Livro: O Grande Ivan - Katherine Applegate

quarta-feira, janeiro 20, 2016

O Grande IvanMeu nome é Ivan. Eu sou um gorila. Não é tão fácil quanto parece...
Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo. Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade. Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?


Ivan, assim como diz na capa, é realmente "O gorila mais legal do mundo". Baseado em uma história real, genialmente retratada por Katherine Applegate, O Grande Ivan conta a história de um primata que vive há 27 anos em uma jaula - pequena demais - para ele em um shopping que também era um circo. Sem nenhuma pretensão de liberdade, Ivan vive melancólico junto com seus três companheiros: Stella, Bob e Não Pega.

Stella, uma elefanta velha e doente, é a maior conselheira de Ivan enquanto Bob, um vira-lata que vive escondido no domínio de Ivan, seu melhor amigo e Não Pega é um gorila de pelúcia que foi dado a Ivan para que ele não sentisse falta de outro gorila. Ivan era apegado a ele, mas não pela razão que deveria, ele era o único bem de Ivan. Em seus primeiros anos de vida, depois de ver seus pais sendo assassinados por caçadores e ver sua irmã morrer por não aguentar as condições precárias da viagem, Ivan viveu em um apartamento de luxo usando roupas de humano e fazendo coisas de humano com Mack, o dono de sua futura prisão. Mas como todo bebê, Ivan cresceu e começou a causar muitos problemas, então foi mandado ao Shopping/Circo onde seria seu novo lar. O domínio de Ivan, além de apertado é muito precário, formado por uma grama espessa, uma grade, um aparelho de televisão e Não Pega.

Ivan é muito inteligente e o seu modo de ver os humanos é incrível. Bem, ele nos chama de idiotas e diz que falamos demais, mas afinal, ele está certo. Apenas uma coisa que o incomoda muito: Ivan não consegue se lembrar de sua vida antes do shopping.

"Os humanos desperdiçam palavras. Eles as jogam fora como cascas de bananas e as deixam apodrecer. Todos sabem que as cascas são a melhor parte da banana."

Sua vida começa a mudar completamente quando Ruby, uma filhote de elefante, é comprada pelo dono do Shopping/Circo para fazer apresentações muito puxadas, para um filhote. Stella, quase no fim da vida, resolve assumir o lugar de mãe para aquela filhote mas isso não durou muito... Então, por gratidão à Stella, Ivan decide cuidar e proteger a pequena Ruby e começa a usar desenhos eventuais que fazia para um bem maior: Para a liberdade.

"- Nunca pedi para ninguém me prometer nada antes, porque promessas são para sempre. E "para sempre" é um tempo muito longo. Especialmente quando se vive em uma jaula."

Uma linda e emocionante história de superação, mostra que todos somos capazes de vencer se temos um motivo pra lutar. Um gorila das costas cinza-prateada foi capaz de fazer o mundo parar e refletir se realmente os animais são irracionais e comoveu uma escritora a retratar a sua historia em um livro infanto-juvenil.

"- Ela está aqui, Stella. - sussurrou - Ruby está segura, exatamente como eu prometi."

Essa é simplesmente uma história que guardarei e que indico a todos. É uma leitura rápida, de linguagem bem fácil e com ilustrações bem feitas. A capa escura soa misteriosa, com poucas coisas escritas. Não podemos esquecer que ele foi eleito o Melhor Livro Infantil de 2013 e Best-Seller #1 do The New York Times e isso não é pouca coisa.

Autora: Katherine Applegate
Título Original: The One and Only Ivan
Origem: Literatura Americana
Editora: Novo Conceito / #irado
Tradução: Amanda Moura
ISBN: 9788581635774
Publicação: 2014
Páginas: 288
Série: Não
O Que Tem?: Gorila, Drama, Juvenil, Cativeiro


O Obsession Valley agradece à editora Novo Conceito, por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

20 COMENTÁRIOS

  1. Oie,
    li este livro ano passado, achei fofo, mas não curti tanto a leitura

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do enredo, o livro parece ser fofo! Eu gostaria de ler sim!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Victoria! Tudo bem? Eu adoro um bom livro infantil e esse parece ser muito bacana! <3 Adorei a resenha, você só me deixou com mais vontade de ler "O Grande Ivan"! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ooi! Ah, eu tinha duas copias desse livro e acabei dando para duas crianças, mas sem ler. Sério, agora me deu um arrependimento enooorme, pois a história realmente parece ser legal. E triste... Acho que o ruim mesmo é ser triste. kkk

    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Victoria!
    Não é um livro que eu me empolgo ler, mas a sua não é a primeira resenha positiva que vejo dizendo que ele traz uma mensagem bacana.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Victoria!
    Não gostei da ideia do livro, não sei, já li resenhas super positivas. Mas adorei sua resenha! <3

    Abraço
    Eu Fico Pensando

    ResponderExcluir
  7. Olá, Victoria.
    Tenho muita vontade de ler esse livro desde que lançou. A capa é muito linda e a história parece ser mais linda ainda. Histórias infantis são histórias que eu adoro ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Adoro um humor que envolva animais!
    E ainda tem ilustrações? Já quero (:
    Beijos e até mais :*
    http://thesecretshoot.site90.com/

    ResponderExcluir
  9. é, se tem uma coisa que pode-se dizer do livro é original, né HAHAHHA
    tadinho do gorila. Não deve ser fácil essa vida de jaula :( fiquei curiosa pra ler agora

    beijo
    beinghellz.blogspot.xom

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa pra ler. Tenho muita pena de animais que vivem enjaulados :(
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha Victoria! Estou ansiosa para ler O Grande Ivan! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,Victoria, tudo bem?

    Menina que fofura de resenha, a capa e maravilhosamente linda *-* mas não tenho certeza se leria apesar de a historia ser linda,não me chamou atenção ao ponto! Mas tenho uma enorme paixão por animais e a historia parece ser emocionante.

    Beijos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Vic,

    amei a resenha! Parabéns! Eu conhecia o livro, mas nunca tive muita vontade de lê-lo. Entretanto, através da sua resenha, percebi que a obra não é tão juvenil quanto eu imaginava e que proporciona sim uma boa leitura, que até tem algo a nos ensinar!


    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  14. Há eu quero muito comprar esse livro para meus reizinhos eles já me pediram desde que viram a capa, ele amor gorilas, macacos e por aí vai rs.
    Sua resenha me fez querer ainda mais, a história parecer ser um amorzinnho.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei sua resenha, a historia parece ser muito boa. A capa nao me chamou muito a atenção, mas sua resenha me despertou muita curiosidade :3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Nana e Victoria!
    Em primeiro lugar, que lindo o blog com o Snoopy!!! Amei o Woodstock girando aí do lado *-*
    Eu tinha esse livro mas não consegui ler, ia acabar chorando com a história do Ivan... Acabei dando para uma conhecida que tem uma sobrinha que lê bastante, ela gostou!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi meninas! Este livro é um encanto, a história é linda e muito triste. Coitado do Ivan e de todos aqueles animais enjaulados.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  18. Oii Victoria, tudo bom?
    Fiquei muito curiosa com a história de Ivan, principalmente por me lembrar um filme que passava muito na Sessão da Tarde que também era sobre um gorila que se vestia como gente.
    E outra coisa que me fez ter vontade de ler é porque a história é narrado pelo ponto de vista do próprio Ivan *-* amo histórias assim!
    Resenha ótima como sempre :D
    http://estantedeumafangirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Faz um tempo que esse livro foi lançando, eu tenho a impressão! Mas, a questão é: como eu deixei ele escapar de meus olhos? Adorei sua resenha e os trechos que você selecionou me emocionaram, também acho que promessas são para sempre e para sempre para mim também é muito tempo... eu estou com muita vontade de ler esse livro... estou seca para ler!

    Preciso conhecer o Ivan!

    Pandora
    Lembrei da minha irmã agora, minha amiga era tanto preto no guarda roupa dela que passava por gotica ou vampira! E aquele lápis no olho? Nossa vocês eram uma turmina só a graça ein hahahaha Esse post foi bem nostalgico, me lembrei muito de minha irmã em seu modulo adolescente, agora ela está no modulo universitária insana, não para em casa e só fala de saúde, fisioterapia e usa branco hahaha Ironias da vida néh?!?!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  20. Esses dias eu estava catando o catalago da editora e fiquei muito interessado nele, apesar de ser uma literatura infantil, ele me cativou. Se eu tiver a oportunidade de o ler, o lerei sem problemas \o/

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe