Livro: Ser Clara - Janaina Rico

sábado, junho 13, 2015

Ser ClaraClara é uma jovem brasiliense, de 27 anos, que está envolvida com os preparativos do casamento de sua melhor amiga, Laura. Durante a festa conhece um médico rico e famoso, o homem dos sonhos de qualquer mulher. Porém, acaba se envolvendo com um colega de adolescência. Mal sabe ela os obstáculos que viverá pela frente, tais como uma sogra desesperada e até mesmo tentativas de assassinato, até que consiga decidir o que quer da vida. Trata-se de um livro de linguagem simples e atual, que descreve o cotidiano, os sonhos e as aventuras de uma mulher vivendo entre a realização de uma vida independente e o desejo de conhecer e viver um grande amor.
Lembro que quando abri o blog, Ser Clara era um dos livros nacionais mais divulgados daquela época. Então, nesse ano a Janaina o disponibilizou no Wattpad, não ia perder a oportunidade, né?

Conhecemos Clara durante o casamento de sua melhor amiga Laura e de cara notamos que o noivo não deve ser flor que se cheire, pois nossa protagonista não vai com a cara dele. Durante a grande noite da amiga, Clara conhece João Thomas. Acabam iniciando um relacionamento que vira a vida da moça do avesso.

" Mas de repente, dei conta de que para que eu pudesse amar um, não poderia amar o outro. Isso me deixava muito triste porque eu queria os dois..." Capítulo 24.

Clara tem 27 anos, mora em Brasília. É uma jovem moderna e independente. 
Professora, desprendeu dos pais e mora sozinha...Ah! E tem uma autoestima de causar inveja!

O relacionamento com João Thomas é a base do enredo, pois daí parte a grande transformação da personalidade dela no decorrer da leitura. Começando pela sogra megera, lidando com a perda da independência aos poucos e se juntar a alguém, encarando ameaças por estar com João Thomas e...evitar tentações. A grande tentação se denomina Léo, uma antiga amizade da infância e que Clara não resiste. E todos esses momentos Clara divide com Laura, que também renasce durante a narrativa depois de um casamento frustado.

Ser Clara é um chick-lit que certamente vai incomodar leitores que esperam uma protagonista certinha. Clara está longe de ser perfeita e se você nunca esteve dividido entre dois amores, certamente conhece alguém que sim e fez algumas burradas. Quando pensamos que a trama ficará mastigando na indecisão da moça, ela é agitada pelas ameaças e tentativa de assassinato rondando a protagonista. Então, ela se junta a Laura e as duas bancando as detetives só confirma o quão é importante ter um amigo em livros do gênero.

"Minha vida estava longe de ser aquilo que eu queria, mas ao mesmo tempo, estava muito perto. Analisando, friamente, não tinha o menor motivo para achar que deveria mudar muitas coisas; e tinha todos os motivos para achar que devia mudar tudo. Tinha alguma coisa errada. O problema é que não conseguia identificar o quê." Capítulo 32.

Contudo, ao chegar perto de finalizar, um dos carinhas é deixado de escanteio, como se não tivesse sido importante. Pelo menos, foi o que senti e achei estranho já que ela sempre se lembra dele boa parte do livro quando está carente e praticamente se declara. Que ela não ficasse com ele, mas ele merecia um final melhor, com um pouquinho mais de destaque. E tudo fica oculto, somente um deles sabe do outro - cara - acho que era um ponto bacana para movimentar a trama, um tico mais.

A narrativa é em primeira pessoa e certamente diverte, deixando um clima mais íntimo para o leitor. E acho a ideia da capa bacana, com esse contraste de menina mulher. 
Essa que usei e a outra da Underworld (clique aqui e veja), definem bem a Clara!

Ah! O livro ainda está lá no Wattpad!
Não sei até quando a autora deixará, mas clique aqui e aproveite.
Ela também está postando seu outro livro, Apimentando. Clique aqui e leia também.


Autora: Janaina Rico
Origem: Literatura Brasileira
Editora: Amazon/Underworld
Publicação: 2012/2013
ISBN: 9788599803738
Páginas: 388
Série: Sim
#1: Ser Clara
#2: ?
O Que Tem? Humor, Romance, Mulher Moderna


Links: Skoob - Compre - Site da Autora

You Might Also Like

16 COMENTÁRIOS

  1. Oie Nana,
    Em primeiro lugar preciso dizer que adorei a forma que você usa nas suas resenhas.
    Eu amo livros chick-lit, adorei a sinopse, ainda mais quando vovê comentou que nem tudo gira em torno dessa indecisão da mocinha, pois eu acho que os livros que puxam apenas para esse lado muito tediosos. Sobre o personagem que foi deixado de escanteio, não sei muito o que dizer, pois não li, mas fico frustrada quando o autor faz isso com um personagem que teve uma grande relevância na história.
    Gostei muito do que o livro promete e vou ler no wattpad, aproveitar enquanto estar no ar!
    Ps: Estou seguindo o blog!
    Beijos
    Carol
    http://diariodeumalivromaniaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana ♥ ♥ ♥
      Leia sim e quero saber sua opinião depois.

      bjs

      Excluir
  2. Oi Nana! Eu ainda não li nada da autora, mas adoro um chick-lit e o melhor foi saber que há este lado de assassinato inserido na trama, é diferente e isso foi um ponto positivo para me deixar interessada. Gostei mais desta capa.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Nana antes de mais nada agradeço sua presença e comentário lá no blog. Acho essencial essa troca de atencaoentre blogueiras. Obrigada!!!
    Gostei de saber sua opinião sobre esse livro da Janaina Rico. Já li anos atrás e gostei muito. Tenho apimentado mais ainda não li. Enfim acredito que a Janaina sabe o que faz e escreve de um jeito envolvente e empolgante. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nana! Tudo bem? Lembro também que quando comecei a blogar, "Se Clara" estava sendo muito divulgado e comentado, na época ele tinha entrado na minha lista de desejados, mas com o tempo acabei esquecendo que estava por lá... Faz tempo que não leio um chick-lit e quando a protagonista não é certinha, a história pode ser ainda melhor! O único receio que tenho nesse livros é a inconstância das personagens, mas curti saber que há um mistério ali no meio, fiquei bem curiosa com esse ponto. Espero gostar do livro. Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nana, bem interessante a história. Adoro chick lit e gosto também quando a protagonista não é perfeitinha. Fica mais real, né? ;-) E acho que essa história dela e da amiga bancando "as detetives" vai render boas histórias. Será que tem livro físico ou é só virtual mesmo?

    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se ela ainda ta trabalhando com físico, mas na Amazon tem o e-book.
      Dê uma olhada no site dela: http://www.janainarico.com.br/site2/

      Excluir
  6. Oi Nana!

    Que resenha maravilhosa! Adoro Chick lit e esse parece ser legal, a protagonista e as amigas devem render boas risadas! hahahaha
    quero ler!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi nina!
    Eu não conhecia o livro, nem a autora mas eu me interessei muito. Confesso que eu tenho um pé atras com leituras do Wattpad, mas acho que darei uma chance, já que recomendou! Como parece ter uma comediazinha o livro chamou minha atenção
    Já estou seguindo seu blog, é lindo aqui! Ficarei feliz se puder retribuir!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nana, sua linda, tudo bem?
    Eu gosto de livros que explorem a natureza humana, então, quanto mais defeitos o personagem tiver, mais eu me interesso. Vou ficar muito triste se ela trair o namorado, não aceito traições. O que chamou muita a minha atenção, foi a relação de amizade e esse mistério todo que elas irão investigar, adoro!!!!!! Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. É a primeira vez que vejo algo sobre a obra.
    A história me parece muito legal, o enredo é bem interessante e a mudança da personagem é uma boa experiência para o leitor, acompanhar isso. Mas não sei se leria.
    Sua resenha ficou ótimo!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie Nana =)

    Não li nada da Janaína Rico, mas confesso que ando um pouco cansada dessa temática HOT.
    A premissa parece até ser interessante, mas não é o tipo de leitura que eu busco no momento.
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Mudou o layout. Ficou lindo. Tenho muita vontade de ler esse livro desde que lançou. Não sabia que estava no wattpad. Já adicionei, tomara que de tempo de eu ler hehe. Adoro um chick-lit ainda mais se for com protagonistas não convencionais.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia esse livro, mas eu amei a capa e o enredo é muito interessante. É o tipo de livro que eu adoraria ler.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Nana! Eu quero muito ler os livros da Janaina Rico, já escutei MUITOS elogios, o negocio é que ta ruim sair das parcerias no momento, mas está na minha lista! Amei a resenha! Beijos
    Ótimo trabalho!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-bom-dia-sr-mandela-zelda-la.html

    ResponderExcluir
  14. Ola! Tudo bem?
    Esse livro parece interesante e tenho vontade de lê-lo.
    Gostei muito da sua resenha.
    Beijos e boas leituras! :)
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe