Livro: Se Eu Ficar - Gayle Forman

quarta-feira, setembro 10, 2014



Se Eu FicarDepois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.


Uma sinfonia entre a vida e a morte...



A jovem e violoncelista Mia de dezessete anos sofre um terrível acidente, que não só a afeta mas também, a sua família. Ela está em coma, porém sabe tudo o que aconteceu e acontece, em volta, e as lembranças de sua vida parecem lhe impulsionar para uma decisão: ficar ou não?

" Embora ela tenha adquirido gosto pela música clássica ao longo dos anos, não é lá uma plateia que se sente sempre deleitada com a minha maratona de ensaios." - pág: 11

Mia estava com seu futuro planejado antes do acidente. Iria para uma faculdade renomada, orgulharia seus pais e mesmo aparentando resistência em ficar longe da namorada, Adam (que tem uma banda de rock) também estava feliz por ela.

Sua melhor amiga Kim, seus avós, todos estavam ali para lhe dar suporte. Contudo, seu futuro não tem importância agora. Enquanto está em coma, as lembranças dos entes perdidos e aqueles que poderá perder, dependendo de sua decisão, lhe invadem e em nada ajudam. Será que Mia se dará uma segunda chance?

Quando comecei a leitura de Se Eu Fica', logo imaginei que seria rápida, de um dia, pelas poucas páginas. Porém, é uma narrativa que lhe pede descanso para digerir os acontecimentos e deixar a música lhe invadir. Sim, a música. Ela é presente em toda leitura. A maioria dos personagens têm algo relacionado com ela, e é uma delícia de acompanhar.

" ... Mas a Mia que está aqui, nesta noite, é a mesma por quem me apaixonei ontem e a mesma que vou amar amanhã. " - pág: 85."

O acidente acontece logo nas primeiras páginas e então, Mia entra em coma. A partir daí, o leitor começa a acompanhar lembranças da personagem, o que faz a narrativa intercalar entre o passado e o presente. Isso tem um lado bom e ruim: O bom é que necessita-se para conhecer a história da personagem e nos apegar à ela, entendendo o que a perda a faz sentir. O ruim é que pode ser cansativo e um pouco estressante para os mais afobados. Mas é assim que Gayle usa sua escrita em primeira pessoa, para te emocionar, jogando belos momentos de Mia ao lado de sua família e em especial, o irmãozinho Teddy. As cenas entre os dois, foram as que mais me deixaram tocada.

E em vão, tive esperança de que o sofrimento de Mia fosse se amenizar um pouco, assim como deduzi e julguei com falha alguns caminhos da leitura. Ainda bem pois, não troco o arrepio que senti ao finalizar a leitura, por nada!

"...Mas eu entenderia se você escolhesse o amor, o amor do Adam em vez do amor pela música. Seja qual for sua escolha, vai sair ganhando. Assim como também vai sair perdendo. O que eu posso te dizer? O amor é uma merda." pág: 175.

E não posso deixar de comentar a arte gráfica do livro que achei encantadora. As notas musicais presente em cada página. Ótimo trabalho da editora! Não costumo gostar da 'capa poster de filme', porque às vezes nem passa a mesma coisa. Porém, foi uma boa escolha e mal posso esperar para assistir a adaptação.

No final do livro ainda temos entrevista com os atores principais e uma prévia do próximo livro Para Onde Ela Foi. Não aconselho pesquisarem a sinopse dele, sem antes ter lido esse!

" Não sei se depois que você morre consegue se lembrar das coisas que aconteceram com você ainda em vida. Há um sentido meio lógico que nos faz pensar que não, não lembramos. Que estar morto é como o estado em que nos encontramos antes de nascer, ou seja, um amontoado de coisas inexistentes. Mas, para mim, pelo menos, os anos que antecederam meu nascimento não são um branco total." - pág: 179.

Autora: Gayle Forman
Título Original:  If I Stay
Origem: Literatura Americana
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635415
Tradutor: Amanda Moura
Publicação: 2014
Páginas: 224
Série: Se eu Ficar
#1 - Se eu Ficar
#2 - Para Onde Ela Foi
O que tem? Drama, Perda, Música, Relacionamento Familiar

O Obsession Valley agradece à editora Novo Conceito por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

33 COMENTÁRIOS

  1. Oi Nana, estou super curiosa para ler esse livro. Ele é mesmo curtinho e eu gostei bastante da capa do livro igual à do filme. Acho que essa montagem com imagens e rostos ficou incrível. Espero gostar tanto quanto você.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. promete ser um dos grandes lançamentos da editora! estou curiosa! fico arrepiada com o trailer do filme e principalmente a Gayle inova com seu enredo!!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,
    Como vai?
    Quando eu vi a sinopse do livro eu me interessei mas agora que li tua resenha eu NECESSITO ler este livro :)
    Faz tempo que não leio nada :(

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  4. O final.... AH O FINAL!!!!! Meu Deus! Fiquei doida pra ler a continuação depois daquele final e depois de ler o primeiro capítulo do segundo livro :'((( É muito bom mesmo e mesmo sem ter me emocionado, gostei bastante da estória, do drama, dos elementos musicais. Essa edição tá lindinha mesmo ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Parece uma leitura gostosa, mesmo sendo um drama tão denso. Afinal, sofrer um acidente e mexer com toda a família deve ser complicado.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
  6. Oi Nana, tudo bem?
    Ótima resenha. Estou querendo muito ler este livro antes de assistir ao filme. Tanto que nem fui ao cinema ainda. Estou conseguindo resistir a curiosidade bravamente. lol
    Espero me encantar tanto com o livro quanto você.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi Nana, tudo bem?
    Comecei a leitura desse livro hoje, e já imagino que vou derramar algumas lagrimas. Espero gostar tanto quanto você.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  8. todo mundo falando tão bem desse livro *U*
    quero mt ler o meu, mas to sem tempo ultimamente e tals.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li o livro e nem assisti ao filme que lançou recentemente, mas só ouço as pessoas falarem tão bem o tempo todo que eu acho que vou dar uma chance.

    Beijos,
    Livro de Memórias

    ResponderExcluir
  10. Eu pretendo ler esse livro e logo depois ver o filme. Mas não quero ler tão já. Geralmente quando vejo muito comentário em cima de um livro como esse, eu me decepciono. Por isso prefiro esperar para ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Aw, acho que maior parte da minha curiosidade com esse livro é esse envolvimento com a música, sempre trazem uma emoção maior à história! Adorei sua resenha, vou amanhã mesmo assistir o filme :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "A Ira dos Anjos" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bom??
    Aiii, eu necessito ter esse livro!!! *.*
    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei bastante desse livro e já estou mega ansiosa pela continuação, pena que tanta gente disse que nem é boa.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Esse é um livro que quero ler logo, deveria ter comprado já, mas acabei deixando pra depois, rsrs
    Beijos, linda.

    www.rabiscando.org

    ResponderExcluir
  15. Me interessei pelo livro, a resenha foi ótima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá tudo bem? o filme chegou aos cinemas e eu nada de ir ver, pois eu quero e preciso ler o livro antes! Mas graças aos deuses dos livros ele é meu próximo da fila =D espero amar tanto quanto você sei que vou me emocionar.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  17. Oi Nana

    Eu esperava bem mais desse livro. Não só por causa da recente adaptação, mas porque ele já era bem comentado desde sua primeira publicação por aqui.
    Achei a leitura legal e tudo mais, mas peguei birra com Mia e esse foi só um dos meus problemas durante a leitura. Mas tô super curiosa para saber o que vem no próximo livro.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  18. Que bom que gostou do livro. Eu acabei de comprar ele e estou esperando chegar.
    Não dá para ver o filme sem ter lido o livro né..rs
    Eu também costumo gostar de capas que não sejam do filme.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie Nana =)

    Infelizmente não consegui me emocionar tanto com o livro, como eu pensei que ia me emocionar. A verdade é que sofri bem mais assistindo ao filme rs...
    A história é bonita, mas acho que a forma como ela é narrada ao mesmo para mim pareceu muito superficial.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  20. Tenho muita curiosidade de ler esse livro, pois muita gente diz que é perfeito.
    Talvez eu veja o filme e quando tiver money compre o livro rs.
    Adorei a resenha. :)
    Resenha #166 - A Namorada Do Meu Amigo - Graciela Mayrink.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Eu assisti o filme no Sábado, e adorei a história, acho que vou ler o livro já que tem uma continuação também. A história me envolveu bastante, a adaptação ficou ótima, e olha que eu fui assistir sem grandes expectativas.

    ResponderExcluir
  22. Oi Nana! Achei o livro legal, mas não me deixou emocionada como eu esperava, já o filme eu amei, este sim saciou todas as minhas expectativas. Estou curiosa para ler a continuação.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  23. Oi Nana, tudo bem?

    Acho que esse livro está dividindo opiniões. Muita gente se emocionou com a leitura, mas outros falam que não conseguiram se sentir assim tão tocados. Quero ler o livro antes de ver o filme. Vamos ver o que eu vou achar. Sobre a capa, sempre vou ser contra capas de filmes. Ainda mais que o segundo volume dessa série tem a capa original e o primeiro não >.<

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  24. Quero muito ler esse livro e também assistir ao filme! Parece ser uma história muito forte e comovente, algo que estou precisando muito no momento.
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  25. Oi Nana :)

    Eu até gostei do livro, e o fato dos flashbackes nem me incomodaram tanto... O que me deixou intrigada foi que Mia perdeu toda a sua família e só consegue pensar em: E se eu ficar? Tipo, tudo bem, mas eu acho que eu estaria sofrendo muito mais por ter perdido meus pais e meu irmão, sabe? Faltou uma dosagem extra de drama.
    Que bom que gostou, eu também gostei :)

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Nana!
    Esse livro parece ser emocionante! Quero ver como é a narrativa com música, fiquei curiosa! Ainda bem que já tenho meu exemplar, agora preciso começar a ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  27. Nana, taí um livro super comentado na blogosfera... todo mundo falando que é bom e que vale a pena ser lido. Acho que tô conseguindo tirar a cisma, porque até pouco tempo através eu estava mesmo receosa, já que li um livro mais ou menos parecido há alguns anos e acabei não gostando muito. Mas enfim, acho que vou dar uma chance.
    Adorei a resenha!

    Abraços.
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Oi, Nana! Tudo bem?
    Eu estou super louca para ler esse livro, mas andei lendo umas resenhas um pouco negativas e acabei me decepcionando :/ De qualquer forma, gosto da proposta da história, gosto de livros que me emocionem e se ele fizer isso, a leitura será super proveitosa! Curti sua resenha! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Nana.
    Ótima resenha. Parece que todo mundo gostou desse livro, menos eu UAHSUA Sério, só vi resenhas positivas até agora, ta difícil. Enfim, que bom que sua leitura foi proveitosa.

    Beijos, Vanessa
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Nana!
    Eu dei a mesma nota que você para o livro! kkk
    É um bom livro e eu me encantei por Adam e Mia. Ainda não vi a adaptação, mas estou doida pra ver. Espero que não tenham mudado a escolha dela no final, porque adoram fazer isso nos filmes né? kkkk <3
    Eu achei só que a história poderia ter mais profundidade, ser mais detalhada, em alguns momentos senti que a autora correu demais.
    Mas é um ótimo livro e que nos faz pensar.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Nana...

    To louca pra ler esse livro! Vai ser uma das minhas próximas leituras, com certeza. Ainda não vi o filme, vou ler primeiro o livro.
    Adorei a resenha!

    Beijos

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Eu amo esse livro e achei que fora a capa, que eu referia a original, a Novo Conceito fez um trabalho muito bom. Tinha lido a edição da Rocco e adorei reler esta e ver o filme, que é bem fiel para mim.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  33. Awn eu também tenho a mesma opinião sobre capas com o poster do filme mas eu gostei bastante do trabalho que fizeram com esse livro. Porém vou confessar que esperava mais.. De vez em quando achava a leitura bem cansativa e esperava mais ação. Mas eu quero ver o filme pra ver o que tem de diferente hahaha

    http://quasedemanha.com

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe