Livro: Boneca de Ossos - Holly Black

domingo, maio 29, 2016

Boneca de OssosPoppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo... Mas, de repente, Poppy conta para os amigos que começou a ter sonhos com a Rainha – e também com o fantasma de uma menininha que não conseguirá descansar enquanto a boneca de ossos não for enterrada no seu túmulo vazio. Então, Poppy, Zach e Alice partem para uma última aventura a fim de ajudar o fantasma da Rainha a encontrar o seu descanso eterno. Mas nada acontece do jeito que eles planejaram... A missão se transforma em uma jornada de arrepiar. Será que a boneca é apenas uma boneca ou existe algo mais sinistro por trás desses fatos? Poppy está mesmo dizendo a verdade ou tudo isso não passa de um truque para que voltem a brincar juntos? Se existe mesmo um fantasma, o que vai ser das crianças agora que elas estão nas suas mãos?

Essa trama alucinante conta, casualmente, a história de Poppy, Zach e Alice, três pré adolescentes que eram melhores amigos. Poppy é uma menina super criativa de doze anos no meio de uma família louca. Seus pais não eram nada presentes e seus irmãos, os encrenqueiros da cidade. Zachary, um menino também com doze anos, viveu somente com a mãe por muitos anos enquanto seu pai decidiu deixar a família em busca do seu próprio futuro e sonhos, e agora, Zach tem que conviver com um pai frustrado, que voltou sem conseguir o que queria e que mesmo parecendo arrependido, não conseguia fazer mais do que atrapalhar a única coisa de que Zach gostava: brincar de faz de conta com suas amigas. Alice, uma atriz da mesma idade de seus amigos e recentemente órfã, era superprotegida pela avó e por isso, não tinha liberdade para brincar com os amigos.

Bom, essa parece ser mais uma história sobre amizade bem parecida com todas as outras. Parece uma história normal. Porém, essa história não tem nada de normal. Aos doze anos, os três se encontravam sempre que podiam para brincar de faz de conta. Cada um deles assumia uma personalidade durante a inocente brincadeira que era regida pela Grande Rainha, uma linda boneca feita de porcelana de ossos. Zach era William, um pirata que por uma maldição lançada pela Grande Rainha ,não lembrava de seu passado e tinha o sonho de descobrir quem era seu pai. Por isso, William sempre era enviado em missões em nome da rainha. Alice era Lady Jaye, uma ladra e aventureira que era visivelmente desequilibrada psicologicamente e Poppy era sempre a vilã de todas as histórias e também quem as criava. Era ela quem inventava as ordens da Rainha e suas maldições, e as aventuras que ocorriam durante a história.

“Ele se perguntava se crescer era descobrir que a maioria das histórias não passavam de mentiras.”

A única coisa que a mãe de Poppy parecia se interessar, era uma boneca que mantinha na cristaleira. Ela havia comprado a boneca e dizia que,\com toda certeza,\ela seria algo raro e um dia valeria muito dinheiro. O pai de Zach não achava bom que seu filho brincasse de faz de conta usando bonecos acompanhado de duas meninas. Ele queria mesmo é que o filho se dedicasse integralmente ao basquete. Um dia, enquanto Zach não estava em casa, ele simplesmente jogou seus tão preciosos bonecos fora e isso foi um ato que não podia ser perdoado pelo filho. Com isso, Zach tem que parar de brincar e decide não contar às meninas o motivo pra tal ato.

Um tempo mais tarde, Poppy tira a Rainha da cristaleira, onde era guardada, lugar que era chamado de A Grande Torre. Durante as brincadeiras, a boneca era a única coisa capaz de encrencá-la, mas ela precisava fazer algo para que Zach retornasse à brincadeira. Poppy só não esperava que isso fosse trazer outros problemas. Problemas mais sérios que uma bronca da mãe. A menina começa a receber visitas do espírito de Eleanor, o fantasma de uma menina que dizia que seu espírito estava preso à boneca.

"Em seguida aconteceu a tragédia. A filha de Lukas Kerchnner desapareceu no começo do outono de 1895. Rapidamente a compaixão transformou-se em terror, quando sangue e cabelos foram descobertos em seu escritório na fábrica, em um avental de couro que pertencia a ele."

Aos poucos Eleanor contava sua história à Poppy e então, a menina decidiu que era a hora de ajudá-la. Ela e seus amigos precisavam encontrar o túmulo vazio da menina fantasma e a enterrar onde seu corpo deveria estar. A partir desse momento a vida deles estava entregue ao acaso. Aventuras inimagináveis os aguardavam; coisas que nem pela brincadeira mais planejada, poderiam ser imaginadas. 

” Ela não descansará até a gente enterra-la. E não vai nos deixar descansar também. Ela prometeu nos atormentar se não ajudarmos.”

Confesso que me decepcionei com esta leitura. Talvez por culpa minha, afinal, me deixei levar completamente pelas críticas e pelos prêmios dados ao livro. Gostei do modo de escrever da autora Holly Black. Não é a toa que é a autora best seller do The New York Times. Mas, a história em si não me cativou. Quando você lê uma crítica como: "Ninguém é mais assustador do que Holly Black. Boneca de Ossos vai fazer você dormir com a luz acesa.", você passa a esperar que o livro te dê arrepios. Principalmente quando essa crítica vem de Jeff Kinney, o autor da série Diário de um Banana, o cara é só o autor de um fenômeno infanto-juvenil.

Não sei bem se, sou eu que estou muito destemida, mas acho que Boneca de Ossos não é tão assustador assim. Poxa, eu tava esperando uma coisa mais do tipo Coraline. É um livro legal e bem escrito, mas podia ser melhor. Tenho certeza que com doze anos, eu não teria achado a história assustadora também. Mas diria, como digo agora, que é uma boa aventura.

"Ele era o capitão de um navio de verdade, um navio de verdade realmente chamado Pérola. Era quase mágico demais para aguentar, mas pela primeira vez ele não questionou. Jogou a cabeça para trás e sorriu para o azul do céu."

O que eu gostei neste livro foi o modo detalhado em que a história foi escrita, por isso eu pude conhecer parte de East Liverpool sem sair de casa. E o que me chamou atenção é que a autora não deixa de citar minhas sagas favoritas durante o desenrolar da história.

Em uma parte que eu raramente leio - Os Agradecimentos - fiquei sabendo que este tipo de cerâmica realmente existiu - com ossos de gado, é claro - e achei isso bem legal e meio sinistro. Contudo, mesmo gostando dessas coisas, não foi o bastante para compensar minha decepção.

P.S.: Quando for comprar uma boneca antiga, procure saber da história. Vai que você arranja um fantasma.


Autora: Holly Black
Título Original: Doll Bones
Origem: Literatura Americana
Editora: Novo Conceito - #irado
Tradução: Bárbara Menezes
ISBN: 9788581633916
Publicação: 2014
Páginas: 221
Série: Não
O Que Tem?: Aventura, Mistério, Juvenil

O Obsession Valley agradece à editora Novo Conceito, por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

13 COMENTÁRIOS

  1. Oi! Eu gostei deste livro e gostaria de que tivesse uma continuação, embora não tenha sido tão assustador quanto parecia ser, ainda assim a história seguiu de uma forma agradável.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Olá, ainda não tinha visto o layout novo. Gostei bastante.
    Quanto a resenha, adorei, muito bem escrita. No entanto a faixa etária dos personagens é algo que me limita um pouco ao pensar em ler este livro.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  3. Uma pena não ter gostado do livro, ne? Eu ainda não li, mas o título chama muito a atenção!!

    Colecionadores de Livros

    ResponderExcluir
  4. Confesso que ainda não li "Boneca de ossos", mas li tantas criticas positivas que adquirir o ebook e tinha muita expectativa... Mas nada como uma resenha atrás da outra néh!!! Quando for a esse pote já não vou mais com aquela sede!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    li este livro faz algum tempo, achei legal, mas não foi um livro que me prendeu na leitura

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Victoria...
    Menina fiquei com medo de pensar nessa boneca hahah.
    Mas não é o tipo de leitura que me atrai, e o fato de você não ter morrido de amores ganhou pontos para não ser algo que leria agora.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Victória!
    Acho que é a capa que engana. Que nos faz achar que o livro vai ser mais assustador do que de fato é (para mim ela lembra o estilo do Tim Burton, coisa que adoro, rsrs).
    Que pena que vc se decepcionou.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Sempre fiquei curiosa com o livro pq gosto muito de livros com essa pitada de terror, uma pena nao ter gostado, mas ainda assim estou curiosa pela leitura hahaha
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Eu ja li outro livro da autora e gostei.
    Preciso ler esse para ver o que acho, mas confesso que não sou tão fã de histórias desse genero.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Victoria, entendo um pouco da sua decepção, o livro não é mesmo terrivelmente assustador como foi vendido (principalmente porque acho que o público alvo é mais novo do que a gente também). Mas gostei muito da história e de como foi conduzida, acho a Holly incrivelmente talentosa!

    Beeijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Victoria,

    Lembro que quando esse livro foi lançado todo mundo só comentava isso, que era um livro de terror e tal, dai as primeiras resenhas saíram e muita gente ficou decepcionada. Acabou que eu tinha o livro, mas troquei, perdi o interesse em ler. Bom saber que não perdi muita coisa.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu conheço Holly Black, já li uma série de livros dela de fadas e é lindo!! Adorei a dica!
    bjoss
    www.gizahcastro.com

    ResponderExcluir
  13. Tenho interesse nesse livro desde o lançamento, mas vi uma outra resenha que dizia o mesmo que você: não é tão assustador assim.
    De qualquer forma, ando numa "vibe" de me assustar por pouca coisa (como um telefone tocando), então acredito que eu levaria alguns bons sustos.
    Ah, tenho algumas bonecas de porcelana que ficavam no meu quarto há alguns anos. Fiquei com medo delas e hoje elas "dormem" num quarto de visitas - bem longe do meu haha
    Essas histórias de bonecas assombradas me deixaram meio paranoica.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe