Livro: Pequenas Grandes Mentiras - Liane Moriarty

quinta-feira, abril 28, 2016

Pequenas Grandes MentirasPequenas grandes mentiras conta a história de três mulheres, cada uma delas diante de uma encruzilhada. Madeline é forte e decidida. No segundo casamento, está muito chateada porque a filha do primeiro relacionamento quer morar com o pai e a jovem madrasta. Não bastasse isso, Skye, a filha do ex-marido com a nova mulher, está matriculada no mesmo jardim de infância da caçula de Madeline. Celeste, mãe dos gêmeos Max e Josh, é uma mulher invejável. É magra, rica e bonita, e seu casamento com Perry parece perfeito demais para ser verdade. Celeste e Madeleine ficam amigas de Jane, a jovem mãe solteira que se mudou para a cidade com o filho, Ziggy, fruto de uma noite malsucedida. Quando Ziggy é acusado de bullying, as opiniões dos pais se dividem. As tensões nos pequenos grupos de mães vão aumentando até o fatídico dia em que alguém cai da varanda da escola e morre. Pais e professores têm impressões frequentemente contraditórias e a verdade fica difícil de ser alcançada. Ao colocar em cena ex-maridos e segundas esposas, mãe e filhas, violência e escândalos familiares, Liane Moriarty escreveu um livro viciante, inteligente e bem-humorado, com observações perspicazes sobre a natureza humana.

"Ai, calamidade!"

Era para ser só uma festa de confraternização dos pais da Escola Pública de Pirriwee. Uma noite divertida, onde aconteceria um concurso de perguntas. As mães iriam fantasiadas de Audrey Hepburn e os pais de Elvis Presley. No momento em que alguém cai da varanda da escola e morre, todos presentes acabam encurralados e prestam seus depoimentos. Então, Liane Moriarty nos leva seis meses antes do acontecimento, onde conhecemos alguns dos personagens importantes, que estavam presente naquela noite e o que pode ter levado ao homicídio.

Primeiro conhecemos a mãe de quarenta anos Madeline Mackenzie que está tentando lidar com a preferência da filha mais velha pelo pai - ex marido - e a nova mulher dele. Isso a deixa enfurecida, em vista que Maddie nem suporta Bonnie, a atual esposa de Nathan. É uma verdadeira madame, apesar do ódio contra a família do ex, tem um bom coração. À caminho para a orientação de jardim de infância, da filha com o atual marido Ed, ela conhece Jane, que está se mudando para a região e também, inscreveu o filho em Pirriwee.

Jane Chapman é uma mãe solteira de vinte quatro anos. Ela e seu filho Ziggy estão se mudando para a ficcional Pirriwee, que é uma península próxima de Sidney - Austrália, com clima praiano e preenchida por gente da alta classe. Está tentando se afastar do apoio dos pais e cuidar de Ziggy de forma independente. É claro que Jane se sente um peixe fora d'água na maioria das vezes. Apesar de ter sido bem recebida por Madeline e sua amiga Celeste, a jovem precisa enfrentar problemas com Renata, uma das mães que parece dominar a escola, e acusa Ziggy de bullying e atacar sua filha Amabella. Renata consegue que boa parte das mães se virem contra Jane, menos Maddie e Celeste.

Celeste Wright é mãe dos gêmeos endiabrados - assim definidos por Madeline - e exala classe e riqueza por onde passa. Sempre dando bons presentes e o que dizem, possui um casamento perfeito. Mas, seu marido Perry não costuma ter um bom humor, se é que você me entende....Uma relação conturbada e até perigosa, atrás das paredes, da bela casa.

"...o que as fãs de Perry achariam se o vissem fazendo as coisas que ele fazia?"

Além de conhecermos sobre a vida de ambas e a conexão que cresce entre elas, a narrativa se divide com depoimentos de outros pais que estavam na noite concurso. É o que movimenta ainda mais o enredo e deixa a leitura atrativa e até divertida pelos comentários de alguns pais. Por exemplo, eles chegam a culpar o clube de leitura erótica, da Madeline, por uns acontecimentos. Muitos desses depoimentos definem a personalidade - como falsianes/invejosas - e as suspeitas aumentam. Não só sobre a morte mas: "Será que Ziggy atacou a filha de Renata? " ou " A garota está mentindo?".

Outro mistério que ronda o enredo é sobre o pai de Ziggy. De início, não fica claro que aquilo será explorado pois, Jane resume que o garoto é fruto de uma noite. Digo que foi fácil de acreditar. Mas, a autora retorna ao assunto explorando os medos da personagem e os traumas, que estão presente na personalidade dela, como mascar chiclete. É sério! Porém, lá pra metade da leitura, eu já havia descoberto quem era o pai dele. A autora pregou umas peças, tentando enganar, mas fui com minha escolha até o fim. E me impressionou por ser tudo conectado, com a morte e o bullying na escola.

Liane tem uma escrita fácil e deliciosa. É clichê dizer isso, atualmente, mas quero ler até a lista de supermercados dela. Minha vontade era largar Pequenas Grandes Mentiras, somente quando descobrisse tudo. Porém, não queria que acabasse tão cedo, queria aproveitar mais dos personagens, as pérolas da Madeline e as tretas na escola. Aliás, aquele "Ai, calamidade", lá de cima é a catchphrase de Madeline.

""Não preciso de novas amigas", dissera Jane à mãe.
"Precisa, sim. Você precisa fazer amizade com outras mães", respondera a mãe. "Vocês se apoiam! E se entendem.""

Pequenas Grandes Mentiras, mostra o lado grandioso, problemático e questionador de suas protagonistas femininas que precisam se reerguer, transformar e se libertarem. Ainda presas em situações passadas ou conformadas da maneira que vivem, seguem unidas e capazes de proteger uma a outra. Em um enredo afiado e cheio de mentiras presentes no dia-a-dia de seus personagens. Inventada, escondida ou acobertada, a pequena e grandiosa mentira, está lá.

E como tinha postado na coluna Não! Vão estragar o Livro, o livro será adaptado como série pela HBO. No livro, a trama se passa próxima à Austrália, mas as gravações estão acontecendo em Los Angeles, EUA. De acordo com IMDB são sete episódios e deve estrear em 2017. Será dirigida por Jean-Marc Vallée (de Clube de Compras Dallas) e a produção conta com as atrizes Reese Witherspoon e Nicole Kidman. Confiram o elenco principal:

    
                        REESE WITHERSPOON        NICOLE KIDMAN          SHAILENE WOODLEY
                                MADELINE                         CELESTE                          JANE

     
                                                ADAM SCOTT         ALEXANDER SKARSGARD   
                                                         ED                               PERRY             

              photo kathryn.png
                                     JAMES TUPPER        ZOE KRAVITZ              KATHRYN NEWTON
                                          NATHAN                   BONNIE                          ABIGAIL

    
                                LAURA DERN                IVY GEORGE            IAIN ARMITAGE
                                      RENATA                   AMABELLA                     ZIGGY

Quando atualizar a coluna de adaptações, posto algumas fotos das filmagens.
Tão bom ver o Alex participando desse elenco, mesmo sendo o creepy do Perry. 
Tenho um carinho enorme por ele; um dos meus atores favoritos.

Autora: Liane Moriarty
Título Original: Big Little Lies
Origem: Literatura Australiana
Editora: Intrínseca
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
ISBN: 9788580576795
Publicação: 2015
Páginas: 400
Série: Não
O Que Tem?: Mistério, Conflito Familiar e Escolar

You Might Also Like

30 COMENTÁRIOS

  1. Por pouco eu não comprei esse livro! Eu quero muito ler e não sei quando será possível, para variar! kkkkk
    Eu fiquei curiosa aqui: "No momento em que alguém cai da varanda da escola e morre". kkkkk Coisa corriqueira, acontece sempre. :P Gostei muito da história. E Nicoleeeeeee <33333

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  2. Oii Nana!!
    Mentira que Pequenas Grandes Mentiras vai virar série?! Onde eu estava que não fiquei sabendo disso? Ainda com a participação de Shailene, Nicole, Reese... Eu tenho esse livro, ganhei ele em fevereiro, mas até agora não tive vontade de ler, nem conhecia sua sinopse, então não sabia nem sobre o que o livro se tratava... Agora li sua resenha e vi que tem uma história bem interessante, vou tentar ler antes de sair essa série que já quero assistir só por causa desse elenco...

    Beijinhos!!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    não conhecia o livro, mas gostei, parece ser bom.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ameeeeei o enredo desse livro e o elenco escolhido para dar vida aos personagens. Com certeza, vou querer conhecer melhor essa história.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nana! Eu amei este livro. Li dois da autora, mas o melhor foi este. Eu achei muito legal tentar descobrir a vítima ao invés do culpado. Eu fiquei muito empolgada e com mil teorias. Que a adaptação seja boa.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nana! Esse livro está na minha lista de desejados há um tempo, então é bom ler uma resenha empolgada como a sua. Agora tenho mais certeza ainda de que vou gostar. Tem mistério, questões psicológicas... Não sabia que ia virar série. Tomara que a adaptação seja bem feita!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha Nana. Não imaginava que este livro fosse tão intenso e muito menos ainda que ele iria virar seriado da HBO. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Nana, sua linda, tudo bem?
    Quem são essas pessoas??? Nossa, eu não gostaria de morar perto delas e muito menos de ter um filho na mesma escola que o filho delas. Já pensou, na grande rede de intrigas de situações que podem prejudicar a todos, por causa de uma mentira? Estou até com medo de descobrir o assassino e principalmente o motivo desse assassinato, porque eu não acredito que a pessoa tenha só caído. Se já estou assim lendo a sua resenha, imagine quando for ler o livro? Não vejo a hora, já para a lista de desejos, risos... Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nana! Tudo bem? Esse livro está na minha lista há um tempão, mas ainda não consegui adquiri-lo e lê-lo. Já li outra obra da Liane (O Segredo do Meu Marido) e gostei muito da escrita dela, então estou bem curioso para ler Pequenas Grandes Mentiras! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Nana,
    Da autora eu já li O Segredo do Meu Marido e gostei bastante. Tbm achei a escrita dela bem fluida e a trama muito bem concatenada, então acho que tbm vou gostar de Pequenas Grandes Mentiras.
    Não sabia que o livro seria adaptado.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa, só ator top para essa série. Tomara que seja boa :)
    O livro já ouvi várias pessoas comentando, mas nunca li. Parece ser uma história bem interessante :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Pela capa, jamais imaginaria esse conteúdo para o livro. Confesso que fiquei bastante surpreso. Aliás, surpreso e curioso; o mistério parece ser bom.
    Boa dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  13. Quero muito ler, já tem um tempo, mas ainda não chegou o "meu" momento com esse livro kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Gente quero ler esse livro! Essa história é genial e não vejo a hora de ver a série também.
    X J X C X

    ResponderExcluir
  15. Oi Nana!

    Eu não li o livro, mas espero que a série não estrague a história rsrsrsrs mas ainda assim quero acompanhar pq o enredo parece bem bacana e as personagens também!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Oi Nana,

    já li esse livro e amei! É uma obra profunda, rica e crítica e que fico feliz que vai para a TV! Acho que a série vai ficar boa, o elenco tá incrível, ainda mais com o lindo do ALEXANDER SKARSGARD (mesmo o personagem dele sendo um monstro)...

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Nana.
    Já li algumas resenhas de "Pequenas Grandes Mentiras" e o livro não consegue me despertar interesse. Nesses casos, recorro aos filmes. Como vai ser adaptado, vou conferir. Caso eu goste, irei ler o livro.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá, Nana.
    Eu já li um livro da autora e gostei bastante da escrita dela apesar de não ter achado o livro ótimo. E o segredo do livro foi descoberto lá pelo meio também hehe. Mas como gostei dela quero ler esse livro também. Antes que estreie a adaptação hehe

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  19. Oi Nana,
    Que bacana a história, mas infelizmente não conseguiu me conquistar :|
    Acho que esse eu vou pular rsrs.
    Mas fico feliz que vai ter uma adaptação.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia esse livro, mas fiquei muito curiosa depois de ler a sua resenha, parece ser um daqueles livros que não conseguimos parar de ler até acabar. Vou adicioná-lo na minha lista de leitura e talvez assista à adaptação também.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  21. nanaaa,
    o que essa capa não me encantou, a sua resenha o fez
    não sabia que a menina fazia isso e desde então tudo era desencadeado no livro, o que levou a isso
    achei muito muito interessante e ja marquei no livro no Skoob , culpa sua nana hahahaha
    quero ver a serie com esse elenco, principalmente pela Reese e pela Nicole <333 lindas
    hahahaha
    ta lendo cidade dos ossos? <3 ta gostando??? rsrsrs
    prefiro o Will mas o Jace é demais de piadinha haha
    aaai volta a fazer imagem com eles sim, eu adoro ler quotes haha
    vou ver Guerra Civiil amanhã, pode deixar que te aviso sim <3
    Dr. Estranho verei tambem hehe mas preciso me informar melhor tambem :o benedict!
    batman eu nao tava com ontade de ver, maaaaas amei rsrsrs
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  22. aaaaai fiz a tag esse ou esse que vc me indicou :D
    http://www.interruptedreamer.com/2016/04/tag-esse-ou-esse.html

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas nunca surge a possibilidade! uehueeuheheueh Enfim, fiquei extremamente feliz por saber que vai ter uma adaptação realizada pela HBO, com toda certeza vai ficar ótima!

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  24. Oi Nana!
    Já tinha visto esse livro por aí, mas não fazia ideia de que era tão bom assim! Adoro histórias cheias de mistérios, que a gente vai descobrindo aos poucos e não dá pra largar.
    Que legal que vão lançar a série, o elenco está bom, adoro as 3 atrizes ali no topo. E o Alexander Skaarsgard é lindo <3

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  25. Oi Nana!
    Confesso que não queria ler esse livro. Mas quando vi que na série da HBO teria a Shailene, eu mudei de ideia, rs.
    Sua resenha me empolgou, porque eu precisava de um incentivo! HAHAHA
    Então, obrigada! Vou ler e te conto o que achei ;)
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Nana! Eu já sabia da existência desse livro e que ele trazia uma trama bem interessante, porém, lendo sua resenha, vi que ele é muito mais que um simples livro, toda essa trama psicológica e atrativa envolvendo os personagens me fez querer ler ainda mais este livro! Parabéns pela resenha ;)

    Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Nana! Eu já sabia da existência desse livro e que ele trazia uma trama bem interessante, porém, lendo sua resenha, vi que ele é muito mais que um simples livro, toda essa trama psicológica e atrativa envolvendo os personagens me fez querer ler ainda mais este livro! Parabéns pela resenha ;)

    Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Nossa senhora, parece uma grande bagunça o enredo né? HAHAHAHHa Quantas tretas,gente <3

    Gostei muito da resenha e me interesse pela história.


    Beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Ao ler sua resenha falando da trama me interessei (para o estilo de Gossip Girl para adultos né?!), ao saber que vai ser adaptado pela HBO apaixonei, ainda mais com atores de nome de peso no elenco. Eu PRECISO desse livro!!!
    bjoss
    www.gizahcastro.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Nana,

    Eu sabia que esse livro seria adaptado, mas ainda não tinha visto todos os atores. Ficou bom em?!! O livro eu nunca tinha lido uma resenha sobre, mas fiquei interessada. Quero ver se leio antes de sair coisas sobre a série.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe