sabe? quando pego algo diferente pra ler, dá um choque cultural. hahaha.

    anotei o nome do livro aqui. vou comprar pq achei bem interessante.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  4. Você também tinha flogvip? Que demais hahaha *-* Ainda atualiza lá?

    Eita, parece ser um ótimo livro. Gostei dessa parte "...mas lembre-se que nem toda luta se vence através da força" realmente!


    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nana!
    Já li esse livro também. O autor realmente conseguiu deixar tudo amarradinho e desenvolver bem a trama, mesmo numa quantidade pequena de páginas.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  6. Oi Nana!

    Não li o livro, mas adoro protagonistas anti-heróis, acho que eles tem muito mais para serem explorados! E se é uma leitura rápida com poucos páginas dá pra ler rapidinho!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oie Nana =)

    Não conhecia o livro, mas tanto pela premissa e depois de ler a sua resenha fiquei bastante curiosa. Parece ser uma daquelas narrativas curtinhas, mas que é bem trabalhada. Dica anotada!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Ei, moça! Tudo bem contigo?

    Ótima resenha! Já vi esse livro em outro blog há muito, só que o blogueiro estava apenas divulgando a capa e sinopse. Essa é a primeira vez que leio comentários a respeito dele e curti bastante, embora tenha ficado com asco da cara do protagonista por trair a mulher. Feio isso, hein?

    De qualquer forma, achei a premissa bastante original e instigante. O tamanho de bolso e a quantidade de páginas também são bem atraentes!

    Um beijo,
    Blog Doce Sabor dos Livros | Página no Facebook | Twitter |
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Dá um medo desses obras com vai e vem né? Vou confiar que o escritor acertou a mão e procurar pela obra. Mas se o visse em uma livraria, não compraria de jeito nenhum. Hehehehe

    Vou aproveitar sua dica. Quem sabe! Valeu.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  10. Oi Nana, tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas só o nome e a sinopse já despertaram minha curiosidade. Sou escritora e vivo com esses bloqueios, imagina se as cartas me dizem que caminho seguir? :P
    Legal saber que o autor consegue sustentar uma tensão enquanto desenvolve os personagens, protagonista anti-herói é sempre o meu favorito de ler, porque tem tanto de personalidade pra ser destrinchada!
    Adorei a indicação. Sua resenha ficou ótima.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parece ser um livro bem leve e de rápida leitura. Não conhecia. A capa não é lá muito tentadora, mas a história parece ser bem interessante :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, Nana.
    Tenho muita vontade de ler esse livro. Apesar de não saber se iria gostar do formato do livro, prefiro livros grandes com muitas páginas, essa é uma história que me interessa. E o protagonista ser diferente só aumenta a minha curiosidade.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi Nana! Achei o livro interessante e eu adoraria ler. E fiquei surpresa pela quantidade de páginas.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi oi!! Poxa que pena que não tem mais flogvip :(
    Eu volte e meia ainda atualizo lá haha!

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu não conhecia o livro, mas achei o enredo muuuuito interessante! Adoraria ler essa história sim.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Nana.
    Não conhecia o livro, nem o autor, e me interessei muito pela obra.
    Puxa, eu sinceramente prefiro livros não muito grandes e esse tem poucas páginas, o que não prejudica a qualidade do livro.
    Eu gosto demais de suspense, mistério.
    Então pra mim esse livro é um prato cheio.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  17. Oi,

    Não conhecia o livro, mas ameeei.

    Abraços...

    blogmichaelvasconcelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei! Deu até vontade de ler o livro!

    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ooi! Achei interessante a premissa do livro, apesar de não ter ficado curiosona para ler.
    Beijos
    Estilhaçando Livros
    Conheça o novo Cantar em Verso

    ResponderExcluir
  20. Oi Nana!
    Provavelmente se visse esse livro ia passar batido! A capa não me chamou a atenção, mas sua resenha sim. Que surpresa boa!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro, nem o autor. Sinceramente não me atraiu não, por não ser meu estilo, mas já que é tão pequenininho, acho que não faria mal nenhum dar uma lida, se tiver a chance!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  22. Nana, obrigado pela resenha. Obrigado também pelos comentarios de todas vocês. A ideia é a de fazer literatura de qualidade com estórias breves e sem enrolação. Temos tantas opções de leitura que prefiro ir direto ao tema. Contar a estória e seguir adiante. Já publicamos três e os personagens vão ficando ainda mais interessantes.

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe