Série de HQs "Spirou e Fantasio" chega ao Brasil pela SESI SP Editora

quarta-feira, fevereiro 10, 2016

É a primeira vez que o título ganha uma publicação continuada no mercado nacional, consolidando a força do selo especial da instituição criado para o universo HQ


Há seis meses a SESI-SP Editora criou uma divisão totalmente voltada para o segmento de quadrinhos, com a proposta de formar uma linha de gêneros e estéticas narrativas diferentes para os públicos infantojuvenil e juvenil, apresentando histórias de qualidade, pensadas e desenvolvidas por autores conhecidos e, também, por artistas em início de carreira. A fórmula deu tão certo, com aceitação de mercado e ótimas avaliações de leitores, que levou a instituição a pensar em propostas mais ousadas.

A maior delas é “Spirou e Fantasio”, HQ que faz tanto sucesso na Europa quanto “Asterix e Obelix”, “Luck Lucky” e “Tintin”, mas que nunca teve uma série publicada sistematicamente no Brasil. “É, sem dúvida, o melhor termômetro sobre o que estamos planejando para este ano”, diz o editor-chefe da SESI-SP Editora, Rodrigo de Faria e Silva.

Spirou é um personagem que apareceu pela primeira vez em uma revista belga de 21 de abril de 1938. Um jovem aventureiro que trabalhava em um hotel e que, com o passar das edições, ganhou a companhia inseparável do repórter fotográfico Fantasio, desvendando tramas mirabolantes. Os roteiros coesos e os traços do chamado Estilo Atômico – grande rival de “Tintin”, Hergé e da Linha Clara – trouxeram popularidade aos trabalhos, conquistando fãs ao redor do mundo.

A editora anuncia que, além de adquirir os 12 primeiros volumes, tem a previsão de publicar, em 03 anos, todos os 54 livros da série, que contou com diversos autores e ilustradores. “O contrato foi assinado e as histórias Um Feiticeiro em Champigmac e 4 Aventuras de Spirou e Fantasio já saem em fevereiro”, vibra Rodrigo.

Para entender por completo este otimismo e a força da instituição é preciso voltar à 2014, ano de lançamento de “Humor Paulistano”. A obra, que apresenta os melhores trabalhos de gênios como Laerte, Angel e Glauco, recebeu o prêmio HQ Mix nas categorias Livro Teórico e Projeto Editorial e foi a pedra fundamental para a editora começara pensar neste mercado.

Em 2015 foi fechada uma parceria com o Quanta Estúdio, que resultou na produção de quatro álbuns: “Quantoon”, “Sobrenatural Social Clube”, “Pogando” e “Que Deus nos Abandone”, todos lançados 

Sobre a SESI-SP Editora
Tem o propósito de levar para a sociedade, de forma planejada e sistematizada, o conhecimento produzido internamente por suas áreas de atuação, bem como identificar oportunidades editoriais que possam contribuir para o aprimoramento da sociedade como um tono segundo semestre deste mesmo ano. “A parceria com a Quanta foi apenas a primeira. Ainda vem muito mais por aí”, finaliza Rodrigo. Outro título importante, desta vez resultado de um processo de criação colaborativo à distância, com o roteirista em Portugal e o ilustrador no Brasil, foi “A Vida Secreta de Fernando Pessoa”, que fez bastante barulho ao trazer o célebre poeta português como caçador de criaturas sobrenaturais.do. As coleções são orientadas por cinco eixos: obras de referência, produção cultural, estímulo profissional, fomento à leitura e memória.

You Might Also Like

18 COMENTÁRIOS

  1. Uau, que legal *---*
    É muito gratificante quando trazem novidades tão boas pra cá, incentivando cada vez mais o público infanto juvenil á ler ♥
    Não conhecia essa série, mas já parece demais! :)
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nana.
    Fico feliz com essas novas opções que vão surgindo por aqui.
    É sempre legal quando chegam novidades interessantes especialmente para o público infanto juvenil, que necessita de mais materiais relevantes para ler.
    Como disse no outro post, não sou muito fã de quadrinhos, mas vejo os filmes de super heróis e acho que é um bom entretenimento.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  3. Eu ando me viciando em HQs hahaha
    Isso é péssimo porque são cara! Mas são tão lindas... Queria muito essa!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nana, tudo bem?

    Ótima notícia pra quem gosta de HQs. Eu não tenho costume de ler, mas gostaria de tentar algum dia.
    Nossa, 54 livros é muita coisa, né? Espero que eles publiquem todos mesmo! ;)

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  5. Oi Nana, sua linda, tudo bem
    Peço desculpas pela demora, espero que tenha tido um ótimo feriado. Que notícia incrível!!!! Eu não conhecia esse HQ e fiquei impressionada com o fato da editora lançar todos os volumes da série, e olha que são muitos. Não só pretendo ler, gosto muito de quadrinhos, como pretendo presentear.
    Sua postagem ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    nossa adorei!!
    Parece ser muito fofo, mas 3 anos para 54 HQs não é tempo demais não?

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi flor, tudo bom?
    Adorei saber sobre a HQ! Não conhecia, mas gostei dos traços. Tem um que de infanto-juvenil, mas aposto como é cheia de tiradinhas afiadas! Vou procurar a respeito, ótima indicação.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nana! Tudo bem? Ainda não conhecia a editora, e tampouco esta HQ. Mas adorei conhecê-las! :) Espero ler "Spirou e Fantasio" em breve.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nana, tudo bem?
    Faz um tempão que não leio um HQ. Fiquei muito feliz pela novidade, pois gosto muito de histórias em quadrinhos. Quando criança, recortava e colecionava aquelas que vinham nos jornais rsrsrs

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tudo bom?
    Adorei seu layout (amo Snoopy).
    Sobre os HQs acho que as portas estão se abrindo mais para eles e isso está sendo muito bom porque amplia os gêneros literários e de alguma forma acaba atingindo outros públicos e incentivando a leitura a eles que gostam de ler poucas coisas ou coisas com imagens também.
    Esse em destaque parece ser lindinho.

    Ótimo post.
    Bjão.
    Di, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Nana!

    Não conheço muito sobre HQs, então não conhecia essa, mas achei super fofa! Fico feliz que o mercado de quadrinhos esteja em expansão!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nana!
    Que layout fofo! Adorei.
    Achei muito bacana a novidade. Não conhecia a HQ, mas como adoro, tentarei adquirir ao menos uma.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Nana,
    Que ótima noticia. Adoro HQs e vou acrescentar na minha lista rsrs.
    Bjs
    Diário dos Livros

    ResponderExcluir
  14. Gostei da dica Nana. Ainda não li nenhuma HQ, mas cada dia que passa fico mais interessada no gênero. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Nana! Como o blog está lindo *-*
    Snoop pra todos os lados <3

    Esses traços do personagem do HQ não me são estranhos.
    Não entendi muito bem, ele tem alguma relação com Tintin ou Asterix ?

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi oi, tudo bem? Acho muito bacana coisas novas chegarem por aqui no Brasil. Apesar de que eu nunca ter ouvido falar sobre esse antes, mas para quem gosta, é muito bom, né?

    Um super beijo,
    Carol

    Lendo Distopias

    ResponderExcluir
  17. Eu não conheço muita coisa de HQ, mas achei bem legal a editora publicar tantos livros assim em pouco tempo, uma ótima notícia pros fãs do gênero!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  18. Parece ser uma fofura! Confesso que não conhecia, mas assim que for lançado no Brasil eu vou atras para comprar e conhecer! Amo HQS!
    Beijos,
    Luana Agra - Blog Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe