Filme: A Grande Aposta

quinta-feira, janeiro 28, 2016

 

Quatro gestores viram o que os bancos e o governo dos EUA decidiram não ver: o colapso da economia mundial. A partir daí tiveram uma grande ideia: fazer "A Grande Aposta" contra todo mundo. Essa visão ousada leva esses quatro personagens ao mais alto poder do centro financeiro onde devem questionar tudo e todos.


A Grande Aposta, dirigido por Adam McKay de O Âncora e outros filmes com Will Ferrell, e baseado no livro de Michael Lewis 'A Jogada do Século', foca na crise financeira ocorrida entre 2007-2008 nos Estados Unidos.

Já peço desculpas por qualquer confusão durante o texto porque o enredo desse filme foi louco demais para essa pobre pessoa de humanas.

Ryan Gosling em A Grande Aposta
Jared Vennett, Ryan Gosling de Drive, introduz o enredo em 2005 - nosso querido narrador - quando o excêntrico Michael Burry, Christian Bale aka Batman de Chris Nolan e que está a cara do Tom Cavalcante neste filme, descobre que o mercado imobiliário dos Estados Unidos está instável devido aos empréstimos de alto risco e com retorno mínimo. Ele prevê que o mercado entrará em colapso a qualquer momento e descobre que pode lucrar com esta situação, criando uma espécie de credit swap (Margot Robbie vai te explicar no filme) que lhe faz apostar contra o mercado imobiliário. Burry consegue a confiança de alguns bancos, animados com sua ideia e acreditando que tudo é seguro. Ele acaba enfurecendo seus clientes que acham que ele está desperdiçando o dinheiro. Eis que nosso querido narrador Jared, descobre tudo sobre a tramóia de Burry e decide montar sua própria participação no esquema e se junta ao gestor financeiro Mark Baum, Steve Carell de Foxcatcher, e sua equipe. Mas, assim como Jared descobriu a 'tramóia' de Burry, dois jovens descobrem a dele e também entram no esquema. Charlie Geller, John Magaro de Invencível, e Jamie Shipley, Finn Wittrock de American Horror Story, são inexperientes no mercado financeiro e querem lucrar com a situação, então, pedem ajuda ao banqueiro aposentado Ben Rickert, Brad Pitt de Moneyball.

Com roteiro do próprio diretor e de Charles Randolph, de A Vida de David Gale, A Grande Aposta tenta de todas as maneiras facilitar a interpretação para o telespectador que não vai se interessar ou compreender boa parte do que é exposto. Temos a narrativa irônica do personagem de Ryan Gosling, as participações de Margot Robbie e Selena Gomez - que para mim soou um pouco sexista, uma aparece na banheira coberta de espuma e a outra de decote, como se quisesse dizer 'Agora você vai prestar atenção!'. Tá a da Margot entendi que é referência a O Lobo de Wall Street - ambas, explicando situações do filme quando claramente você está ?????????????????????. Também há certo alívio cômico em algumas cenas, com Ryan Gosling e Steve Carell.

Margot Robbie em A Grande Aposta
Os personagens de 'A Grande Aposta', são baseados em figuras reais, no caso alguns tiveram os nomes modificados. Mas, só o fato de ser 'baseado em fatos reais' o enredo acaba se tornando atrativo. O personagem de Christian Bale tem síndrome de Asperger e sua personalidade o transforma numa das figuras mais interessantes do filme, tanto que lhe rendeu a uma indicação ao Oscar de 2016. Trabalha de bermudão e chinelo, não é de conversar muito, gosta de um bom rock, o que aliás, trás uma boa trilha sonora para o filme passando por Led Zeppelin, Ludacris, Gorillaz, Metallica, Kelis - sim o hino Milkshake - Guns N' Roses, Neil Young até The Pussycat Dolls. Como disse: alívio cômico.

Além de Margot e Selena, há outras participações pelo filme, em destaque Marisa Tomei, de O Lutador, que interpreta a esposa de Mark e Melissa Leo, de O Vencedor, sempre brilhante mesmo que seja por alguns minutos. E outras nem tão marcantes como Max Greenfield, de New Girl, e a adorável Karen Gillan, de Doctor Who.

Melissa Leo em A Grande Aposta
Apesar de dar informações a todo momento e saber da dificuldade no que está transmitindo, seus 130 minutos não foram fáceis de acompanhar e muito menos explicar, ?. Contudo, o assunto abordado é importantíssimo, principalmente nesse momento em que nosso país se encontra, então, vale a pena ser assistido e ainda apreciar a atuação dos atores que além de Bale, também achei que Steve Carell e Ryan, fizeram um ótimo trabalho.

É um dos fortes candidatos a levar a estatueta de Melhor Filme no Oscar de 2016. Ainda mais depois de ter ganho o prêmio principal na cerimônia do PGA [Prêmio do Sindicado de Produtores] que se você pesquisar no Google, verá que todos que ganharam Melhor Filme, nos anos anteriores, ganharam Melhor Filme no Oscar, também. Se caso acontecer, será o segundo filme premiado com Brad Pitt na produção. O primeiro foi 12 Anos de Escravidão.

Tom Cavalcante em A Grande Aposta
Infelizmente, A Grande Aposta, não funcionou comigo tanto quanto eu gostaria, mas é um filme importante que vale a pena ser assistido.

Título Original: The Big Short
Nacionalidade: Americana
Direção: Adam McKay
Roteiro: Adam McKay e Charles Randolph
Roteiro Adaptado?: Sim. Livro: 'A Jogada do Século' de Michael Lewis
Ano: 2015
Censura: 14 anos
Duração: 130 min
O Que Assistirei?: Drama, Comédia, Biografia
Elenco Principal: Christian Bale, Ryan Gosling, Steve Carell, Marisa Tomei, Jeremy Strong, Anthony Bourdain, John Magaro, Finn Wittrock, Brad Pitt, Max Greenfield, Melissa Leo, Al Sapienza, Karen Gillan, Margot Robbie, Selena Gomez, entre outros.
Trilha Sonora: Tracklist no TuneFind
Trailer: Clique aqui e assista o trailer
Premios/Indicações: Indicado a 5 Oscars. Clique aqui e confira outras indicações e premiações.

You Might Also Like

24 COMENTÁRIOS

  1. Não é um filme que eu eu tenha vontade de ver, mas eu achei o enredo interessante! Valeu a dica de qualquer forma.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Nana...
    A premissa do filme despertou minha curiosidade, eu assistiria só pela sinopse, mas vi que a sua avaliação não foi tão boa assim, então já perdeu meu interesse, acredito que todos nos temos tempos limitados, por isso não gosto de perder tempo com algo que não é realmente bom. Gostei das suas opiniões, me deu a clareza do que esperar do filme.

    Beijinhos,
    Leisi!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia ele, ele parece ser ótimo!!
    http://o-bserva-dora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Nana

    Assitiria esse filme apenas pelo elenco, amo Ryan Gosling, acho ele ótimo ator e um fofo. Christian Bale me conquistou desde Batman, mais pelo talento também do que pela beleza, então confesso que tentaria assitir por eles. Porém, a história em si não é daquelas me chama muito a minha atenção e agora depois da sua avaliação não muito positiva, acho que deixo passar, prefiro ler um bom livro...rsrs. Eu sou terrível pra filmes, precisa ser muito bom pra prender minha atenção ou do contrário acaba tendo efeito sonífero em mim

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  5. Não assisti esse filme ainda. Interessante ver sua opinião, ele me pareceu um pouco confuso :P
    Não sei se vou assistir :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu também sou de humanas então toda essa história já me confunde naturalmente hehe, mas talvez eu entenda melhor se assistir ao filme, vou tentar.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  7. Eu meio que morguei com esse filme depois dessa resenha! Já não sou uma cinéfila de plantão, escolho a dedo o que vou assistir, até fiquei com vontade de ver esse filme mas agora... morgueiiii... deixarei ele para lá lindamente!!! kkkk Sou de humanas sabe, números, mercado financeiro... hummm... não vai com minha cara!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nana, tudo bem?

    Que pena que o filme não funcionou bem para você! Eu só venho ouvindo elogios e meu namorado falou que é ótimo. Não assisti ainda, mas pretendo.
    Eu acabei de ler um livro chamado O Sorriso da Hiena e um dos personagens tinha Síndrome de Asperger, e essa característica também fez dele um personagem muito interessante!!
    Espero que o filme funcione bem comigo!! :)

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  9. Quando você disse que o filme era uma grande confusão não estava brincando hen rs.
    Fiquei curiosa por causa do enredo e a crítica tem sido boa.
    Gostei da resenha super sincera.
    Beijo
    http://www.tecontopoesia.com/2016/01/resenha-ps-ainda-amo-voce.html

    ResponderExcluir
  10. Oi Nana,
    Que pena que o file não deu certo para você. Confesso que não me chamou muito a atenção.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie Nana =)

    Acredita que eu não tinha visto nada a respeito desse filme? A história parece ser um pouco confusa mesmo, porém acho que foi justamente isso que me deixou curiosa para assistir ao filme.
    Gostei da dica =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  12. Nossa que enredo mais complicado de se entender! Acho que é porque tem muitos personagens (e atores) de destaque. Honestamente não sei se vai funcionar comigo também porque não curto muito quando misturam muitos atores de nome e qualidade em um filme. Acaba que fico perdida, sem saber para quem dar atenção, sabe? Mas quero assistir pra saber o porquê de tanto auê.
    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Nana, sua linda, tudo bem
    Pelo visto a trama é um pouco complexa e eles não souberam colocar em uma linguagem que o público possa entender facilmente. Já vi alguns filmes que também tinham um enredo mais denso e foram excelentes, acho que o problema é realmente no roteiro, é como um livro, o autor precisa passar a sua mensagem de forma que envolva o leitor. Mesmo assim, fiquei curiosa, principalmente por causa das atuações. Vou ver com certeza.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi,

    estou louca para ver esse filme! A crise de 2008 foi um marco super importante e abalou o mundo inteiro e fiquei curiosa para saber mais sobre as figuras da época, já que o longa foi baseado em fatos reais! Além disso, o filme tem um elenco maravilhoso! Como resistir ao Bale e a Margot Robbie?! Uma pena que A Grande Aposta não funcionou para você, eu estou louca para vê-lo e espero gostar!

    Beijos!
    Participe do Sorteio de Carnaval
    http://www.mademoisellelovesbooks.com

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi falar desse filme, mas nunca assisti, e dada a complexidade da trama, que deu pra perceber com a sua resenha, eu não assistiria.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  16. Oi Nana!
    Vi altos elogios sobre esse filme, mas sou pouco ligada à piadas internas americanas, ainda menos ao sistema econômico e às crises deles, então acho que não será tão divertido quanto deveria. O elenco é espetacular, mas o conjunto da obra não me atrai.
    ODEIO como só objetificam a Margot nos filmes em que ela aparece! Isso é tão asqueroso, a mulher é cheia de talento e tudo o que sabem fazer é colocar ela em cenas carregadas de apelo sexual; Esquadrão Suicida vai fazer isso com ela também, ponto negativo pro filme desde já.
    Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oii Nana, tudo bom?
    Deu vontade de assistir esse filme só para ver o Christian Bale com Síndrome de Asperger, mas como também sou de humanas provavelmente passaria 90% do filme boiando, até nos filmes que são feitos pro pessoal de humanas isso acontece imagina só num filme desses, haha.
    http://estantedeumafangirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Christian Bale é o cara! Logo quando vi o trailer desse filme quis assistir só por ele estar lá rs Porém não é um gênero que eu goste muito de assistir, por mais interessante que seja.
    Beijo*
    Ps: Te indiquei em uma Tag lá no meu blog ♥
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, Nana.
    Acho que eu não assistiria esse filme. Acho que ele não é para mim também não. Achei já confuso lendo o que você falou e não tem nada nele que me atraia hehe. Mas quem sabe ele ganhe o Oscar hehe

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde :)
    como vai?
    Como estudante de Administração to doido pra ver este filme.
    Bale é foda (desculpe a palavra). Só de ter ele no elenco já tem que valer a pena :)

    Beijão e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  21. Gostei da dica. Parece um filme bem interessante.

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  22. Nunca assisti esse filme, mas parece ser muito bom, adorei o elenco todo <3 meus amigos me falaram muito bem dese filme :D
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Que pena que não funcionou pra você.
    Mesmo sendo meio confuso, quero muito assistir!
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, Nana! Tudo bem? A premissa do filme não me chama a atenção e seus comentários me fizeram perceber que não devo ver o longa. Adorei a review! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe