Obsession Top #5: O Que Ler Para a Award Season 2016?

sábado, janeiro 09, 2016

Chegou a Diferentona; Chegou a Cultizada

E estamos na época mais bacana do ano - para quem curte um bom filme, claro - a linda temporada de premiações ou Award Season 2016. Cheia de discursos memoráveis e situações inusitadas...


Dos mais lembrados, alguns foram adaptados de ficções recentes, antigas ou só biográficos. Parte dessas premiações lembram do roteiro adaptado, daí se o autor do livro trabalhou no roteiro, ele acaba indicado que é o caso da Emma Donoghue de 'Quarto'.

Claro que você não consiguirá ler parte desses livros até domingo, creio eu, quando serão apresentados os ganhadores do Globo de Ouro. Mas, o Oscar é dia 28 de Fevereiro, então, acredito que o objetivo será alcançado. Aliás, os indicados ao Oscar 2016 saem quinta-feira. Também temos o SAG, o BAFTA....ai...

Então, confira dicas de leituras dos filmes mais elogiados da temporada. Daí fica ao seu critério antes ou depois. Se bem que eu leria antes, Brasil demora muito para as estreias de filmes não populares.

1 - A Garota Dinamarquesa (THE DANISH GIRL) - Trailer - Skoob - Compre
Estreia 11 de Fevereiro, no Brasil.

A Garota Dinamarquesa

Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher.
A Rocco já havia lançado o livro como 'A Moça de Copenhague'. Esse mês eles vão relançar o livro de David Ebershoff pelo selo Fábrica231, com todo visual da adaptação, é claro. Então, fiquem ligados!


2 - O Regresso (THE REVENANT) - Trailer - Skoob - Compre
Estreia 4 de Fevereiro, no Brasil.

O RegressoO Regresso

1822. Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando. Atacado por um urso, fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald (Tom Hardy), que ainda rouba seus pertences. Entretanto, mesmo com toda adversidade, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança.
Mais uma cinebiografia. Como a primeira, narra determinado momento da vida do protagonista, nesse caso o explorador e caçador de peles Hugo Glass, baseado nos relatos da obra de Michael Punke. Creio que a Intrínseca pretende lançá-lo esse mês, já que anda divulgando pelas redes o novo 'pupilo'.


3 - O Quarto de Jack (ROOM) - Trailer - Skoob - Compre
Estreia 18 de Fevereiro, no Brasil.

Quarto

Uma história moderna sobre o amor sem limites entre mãe e filho. O pequeno Jack (Jacob Tremblay), de cinco anos, não conhece nada do mundo, exceto o quarto em que nasceu e cresceu acompanhado apenas por Ma (Brie Larson).
Esse é apenas ficção, apesar de ser bem realista. A sinopse não diz muito, mas a Ma foi sequestrada quando tinha dezessete anos e o Jack, é filho dela com sequestrador. Daí você imagina a carga emocional que envolve a história. O roteiro da adaptação é da própria autora. Deve estar bem fiel, né?
Não lembro de ter visto a Verus ou o Grupo Record, divulgando essa adaptação de forma assídua como eles estão fazendo com 'A Garota do Trem'. O que me fez pensar que eles, talvez, não relancem o livro ou se sair, acabe sendo por outra editora. Mas, a versão da capa branca, continua vendendo nas livrarias físicas e online. Carinha, mas continua sim.


4 - Carol (CAROL) - Trailer - Skoob - Compre
Estreia 14 de Janeiro, no Brasil.


A jovem Therese Belivet (Rooney Mara) tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge (Kyle Chandler), também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos.
Você pode encontrar sobre esse livro por dois nomes: 'O Preço do Sal' ou 'Carol'. A autora é Patricia Highsmith da série 'O Talentoso Ripley'. A L&PM já tinha os direitos da publicação de Carol - lançou a primeira edição em 2006 - e então, vem o relançamento para a temporada. Não preciso frisar o que você encontrará na leitura e depois, no filme...Te garanto que nessa viagem pelos Estados Unidos, elas não ficam só amiguinhas.


5 - Perdido em Marte (THE MARTIAN) - Trailer - Skoob - Compre
Estreou no Brasil em 2015.

Perdido em Marte

O astronauta Mark Watney (Matt Damon) é enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no misterioso planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra.
A piada da temporada é esse filme indicado na categoria 'comédia', no Globo de Ouro, mas vamos fingir que não notamos. O filme foi lembrado em algumas categorias do BAFTA então, a leitura ainda pode render. E Matt Damon, pare de sumir!


6 - Steve Jobs (STEVE JOBS) Trailer - Skoob - Compre
Estreia 21 de Janeiro, no Brasil.

Steve Jobs

Três momentos importantes da vida do inventor, empresário e magnata Steve Jobs: os bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984; da empresa NeXT, doze anos depois e do iPod, no ano de 2001.
Dessa vez, Steve Jobs será interpretado por Michael Fassbender. O filme é baseado nos relatos e entrevistas da biografia de Walter Isaacson. A Companhia das Letras está divulgando bastante o longa em suas redes, e não lembro de ter visto anuncio de relançamento para a temporada. A versão de 2011 ainda está à venda em livrarias online e físicas.


7 - Trumbo - Lista Negra (TRUMBO) Trailer - Skoob - Compre
Estreia 18 de Fevereiro, no Brasil.

Trumbo

O roteirista Dalton Trumbo (Bryan Cranston) tem uma história singular em Hollywood: apesar de ter escrito algumas das histórias de maior sucesso da época, como A Princesa e o Plebeu (1953), ele se recusou a cooperar com o Comitê de Atividades Antiamericanas do congresso e acabou preso e proibido de trabalhar. Mesmo quando saiu da prisão, Trumbo demorou anos para vencer o boicote do governo, sofrendo com uma série de problemas envolvendo familiares e amigos próximos.
Cinebiografia do roteirista Dalton Trumbo, que pode render a primeira indicação ao Oscar, para o ator Bryan Cranston. Ele ficou conhecido por interpretar Walter White na série Breaking Bad. O livro já está à venda, é lançamento do mês da Intrínseca.


8 - Brooklyn - (BROOKLYN) Trailer - Skoob - Compre
Sem previsão no Brasil.

Brooklyn

A jovem irlandesa Ellis Lacey (Saoirse Ronan) se muda de sua terra natal e vai morar em Brooklyn para tentar realizar seus sonhos. No ínicio de sua jornada nos Estados Unidos, ela sente falta de sua casa, mas ela vai tentando se ajustar aos poucos até que conhece e se apaixona por Tony (Emory Cohen), um bombeiro italiano. Logo, ela se encontra dividida entre dois países, entre o amor e o dever.
Aos 21 anos, Saoirse Ronan pode receber sua segunda indicação ao Oscar - ela tem uma por Desejo e Reparação - pelo drama romântico Brooklyn. O livro foi lançado por aqui em 2011, pela Companhia das Letras e pelo que vi, ainda se encontra à venda. 
O filme foi roteirizado por Nick Hornby.


OUTRAS MENÇÕES:

. A Grande Aposta (Estreia 14 de Janeiro, no Brasil): Filme é estrelado por Ryan Gosling, Christian Bale, Brad Pitt e Steve Carrell. A Record anunciou que pretende lançar o livro no fim do mês. O autor Michael Lewis é conhecido por ter outras obras adaptadas como Moneyball e The Blind Side. Trailer
Michael Burry (Christian Bale) é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Tal decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem. Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum (Steve Carell), o dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt), que vive recluso.

. Ponte dos Espiões (Estreou em 2015 no Brasil): O livro chamado 'Uma Ponte Entre Espiões', foi lançado pela Record. O advogado James B. Donovan, que no filme é interpretado por Tom Hanks, assina a autoria. Trailer - Skoob - Compre
Em plena Guerra Fria, o advogado especializado em seguros James Donovan (Tom Hanks) aceita uma tarefa muito diferente do seu trabalho habitual: defender Rudolf Abel (Mark Rylance), um espião soviético capturado pelos americanos. Mesmo sem ter experiência nesta área legal, Donovan torna-se uma peça central das negociações entre os Estados Unidos e a União Soviética ao ser enviado a Berlim para negociar a troca de Abel por um prisioneiro americano, capturado pelos inimigos.

. Spotligh - Segredos Revelados (Estreia 7 de Janeiro, no Brasil): O filme é baseado em um evento real e uma ótima pedida para a galera que cursa Jornalismo. Ainda não há nenhuma publicação sobre. Pode render uma segunda indicação para Michael Keaton, ao Oscar.
Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.

. Joy: O Nome do Sucesso (Estreia 21 de Janeiro, no Brasil): Jennifer Lawrence interpreta a empresária/inventora Joy Mangano. Ela ficou conhecida por 'inventar' o esfregão milagroso - clique aqui e veja o comercial - que gente, eu adorava ver o comercial da Polishop quando era mais nova. Parece que ainda não há nenhuma publicação por aqui...mas não duvido, apesar do roteiro ser do próprio diretor. Ainda há críticas em torno da pseudo cinebiografia, por causa da diferença de idade entre Jennifer e Joy, que tem 59 anos. Trailer
Criativa desde a infância, Joy Mangano (Jennifer Lawrence) entrou na vida adulta conciliando a jornada de mãe solteira com a de inventora e tanto fez que tornou-se uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.

. Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, O Filme. (Estreia 14 de Janeiro, no Brasil): Ah, esse nem precisa comentar muito. Muitos aqui já devem ser familiarizados com as tirinhas, a grande abóbora e tudo. A tristeza é saber que as chances contra Divertida Mente, são mínimas. Trailer.
Dirigida por Steve Martino, a animação é baseada nos quadrinhos do cartunista norte-americano Charles M. Schulz. A série, conhecida no Brasil como Minduim, acompanha as aventuras de Charlie Brown, Snoopy e sua turma.

Ufa! Fico por aqui. Boas leituras e bons filmes. =D

You Might Also Like

38 COMENTÁRIOS

  1. Oi Nana!
    Eu já estou me programando para assistir todos os filmes.
    Quero estar preparada para o Oscar. Adoro essa temporada de premiações. Já assisti 4 filmes dessa lista e confesso que adorei "A Garota Dinamarquesa".
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Alo Nana!
    É impressão minha ou os livros agora estão aproveitando a onda dos filmes para ganhar mais imagens. Quero dizer, não sou o maior conhecedor de livros que eu já ouvi falar, mas ultimamente eu tenho visto, nas livrarias depois que saem as películas, os livros que inspiraram o filme, acho algo um tanto curioso.
    Eu quero dar uma olhada em especial para O Regresso, porque talvez seja o filme do Leonardo esse ano, do jeito que cara se matou pra fazer o filme talvez deem a ele por pena. Se bem que o Redmayne pode acabar roubando dele.
    bjos LP
    Quatro Selos

    ResponderExcluir
  3. Olá :)
    Quero assistir todos, "Perdido em Marte" parece bem interessante mesmo estando como comédia? (não entendi)

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Poxa...que mega post! Eu gostaria de ler um monte desses livros, mas principalmente 'Carol'.
    Desejo um ótimo ano novo ....atraso! kkkkk
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que muito Perdido em Marte e Steve Jobs <3

    Adorei seu post.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  6. Desses os únicos que li e assisti foi Perdido Em Marte e simplesmente amo os dois.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  7. oi, oi.

    eu não nenhum da listinha, mas estou surtando aqui por saber que tem livro saindo inspirado no "A garota dinamarquesa". esse filme promete ser muito bom. quero muito ler o livro. <3

    bjs!

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  8. Também me interessei muito por O Regresso e, principalmente, por O Quarto de Jack. Tem todo jeito de ser ótimo *o*

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog sobre séries, vem conferir!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nana! Snoopy é maravilhoso. Amei esta fofura. Entre os demais, O quarto de Jack vem sendo bem elogiado, assim como Perdido em Marte, pretendo ver ambos.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. A Garota Dinamarquesa está sendo bem falado, Perdido em Marte eu comecei a ler mas parei, não sei porque ueheuhe Conheci diversos livros muito interessantes aqui, e pretendo ler alguns, dentre eles O Regresso.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se | DECIDINDOSE.COM \o/

    ResponderExcluir
  11. Eu vi a propaganda de 'Perdido em Marte' e fiquei bem curiosa para saber a história, parece ser bem tensa.
    Dessas obras citadas, a minha preferida é Joy. Não sei se é a melhor mas, como tem Jennifer Lawrence no filme, eu já gosto kkk
    ~Rindo eternamente do gif escroto
    Bjs,
    Bipolaridades

    ResponderExcluir
  12. A garota dinamarquesa parece muuuuito bom :)
    ehehehehhee
    tem tantos filmes bons *_*


    beeijão <3
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Nana! Tudo bem? Ah, adorei o post! <3 De todos os livros/filmes citados, o que mais tenho vontade de ler/assistir é "Perdido em Marte"! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá! Estou com uma lista enooooorme de filmes para ver, eu não sou muito de ver filmes, gosto mais de séries porém eu percebi que estava atrasado quanto aos meus amigos sabe? Eu nunca tinha visto velozes e furiosos, star wars.. filmes populares. Perdido em marte já estava na minha lista e após ver a sinopse aqui pretendo ver A garota dinamarquesa, parece ser bem legal haha Segui seu blog! <3

    Eu Fico Pensando

    ResponderExcluir
  15. Olá, Nana.
    Não li nem assisti nenhum deles. mas li uma resenha muito interessante sobre Quarto e me interessei em ler ele. Tomara que esteja fiel mesmo, porque o roteiro ser do autor não é garantia, assim como acontece com os livros do Nicholas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Oi Nana!
    Eu até gosto de assistir essas premiações, mas é sempre tão tarde que eu acabo dormindo.
    Não vi nenhum dos filmes nem li os livros citados :( Então nem tenho pra quem torcer.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  17. De longe de todas essas adaptações, "O Quarto" é o meu favorito. Me lembro que eu comprei o livro porque a Emma viria ao Brasil pela Bienal e todos falavam que ela era maravilhosa, então tive que ler. Um dos meus favoritos. Além desse, não li nenhum outro livro que teve indicação e como você disse, acho que não vai dar tempo, mas mesmo assim um dia quem sabe?
    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Nana! Primeira vez por aqui e já estou adorando!

    Eu ando sem saco para dramas, mas quero ver Joy e Steve Jobs! E apesar de achar que a cerimônia do oscar anda cada vez mais sem graça eu vou acompanhar rsrsrsrsrrs


    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  19. A garota dinamarquesa com toda certeza ta na minha lista, espero muito desse filme. Perdido em marte tbm é uma ótima pedida, li e vi o filme ano passado e adorei!

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
  20. Nossa, esse número 6 deve ser muito bom. Os outros confesso que não conhecia muito...

    Beijo 》 post novo, te espero.
    www.anaportoblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Gostei do top 5 Nana. Já li Quarto e amei! Espero que o filme seja tão bom quanto o livro. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li nenhum, mas fiquei curiosa para ler A Garota Dinamarquesa e O Quarto de Jack. Estou doida pra assistir ao filme do Charlie Brown, parece ser super fofo!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  23. Oie,
    não li nenhuma das dicas, mas me interessei pelo primeiro A Garota Dinamarquesa, parece ser muito bom. Dica anotada!

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  24. Amei o seu post! Eu não conhecia nenhum desses livros e adorei as dicas. Quero ler a maioria da sua lista um dia.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Adorei o post *_* Fiquei interessada na maioria dos livros que você citou <3

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. O único que eu já li desses foi o Steve Jobs e ele nos deixa conhecer muitas coisas sobre o estilo da apple e o toque perfeccionista do Jobs que sinceramente eu acho que faz falta na produção. Dos que você indicou Trumbo é o que eu mais gostaria de ler, seguido por Carol. Valeu pelas dicas!
    Beijos e até mais :*
    http://thesecretshoot.site90.com/

    ResponderExcluir
  27. Nana, sua danada! Você quer me matar de rir já no início do post com esse gif sugestivo? HAHAHAHAHA! Chorei!
    Bom, eu AMO cinebiografias. Muito mesmo. Gostaria de ler "A garota dinamarquesa", "Carol", "Perdido em Marte" e "Trumbo". Parecem boas pedidas!
    Cara, fiquei com medo de Saoirse Ronan desde o filme "Um olhar do paraíso". Não é um filme de terror, claro, mas é um livro pesado e mexe com a gente de um jeito negativamente estranho. No final, quando a personagem da Saoirse diz "Espero que você tenha uma vida longa e feliz...", ou algo do gênero, juro que eu segurei firme pra não defecar nas calças. Pelos acontecimentos do filme e pelo modo que as coisas acontecem pra ela, juro que eu achei que depois dessa frase positiva, iria aparecer a cara daquela criatura horrenda do filme "O exorcista" berrando loucamente.
    Fiquei com uma sensação bem ruim depois de terminar o filme. Acho que eu veria "Brooklyn" só pra esquecer dela nesse personagem em "Um olhar do paraíso".
    Adoro esses seus posts gigantes e cheios de boas informações, menina.
    Um abraço!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  28. Oi Nana, tudo bem?
    Assisti Perdido em Marte e achei bem legal. Da lista, acho que estou mais curiosa com O Regresso. Mas achei a premissa de O Quarto de Jack perturbadora.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  29. Muitos livros e filmes interessantes e quantas adaptações de livros, não me lembro de ver tantas a muito tempo! Caraca! Alguns eu tenho vontade de ver, outros nem tanto, ultimamente estou muito preguiçosa para vê filmes, tenho preferido ler. Mas "Perdido em Marte", "A garota dinamarquesa", "O regresso" e "O quarto de Jack" estão na lista!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  30. Olá, Nana!
    Muitos aí eu não conhecia, outros ouvi falar. Eu realmente queria poder ler alguns desses livros antes dos filmes :/

    - Entretanto -

    ResponderExcluir
  31. Oi Nana!

    Ainda não vi nenhum desses filmes, mas já li sobre vários dos livros. Não tenho problemas com adaptações literárias, mas a gente sempre espera que seja parecido com o livro né?
    Acredito que em todos os casos acima verei os filmes antes de ler os livros, não é como eu prefiro né? mas é como o poder aquisitivo no momento permite kkkk

    Beijos!
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Desses eu só conheço "Perdido em marte", porque vi o filme. Mas não sei se me interessaria em ler esse livro mesmo. Boa sorte com as leituras!!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  33. Oi flor!
    BROOKLYN <3 tô morrendo pra ler/ver porque o filme tem a Saoirse e amor da minha vida. Quero muito ler O Quarto de Jack também e O Regresso. Tô apostando num dos 2 pra ganhar o Oscar. Perdido em Marte é outro que tenho curiosidade, mas acho que vou só de filme porque minha meta de leitura tá muito apertada esse ano.
    Adorei o post!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi Nana,

    2016 vai ter filmes incríveis e que, pelo visto, foram inspirados em obras muito boas também! Estou especialmente curiosa pelo filme Garota Dinamarquesa e o livro!

    Beijos!
    Participe do Book Tour de O Caminho Certo
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  35. Estou louca para assistir/ler A Grota Dinamarquesa e O Quarto *---*
    2016 será aquele ano em que o salário será para o cinema rsrsrs
    Beijo*

    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi Nana,
    Perdido em Marte foi para mim diferente eu assisti o filme e agora falta ler o livro.
    Os outros parecem ser muito interessantes.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Sou novo aqui em seu blog e já amei tudinho!
    Já estou te seguindo.
    Da uma passada lá no meu??
    Abraço!
    Blog do Math

    ResponderExcluir
  38. Desses filmes vi somente "Perdido em Marte" que ADOREI!!! E estou muito curiosa para ver esse novo do Di Caprio e na torcida para que ele finalmente ganhe o Oscar.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe