Filme: O Regresso

segunda-feira, fevereiro 08, 2016


1822. Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando. Atacado por um urso, fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald (Tom Hardy), que ainda rouba seus pertences. Entretanto, mesmo com toda adversidade, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança.




O Regresso, dirigido/roteirizado/produzido pelo mexicano Alejandro González Iñarritu - ganhador do Oscar por Birdman - nos leva até os anos vinte num gelado oeste americano e uma série de eventos vividos pelo caçador de peles Hugo Glass. Parte dos relatos se encontram no livro O Regresso, de Michael Punke.
Leo DiCaprio em O Regresso
No início de O Regresso, Hugo Glass, #OscarProLeo #OscarProLeo, e o grupo de caçadores do capitão Andrew Henry, Domhnall Gleeson de Ex-Machina, são atacados por nativos americanos. Os sobreviventes fogem e como o mais experiente, Glass sugere que eles continuem a expedição a pé. Então, logo conhecemos a personalidade de John Fitzgerald, Tom Hardy de Mad Max: Estrada da Fúria, que além do incomodo com a decisão dos companheiros de grupo, se demonstra hostil à companhia de Glass e seu filho, o meio-nativo Hawk, interpretado pelo estreante Forrest Goodluck. Durante o trajeto, Glass é atacado por uma ursa - ela sentiu que ele era uma ameaça para os filhotes dela - e apesar de matá-la, Glass fica gravemente ferido. E quando digo gravemente, É GRAVEMENTE MESMO! O grupo chega encontrá-lo à beira da morte e como não podem seguir com ele numa maca, o capitão Henry oferece uma recompensa para quem ficar para trás e cuidar dele. Fitzgerald, o filho de Glass e o jovem Jim Bridger, Will Poulter de Maze Runner: Correr ou Morrer, se voluntariam e prometem ficar ao lado de Glass. E então, Fitzgerald tem sua oportunidade de estar sozinho com o impotente Glass e tenta sufocá-lo. Mas, o filho dele aparece e ao tentar defendê-lo acaba morto. Isso não é um spoiler, até porque é o motivo da vingança que envolve todo o enredo e daí um belo passo para a aflição tomar conta do seu corpo.

Fitzgerald manipula o jovem Bridger e enterram Glass ainda vivo. Ele estava imóvel, mas ainda estava vivo. Ambos fogem planejando o que pretendem dizer ao grupo quando chegarem à fortaleza onde vivem. Mas, se Jack não foi forte o suficiente para lutar por um pedaço daquela tábua em Titanic, o gosto pela vingança impulsiona Glass para fora da cova e rastejando consegue se mover. Acompanhamos a evolução dele pelos dias que passa na floresta e quando tem que fugir dos nativos, pelas águas. E é bem capaz do nervosismo e a ânsia se instalarem junto a aflição.
Frio come to Rio
A jornada de Hugo Glass até encontrar Fitzgerald e obter sua vingança é fria e praticamente silenciosa. Quando ele parte, a bela fotografia de Emmanuel Lubezki, de A Árvore da Vida, se mostra ainda mais e o frio exibido também é a frieza alimentada pelo protagonista. Prova disso, é a chocante cena do cavalo, onde Glass o corta e remove seus órgãos para se aquecer - dentro dele - sem nem pestanejar. A frieza está por todo lado, o que deixa bem claro, como tudo pode terminar.

O Regresso é um filme visualmente perfeito, apesar de longo. Mas, são duas horas e meia remoendo sensações e que ao terminar o cansaço tomou conta, como se estivesse feito metade da aventura de Hugo Glass. Nem as manias de Iñarritu me incomodaram. Aliás, o fato do diretor querer se mostrar no filme, é um dos motivos que me leva gostar de seu trabalho. Muitas vezes sinto como se fizesse parte, assistindo. E claro, não posso deixar de comentar a magnífica atuação do Leonardo. Costumo dizer que cada vez que colocam ele de pai em filmes, ele se dá mal. Mas, aqui o mal desperta uma atuação incrível e com cenas memoráveis. Já na torcida para Iñarritu repetir a parceria com Leonardo DiCaprio, mais uma vez como repetirá com o outro roteirista do filme, Mark L. Smith em Conquest. E também menciono, Tom Hardy que recebeu merecidamente sua indicação ao Oscar de 2016, por coadjuvante. Seu John Fitzgerald é facilmente odiável.
Tom Hardy vive o escalpelado John Fitzgerald em O Regresso
Hugo Glass realmente existiu e realmente, sobreviveu a um confronto com uma ursa e foi atrás de Fitzgerald. Mas, Iñarritu conta da maneira dele, assim como em Fúria Selvagem, de 1971, relata a aventura de Glass de outra maneira. Neste filme, aliás, ele se chama Zachary Bass.

E não poderia deixar de comentar que minha banda favorita tem uma música sobre o Glass, né? Cliquem aqui e escute Six Weeks da banda islandesa Of Monsters and Men. Estou quase em depressão por não ter condições de ir em nenhum dos shows por aqui.

Título Original: The Revenant
Nacionalidade: Americana
Direção: Alejando Gonzáles Iñarritu
Roteiro: Alejando Gonzáles Iñarritu e Mark L. Smith
Roteiro Adaptado?: Alguns relatos do livro 'O Regresso de Michael Punke'
Ano: 2015
Censura: 16 anos
Duração: 2h36min
O Que Assistirei?: Aventura, Drama, Thriller (Conteúdo Violento)
Elenco Principal: Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Domhnall Gleeson, Will Poulter, Forrest Goodluck, Lukas Haas, entre outros.
Trilha SonoraTracklist no TuneFind
TrailerClique aqui e assista o trailer
Premios/Indicações: Indicado a 12 Oscars. Clique aqui e confira outras indicações e premiações.

You Might Also Like

23 COMENTÁRIOS

  1. Oie,
    não conhecia o filme, mas acho que vou gostar.
    Vou procurar hoje mesmo na Netflix.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Nana, tudo bem?
    Eu acho uma puta injustiça o DiCaprio não ter ganhado nenhum Oscar ainda. E quer saber? Dane-se a academia, Leo, você é demais hahaha ♥
    Esse filme parece ótimo, apesar de aparentar ser mesmo cansativo. Mas sua resenha positiva me fez querer não desistir de assistir.
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas | Participe do sorteio de 2 anos do blog!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana!
    Achei um filme tão lento e longo. O que salvou foi a excelente interpretação do DiCaprio. Vem Oscar sim, hein? Mesmo torcendo pelo Eddie Redmayne, acho que está na hora do DiCaprio realizar essa conquista. Ele merece pela excelente carreira que construiu.
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Só tenho lido resenhas positivas sobre esse filme. Espero mesmo que o Léo ganhe o Oscar dessa vez, porque ele realmente merece. Preciso ver esse filme urgentemente! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie Nana =)

    Eu sou daquelas que só vem os filmes indicados para o Oscar, depois do Oscar e quando ele passam no Telecine rs...
    Tenho lido criticas bem positivas de O Regresso, e estou bem curiosa para assistir ele. Até por que é com o Leo né <3 Amor eterno desde Titanic rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para ver esse filme, as críticas tem me deixado bem curiosa. Só estou adiando porque ele é bem longuinho e eu já tenho preguiça de ver filmes, imagina um grande. Porém, tenho quase certeza de que esse irá valer a pena, então irei tentar hahah.


    Amei seu blog e o conteúdo, já estou seguindo <3
    xoxo
    Fora do Contexto

    ResponderExcluir
  7. Oi! Tomara que desta vez o Leo leve a estatueta, a atuação dele neste filme está impecável. Ótima dica.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Estou muito afim de ver esse filme, e agora depois de sua resenha, fiquei muito mais curiosa.

    Beijos.
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá, Nana.
    Eu me interesso muito pelo filme por causa do Leonardo. E espero que dessa vez ele ganhe hehe. Mas quanto a história em si, eu não me interessei muito não. Achei bem legal a parte que você falou sobre ele não ter conseguido se segurar na tabua e tirou o atraso nesse hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Estou curiosa pra assistir por causa do Leonardo, não com muito expectativa mas com vontade de ver.
    Bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. A piadinha com o Titanic foi o melhor KKKKK
    O filme não faz meu tipo, principalmente pela frieza, na cena do cavalo eu já estaria desligando a TV revoltadíssima - apesar de entender a situação no contesto em que acontece, não é algo que eu queira ver aqui no conforto da minha casa. Mas valeu a sugestão!
    Beijos e até mais :* - TSS

    ResponderExcluir
  12. Oi Nana,
    Ainda não tive a oportunidade de ver o filme mas estou curiosa sobre ele.
    Coitado do Jack hahaha.
    Bjs
    Diário dos Livros
    SORTEIO A QUINTA ONDA

    ResponderExcluir
  13. Me pego com vontade de ir ao cinema, mesmo estando meio que sem tempo ($$$$$) se é que você me entende! Gosto do Di Caprio estou torcendo muito por ele no Oscar e sua resenha classificando o filme como PERFEITO me anima bastante!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Tenho lido críticas bem positivas em relação a este filme, mas me pareceu ser bem cansativo. Sua resenha me animou para assistir e dedinhos cruzados para o Leo!

    ResponderExcluir
  15. Da série de filmes indicados ao Oscar que eu não assisti a tempo de novo este ano, O Regresso é um dos que mais me deixou curiosa.
    Leo rapou todos os prêmios até agora, acho que esse é o ano dele. O cara precisa ser recompensado logo. Apesar de eu querer que esse Oscar sofra um boicote gigantesco porque white Oscar, DiCaprio super merece a estatueta. O trabalho dele parece impecável.
    Tom Hardy querido, sempre um arraso <3
    Excelente resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Estou louca para ver esse filme e foi bom saber que a fotografia dele é bacana! Contudo, confesso que desanimei ao saber que ele é cansativo...

    Beijos!
    Participe do Sorteio de Carnaval
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  17. GENTEEE! Eu nunca li esse livro, nem vi o filme, ams vi umas postagens no facebook zoando, tipo na hora que ele biga com a ursa fizeram uma montagem dela roubando o oscar kkkkkk confesso que nao tinha entendido pq nao vi o filme nem nada, mas agora com sua resenha eu entendi kkkkk Fiquei muito curiosa pra ver o filme, apesar de ser longo e tudo mais. Só que acho que vou sentir sono em algumas partes, tipo a parte que ele anda sozinho... ou nao? geralmente essas aprtes em filmes sao bem chatas kkkk

    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Vi a indicação ao Oscar. Sempre fico curiosa com isso. hahaha

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  19. Tenho visto alguns posts falando sobre esse filme, mas ainda não tinha visto um que falava detalhadamente sobre ele. Gostei da sua resenha, a história parece ser bem interessante, mas geralmente eu me canso muito com filmes longos. Vou tentar assistir qualquer dia desses pra ver se gosto.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. APAGUEI QQISO, mas eis o comentário de novo hahaha

      Esse filme é muito bom mesmo, apesar de ser realmente um pouco cansativo e denso. Porém Leo <3 Tô torcendo para ele finalmente ganhar um Oscar! #oremos

      Excluir
  21. Esse filme é LINDO visualmente mesmo! Ao saber como foram as gravações e tudo, admiro mais ainda essa produção. Leo tá incrível e o incômodo que sentimos com o sofrimento do personagem dele é muito intenso mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Nana,

    Eu to loucaaa pra ver esse filme. Primeiro que o Leo, segundo que ele tem que ganhar o Oscar. kkkkk Se esse filme for como todo mundo tá falando, incrível, ele já ganhou. Vou ver pra ontem!!

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe