Livro: Prometo Falhar - Pedro Chagas Freitas

quinta-feira, agosto 20, 2015

Prometo Falhar Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos. A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa . Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal. Prometo Falhar foi o livro mais vendido de Portugal em 2014 e chega ao Brasil com mais de 100 mil cópias vendidas na edição portuguesa.

"O amor acontece quando desistimos de ser perfeitos."


Pensando aqui: Como escrever essa resenha se a sinopse já conta parte do que quero falar? Mas...

"<< A desgraça do mundo é haver números.>>
E amor também." pág: 338.

Sou o tipo de leitora que não se anima com 'grande marketing'. Afinal, a pressão se torna obrigação e não acho bacana iniciar uma leitura com esse tipo de sentimento.

Eis que, com Prometo Falhar foi diferente. O marketing foi grande, por ser uma aposta nova da editora, envio antecipado para os parceiros, etc. Mas sabe quando você abre um livro, quando ele chega, e lê um parágrafo, daí olha o início e lê, lê, lê, lê? Quando se da conta já está com sorriso besta e na metade!

Prometo Falhar, é um livro de crônicas do autor português Pedro Chagas Freitas. Acreditam que ele possui vinte e duas publicações? Pois é! Aqui as crônicas são focadas no amor. Não só da parte de relacionamento amoroso ou do ponto de vista masculino. Há espaço para qualquer amor e qualquer pessoa senti-lo. Há amor de paterno, materno, à primeira vista, aquele do tipo 'idealização no busão', o amor da falta/saudade, pela escrita, pequenas coisas do dia-a-dia...enfim, o autor mostra ao leitor que pode haver alegria e sorriso bobo nas pequenas coisas.

Suas crônicas são deliciosas de ler. Uma escrita fácil, fluída e até divertida. Se o seu sorriso não aparecer por algo bonito, vai aparecer por algo engraçado. A maioria das crônicas tem esse toque de humor adulto, sarcasmo e doçura. Algumas com uma sutil pitada erótica, elevando a beleza de quem recebe suas palavras.

O fato dele alterar o narrador, entre masculino e feminino, foi uma boa surpresa. Trás um pouco mais de familiaridade com as crônicas, pois sinceramente, pelo menos com uma ou duas das situações o leitor deve se identificar. Teve uma que a 'situação', em partes tinha ocorrido comigo. Nem preciso dizer que super banquei a trouxa, idealizando que a 'resolução' ia acontecer comigo também. Sonhar não custa nada, e devanear durantes leituras, também não...

" Não sei o que sou mais sei que sou sua.
Não acredito em amores que façam mal apesar de ter certeza de que todos os amores fazem mal. Amar é ter a certeza de que é melhor dois pássaros voando do que um na mão. Nenhum provérbio sabe o que é o amor." - pág: 122

Foi uma experiência bem agradável ler este livro. É fácil gostar do autor e de sua escrita. Talvez o número de páginas não lhe agrade ou lhe passe a impressão de repetição. Mas é um ótimo pedido para sair da zona de conforto, caso você não seja um leitor habituado com o estilo. Claro que não posso sair copiando todas as partes do livro, que gostei e por aqui. Porém, posso citar que as crônicas relacionadas ao amor pela escrita, foram minhas favoritas, com passagens que fixaram mais na minha mente.

E nossa, na página final, ele agradece uma super galera. Só não consigo tirar da minha cabeça: 'Quem é Bárbara? Criatura sortuda, do caramba!'

A editora optou por uma diagramação simples. Sem letras desenhas, marcações de capítulos...tudo bem simples.Sabe o que pensei? Que estava lendo anotações do autor, mas sem rabiscos. E a capa nem comento. Linda!

Dizem que quem não sente amor, não flutua né?

Assistam comentários em vídeo:



Se inscrevam no Canal do Obsession PLEAAASE:

Autor: Pedro Chagas Freitas
Título Original: Prometo Falhar
Origem: Literatura Portuguesa
Editora: Novo Conceito
Publicação: 2015
ISBN: 9788581637495
Páginas: 400
Série: Não
O Que Tem?: Romance, Literatura Portuguesa, Crônicas
O Obsession Valley agradece à editora Novo Conceito, por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

13 COMENTÁRIOS

  1. Oi Nana!

    Sua resenha me deixou bem curiosa, quero muito ler esse livro. Já eu não gostei tanto assim da capa.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. recebi o livro, mas confesso que eu não dei a ele a devida atenção ainda... quero lê-lo em um momento muuuuuito especial
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    já ouvi falar muito deste livro e ainda não sei o que pensar dele rsrsrs
    Parece ser bom, mas não sei se vou gostar, neste caso, só lendo para saber rsrsrs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nana! Tudo bem? Eu adoro crônicas e as do Pedro parecem ser bem diferentes das que eu estou acostumado a ler. Tipo, geralmente as crônicas são só o autor narrando, não há essa mudança de perspectiva. Esse detalhe me chamou bastante a atenção e me fez ficar com ainda mais vontade de ler a obra! :) Adorei a resenha!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei a capa incrível mesmo. Tambem evito livros com graande alarde, mas que bom que a surpresa foi boa :))

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  6. Oi Nana! Eu vou demorar para terminar o livro, quero ler aos poucos e apreciar cada crônica , mas pelo que já conferi, vou refletir muito, pois os textos estão mexendo comigo em vários aspectos.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Poxa, estou esperando o meu chegar. Quando ler quero reler seu post
    :)

    ResponderExcluir
  8. Eu também não costumo ler esses livros de sucesso. Não por vontade própria, pelo menos kkkk só pra ter o que comentar também. Prometo falhar definitivamente não é meu tipo de leitura, já pelo gêmero. Mas que bom que você gostou e acabou se surpreendendo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Uma curva no tempo", vem conferir!

    ResponderExcluir
  9. Oii Nana

    Depois do John Green (que me decepcionou muito) eu tb evito livros com grande alarde, mas achei empolgante a sua resenha sobre esse. Esse autor é muito conhecido das blogueiras portuguesas e notei que gostam muito dele, fico feliz de ver que ele tb está agradando por aí no Brasil. Achei a capa do livro super linda e fiquei curiosa para conhecer melhor o trabalho desse autor

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  10. Naaaana, sua linda! <3
    Adorei demais a sua resenha! Carambolas, foi a primeira resenha que eu li desse livro. Antes, eu tinha só visto "propagandas". Não achei que o livro tinha todas essas facetas maravilhosas que você me apresentou.
    Adoro crônicas. JÁ QUERO um exemplar desse livro. Amor é meu tema preferido e acho que as possibilidades e os modos de falar sobre ele são inesgotáveis.

    Beijo, moça!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  11. Olá Nana,
    Adorei a resenha, está incrível.
    Tenho muita vontade de ler esse livro e sua resenha está tão apaixonada.
    Não costumo ler crônicas, pois sempre achava que faltava algo, mas, de uns tempos pra cá, tenho gostado até demais haha.
    Acho, apenas, que o número de páginas assusta mesmo, mas isso não desmerece o tanto que quero ler.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Nanaaa! Saudades! Não sabia que você tinha canal, agora sei e você já ganhou uma nova inscrita! <3 Eu recebi o livro do Pedro, mas até agora não tinha dado a devida atenção a ele! D: Sua resenha linda me deixou com vontade de mergulhar nessa leitura e será justamente isso que farei assim que sair da internet! Beijos!

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Nana. Tudo bem?
    Prometo Falhar está na minha lista de leituras para os próximos dias.
    Eu adorei sua resenha, super delicada. Me deixou com muita vontade de ler o livro.
    Eu adoro crônicas, especialmente quando o tema é o amor.
    Adorei saber que o livro alterna o narrador. Adoro isso.
    Concordo com você: essa capa é lindaaa!!
    Enfim, bela resenha.
    Beijos!

    Priscila Gatti
    http://www.lostgirlygirl.com/

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe