Livro: Fangirl - Rainbow Rowell

sábado, setembro 26, 2015

FangirlCath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto.Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?


Toda forma de escrita, vale a pena...


Em Fangirl, Rainbow Rowell nos apresenta as gêmeas Cather e Wren. Ambas estão ingressando na faculdade e Cather, é aquela que decide não desapegar. Já Wren, está pronta para todas as badalações possíveis. A mãe abandonou as gêmeas e elas foram criadas pelo pai e Cather, sempre resumiu seu mundo entre ele e Wren. No máximo tinha um namorado - não tão namorado - Abel. Mas era estranho...

Mesmo não querendo, a faculdade traz uma nova realidade para Cather. Novos amigos - ainda que praticamente implorassem, como Levi - e a libertação da escrita. É. Cather escreve fanfics sobre Simon Snow - qualquer semelhança com Harry Potter não é mera coincidência - é como um refúgio contra o novo, para ela. Wren até a ajudava escrever a fanfic, mas com o novo mundo, decide fugir de parte do ambiente que compartilhava com a irmã.

" Era impossível escrever daquele jeito.
Para começar, o quarto era pequeno demais. Um retângulo minúsculo, amplo o bastante apenas para caber as duas camas além da porta - quando esta aberta, batia na ponta da cama de Cath - e profundo o bastante apenas para espremer duas escrivaninhas entre as camas e janelas. Se alguma delas trouxesse um sofá, estre tomaria todo o espaço restante no meio do quarto." - pág: 29.

Cather é a irmã que é o foco do livro. Creio que minhas palavras deixaram mais que implícito que ela é meio antissocial. Como Wren se distanciou, ela acaba dividindo o quarto com Reagan, na universidade, e a garota é o oposto da personalidade dela. Reagan é típica gótica mal humorada, tão mal humorada que chega ser engraçada. Com ela, vem Levi, que por ser amigo de Reagan, praticamente é outro residente do quarto que as duas dividem. Desde a primeira cena do livro ele fica curioso por Cather e é bacana acompanhar o relacionamento deles, sendo alimentado pouco a pouco por Cather. O ápice é quando ela começa a ler a fanfic pra ele e até um livro. Lindinho! (Levi sabe ler, só não consegue.).

Me surpreendi pelo quanto me identifiquei com Cather, conforme a leitura ia passando. No início, é difícil se apegar ao personagem pois, ela está sempre dificultando tudo e fica como a chata. Mas é só o medo do novo. Assim como tive quando entrei na faculdade. Como emendei logo no fim do segundo grau, foi difícil todo o distanciamento dos amigos de longa data. Demora muito para se enturmar ou às vezes nem acontece. Logo comecei a me sentir sozinha e, nessa época eu descobri o mundo das fanfics, comecei a escrever e conheci tanta gente bacana que tenho contato até hoje. Me vi na Cather toda vez que era 'aula - fanfic - fanfic - aula.' Só que Cather tem medo da realidade. Ela não consegue se valorizar a ponto de fazer os textos do curso - ela cursa Inglês - porque sua mente é voltada para o mundo de Simon Snow. Ela acredita que só pode produzir - adaptando; não criando.

"Cath estava levando as matérias com certa displência. Todos os outros trabalhos pareciam obstáculos que ela precisava transpor para chegar a Simon e Baz.
Uma coisa que resultava de todo esse escrever...seu cérebro não se desligava do Mundo dos Magos. Quando ela se sentava para escrever, não tinha que voltar lentamente à história, esperar se acostumar à temperatura. Ela já estava lá, o tempo todo. O dia todo. A vida real era algo que acontecia em sua visão periférica." - pág: 401.

Rainbow nos lança um Inception de enredos...um livro, dentro do livro, dentro de um livro...Sério! Além do enredo do livro claro, Rainbow espalha partes da fanfic de Cather e do livro que ela adapta (Simon Snow), por toda narrativa. Achei sensacional. Haja criatividade.

Uma narrativa jovial, fácil e diálogos longos. Os jovens de Rainbow Rowell, geralmente, não possuem uma vida cinco estrelas. Mesmo Wren, que chega toda posuda na faculdade, conhece a ascensão e a decadência, o que diferencia 'a vida universitária' cheia de glamour que estamos acostumados assistir/ler em filmes, séries e outros livros. Outra situação que exclui o glamour é quando Cather precisa sair do campus e o medo que ela sente, na hora da volta, sempre acompanhada do celular e com o número de urgência pronto para a discagem.

Fangirl, é uma singela homenagem a qualquer forma de escrita e um belo incentivo aos jovens que sonham incluí-la no seu dia a dia. Arrisque-se, mas não deixe de observar a realidade.

A edição da editora está ótima, eles fazem um ótimo trabalho com os livros da Rainbow.

E gente, essa parte fictícia do Simon Snow agradou tanto, que a Rainbow vai lançar um spin-off de Fangirl chamado Carry On. Pelo que li na sinopse, Simon estará na escola de magia lidando com 299292922 problemas de adolescente quando o sobrenatural [fantasmas, monstros, vampiros...] começa a surgir. Essa será a primeira fantasia da autora e já estou curiosa!

Art [pai das meninas], Wren, Cather, Levi, Reagan e Nick.

Pelo tumblr ou até mesmo pelo Google Images vocês podem encontrar várias fanarts incríveis.

P.S.: Gente, sei que classifiquei Fangirl, nas tags/marcadores da postagem, como Young Adult. Apesar dos conflitos da vida universitária e tals, a própria Rainbow não classifica esse livro como New Adult. Leia a entrevista dela - em inglês - explicando, clicando aqui.

Confiram a versão em vídeo, onde também comentei sobre Ligações.
Se inscreva no canal do Obsession, clicando aqui.


AutoraRainbow Rowell
Título Original: Fangirl
Origem: Literatura Americana
Editora: Novo Século
Tradução: Caio Pereira
ISBN: 9788542803686
Publicação: 2014
Páginas: 424
Série: Sim?
#1 - Fangirl
#Spin-Off - Carry On
O Que Tem?: Gêmeas, Vida Universitária, Conflitos Familiares, Romance, Fanfic

LinksSkoob - Compre - Site da Autora
O Obsession Valley agradece à Editora Novo Século por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

16 COMENTÁRIOS

  1. Olá Nana,
    Já estava interessada em ler esse livro, depois da sua resenha fiquei ainda mais. Ele estava na minha lista de compras da Bienal, mas acabei comprando só Ligações e Eleanor & Park. Todos os livros da Rainbow são muito bem comentados, espero ler Fangirl em breve.

    Bjs.
    Jéssica
    reviewiing.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ok! Já vi que vou ter que ler esse livro, pois só leio elogios!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ooi, tudo bom??

    Amo fanfics, leio e escrevo desde que consigo me lembrar, estou terminando o ensino médio, quase na faculdade. Você pensa, esse livro com certeza é pra mim. Comecei a ler achando que era minha biografia, super empolgada... Odiei, não consegui gostar da principal de jeito nenhum :/ Queria ter gostado mas não deu
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena Mandy :(
      Obrigada por compartilhar sua opinião, sempre bom, também, ler o lado negativo. =D

      Excluir
  4. Fangirl vai ser lançado cá em Portugal no próximo mês :)
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Olá, Nana.
    Acho interessante quando autores fogem do comum, o que acontece ao ser narrado esse lado não glamoroso do colegial. Acredito que isso possa me agradar.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  6. Nana!
    Não li ainda nenhum livro da autora, mas pelo visto, esse exemplar é muito bom e de certa forma divertido.
    Parabéns pela resenha.

    Obrigada pela visita feita ao blog, volte sempre.

    “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.”(Vinicius de Moraes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  7. Oi Nana, sua linda, tudo bem
    A faculdade é bem diferente da escola, eu também achei. É um universo totalmente novo, o problema, é que na escola, pelo menos a minha, passei anos estudando com a mesma turma. Na faculdade, temos matérias, e em cada matéria alunos diferentes. Mas faz parte do crescimento. O pior, é que ela teve que enfrentar tudo junto, a separação do pai, a separação da irmã e ainda a separação dos amigos que tinha na escola. Não deve ter sido fácil. O livro parece ser encantador, tenho certeza de que vou gostar. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Meu último post é sobre Fangirl. Coincidência, não? Hahahaha. Adorei o livro apesar de ser uma leitura mais comum, é bem confortável de se ler.
    Beijinhos!
    Laura - www.abuscaporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Nana!
    Eu era viciada em fanfics, mas por causa do trabalho e de outras atividades (blog!) acabei deixando esse hobby de lado. Mas quero ler esse livro justamente pela personagem ser ligada a esse "mundo".

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nana! Tudo bem? Ainda não li nada da Rainbow Rowell e isso é quase uma vergonha quando eu comparo com a minha vontade louca de ter algum livro dela na minha estante. "Fangirl" está no topo da lista de desejados, adoro a sinopse dessa trama, amo essa capa e sempre fico super empolgada com todas as resenhas que leio do livro. Acho que o que mais me conquistou foi a personagem principal escrever fanfics de HP e eu conheço uma pessoa que passou a adolescência inteira lendo e escrevendo coisas assim sabe... ahahaha a identificação bateu forte e acredito que esse vai ser um dos motivos que irá me fazer amar a história, é o que eu espero! Adorei tua resenha!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Nana,

    Ainda não li nada da autora, quero muito ler mas é falta de tempo mesmo. Adorei sua resenha!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nana.
    Não li nada dessa autora e aparentemente estou perdendo grandes livros.
    Esse me parece mais juvenil.
    Mas esse lance de um livro, dentro de um livro, dentro de um livro me chamou a atenção.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  13. hehehehe parece, no minimo, engraçado! Vou dar uma procurada, porque não conheço nada da autora. Gostei da dica! Beijos

    www.vidacomplicada.com

    ResponderExcluir
  14. Oi! ^^
    Desde a primeira vez em que vi esse livro que coloquei ele na lista de leituras.
    Acho que vou me identificar muito com a personagem. Temos de semelhante o fato de eu ter entrado na faculdade e ainda escrever fanfics (ainda não parei) e viver em um mundo paralelo.. rsrs... até hoje 5 anos depois de formada, mas... eu me arrisco em criações próprias e amo isso!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  15. Oi, Nana! Tudo bem? Ahhhh eu morro de vontade de ler esse livro! Acho a premissa dele genial (adorei isso das fanfics e de terem trechos dela nos livros) e tenho muita curiosidade em conhecer a escrita da Rainbow Rowell! Algo me diz que vou amar esse e os outros livros dela. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe