Filme: Spotlight - Segredos Revelados

segunda-feira, fevereiro 22, 2016


Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.


Spotlight: Segredos Revelados, dirigido pelo ator e diretor americano Tom McCarthy, de O Agente da Estação, que também roteiriza junto com Josh Singer, da série Fringe, nos coloca no meio da mais antiga publicação investigativa dos Estados Unidos, a equipe do The Boston Globe. Eles estão investigando casos de abuso sexual contra crianças na área de Boston, por numerosos padres.
Equipe Spotlight
Baseado em uma série de eventos reais, Spotlight nos leva até 2001 quando o The Boston Globe contrata um novo editor, Marty Baron, Liev Schreiber da série Ray Donovan, que logo é apresentado à equipe do Spotlight, formada por um pequeno grupo de jornalistas que escrevem artigos de investigação - que levam meses para serem pesquisados e publicados - e são liderados pelo editor Walter Robinson, Michael Keaton de Birdman. Após Baron ler em uma coluna do Globe que o advogado Mitchell Garabedian, Stanley Tucci de Jogos Vorazes, acusava o arcebispo de Boston de saber que o padre John Geoghan abusava das crianças e não fez nada para impedir, Baron incita a equipe Spotlight para investigar.

Entrevistar Garabedian fica ao cargo do jornalista Mike Rezendes, Mark Ruffalo de Os Vingadores, e de início não é uma tarefa fácil. Mas, aos poucos Mike consegue informações e a equipe avança nas investigações. O fato é que existe um padrão de abusos naquela área, todos dentro da igreja Católica. A equipe amplia a pesquisa e mais nomes surgem na lista de suspeitos e vítimas. Quando eu vi o Jim Brass de CSI, entrando em cena, logo pensei: Nada vai dar errado.
Rachel McAdams recebeu sua primeira indicação ao Oscar por sua Sacha em Spotlight
Spotlight: Segredos Revelados, é praticamente, uma verdadeira aula de jornalismo. A montagem do filme é incrível e a sintonia do elenco maravilhosa. Parece que a equipe estava ali, naquele escritório há um bom tempo. O enredo é polêmico, claro, e eles transmitem grande seriedade em todo caso e investigação. A equipe do Spotlight ainda é formada por Sacha, Rachel McAdams de Questão de Tempo, Matt Carroll, Brian d'Arcy James da série Smash, e Ben Bradlee Jr, John Slattery da série Mad Men. Sacha e Mike são os que acabam tendo mais destaque em todo trabalho. Mas, dou um crédito para Michael Keaton, que depois de Birdman, mais uma vez leva sua carreia a sério e para o quase irreconhecível Liev Schreiber, que por algum motivo não gerou tanto comentário quanto os outros. Ele está ótimo no filme.
Caracterização de Liev Schreiber
Por algum motivo, acreditei que o roteiro se entregaria para ameaças e colocar a vida de alguns personagens em risco durante a investigação. Creio que caí na armadilha da trilha sonora. Não há represálias, ameaças, mortes, romances...É tudo sobre a investigação e consequentemente, a publicação e os bastidores. E claro, a polêmica é acendida ainda mais com os nomes dos acusados nos créditos, incluindo um padre brasileiro.

Confesso que deu até vontade de fazer faculdade de novo. Dessa vez de Jornalismo.

Título Original: Spotlight
Nacionalidade: Americana e Canadense
Direção: Tom McCarthy
Roteiro: Tom MCarthy e Josh Singer
Roteiro Adaptado?: Não, mas com alguns fatos baseados em personagens/eventos reais.
Ano: 2015
Censura: 12 anos
Duração: 2h8min
O Que Assistirei?: Biografia, Drama, História, Investigação
Elenco Principal: Mark Ruffalo, Michael Keaton, Rachel McAdams, Liev Schreiber, John Slattery, Brian d'Arcy James, Stanley Tucci, Billy Crudup, Paul Guilfoyle, entre outros.
Trilha SonoraTracklist 1 - Instrumental
Prêmios/Indicações: Indicado a 6 Oscars. Clique aqui e confira outras indicações e premiações.

You Might Also Like

13 COMENTÁRIOS

  1. Os atores são feras, então o filme deve ser bom mesmo. Não assisti ainda mas já fiquei com vontade :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi! :D
    Olha aí que esse filme me veio como uma benção, vou começar a faculdade de Jornalismo, mas só em Agosto.

    - Blog Entretanto -

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana! Pelo visto a trama é bem envolvente, ao ponto de despertar em você a vontade de ser uma jornalista. Curti a dica.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Gostei da dica Nana. Realmente o filme parece ser ótimo, mas essa temática de abuso sexual me deixou um pouco amedrontada. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi flor!
    Achei a trama do filme excepcional, e parece um dos melhores indicados este ano. Não é o tipo de filme que me atrai a assistir avidamente, mas fiquei curiosa, especialmente pela polêmica - e por abordar a polêmica de maneira direta e reta como o jornalismo deve fazer.
    AMO o elenco do começo a fim, Ruffalo e Rachel amorezinhos da minha vida <3 não vai dar tempo de eu ver antes do Oscar, mas pretendo fazer isso em breve.
    Ótima indicação!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    não conhecia o filme. Acho que meu marido iria gostar da trama, eu já não curti tanto.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nana.
    Eu já tinha visto algo sobre esse filme por causa das indicações ao Oscar, mas nunca cheguei a procurar detalhes.Depois de ler seu post me arrependo de não ter procurado antes, parece um excelente filme!

    Indiquei você lá no blog, dá uma olhadinha ;)
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/2016/02/premio-dardos.html

    Beijos,
    Juh

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nana! Tudo bem? Como estou fazendo uma maratona com os filmes que estão concorrendo o Oscar 2016, verei esse filme ainda nessa semana. A princípio, a premissa dele não me chamou muita atenção, mas sua resenha conseguiu me animar! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Nana.
    Como não sou de assistir filmes, ainda não conhecia "Spotlight - Segredos Revelados". Contudo, eu gostei do enredo do livro, além de também gostar muito do trabalhos de Mark Ruffalo e da Rachel McAdams.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu não sabia desse filme..... já vou colocar na lista, porque amo uma trama investigativa!

    =)

    Suelen Mattos
    ___________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  11. Oi Nana! Queria ter visto no cinema assim que saiu, mas não consegui, o enredo parece ótimo, super bem trabalhado e inclusive adoro os atores! A resenha só me fez ter vontade de ver ainda mais! Parabéns, ficou ótima!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Não pode ser! Eu me considero um fã de Ray Donovan considerar, porque eu acho que a melhor serie dos últimos anos e não reconhecer Liev Schreiber neste filme! haha. Eu digo que para justificar óculos, barba e penteado fazer com que pareça muito diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi María,
      O Liev ficou bem diferente mesmo. Acho um ator maravilhoso, a série é ótima.
      Ele merece mais reconhecimento.
      Obrigada pelo comentário e volte sempre ♥

      Excluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe