Livro: Brilho - Amy Kathleen Ryan

segunda-feira, agosto 25, 2014

Mais fascinante trilogia desde Jogos Vorazes. A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação.

 

“Olhou para o display do vídeo do hangar a estibordo, fantasmagórico e vazio, com a porta do airlock fechada. Não havia ninguém lá. Ampliou a imagem para procurar algum sinal, qualquer que fosse, de sua mãe. E o que viu o deixou alarmado. A nave auxiliar em que ela havia entrado se fora. Não estava mais lá. Devia ter partido durante o conflito.”

A Terra já não é mais um lugar onde os humanos podem habitar e, por esse motivo, temos a New Horizon e a Empyrean, duas naves e seus vários humanos, com a esperança de salvarem sua espécie e viverem em uma Terra Nova.

Para isso é necessário que continuem se mantendo e reproduzindo ao longo da jornada. Tudo correria normalmente se a missão de conceber descendentes, para povoar a Terra Nova, não estivesse em risco a bordo da New Horizon. Com a New Horizon passando por suas dificuldades, a Empyrean terá as suas ao notar que a nave está muito mais próxima do que deveria estar. A partir daí, é notável o quão emocionante a leitura se torna.

A narração é dividida entre Waverly e Kieran, portanto, temos a oportunidade de estar em duas naves ao mesmo tempo logo após o ataque da New Horizon – que teve como objetivo tomar posse das meninas da outra nave – a Empyrean.

Waverly, nossa protagonista, é uma personagem muito carismática - no começo do livro, ingênua - mas com os acontecimentos repentinos e por ser uma das meninas mais velhas, seu amadurecimento é notável em meio às situações em que é submetida. Kieran é observador e questionador. Notamos como o personagem cresce, porém de forma diferente. Tendo em vista que todos a bordo da New Horizon são religiosos e a maioria a bordo da Empyrean são ateus, podemos ver como algumas pessoas distorcem ou dão argumentos que as pessoas esperam ouvir. Como saber o que é certo e o que é verdade?

Ao começar a leitura é nítido o clima romântico entre Waverly e Kieran, porém o livro não se prende a isso. Outros fatos tão importante quanto, são explorados e seu desfecho deixa muitas pontas soltas. Um gostinho de quero mais e aquela ansiedade pela continuação floresce de imediato.

“Os outros garotos olharam para Kieran e, ao menos dessa vez, via-se um temor real nos olhos deles, em vez de raiva. Até mesmo Seth estava com os olhos arregalados e mordia os lábios, que estavam pálidos.”

Primeiro livro da série Em Busca De Um Novo Mundo, possui uma capa de chamar a atenção, bem brilhosa, literalmente. O trabalho feito no livro, sua diagramação, foi muito bem elaborado. 

As páginas pretas repletas de estrelas foi o que mais me chamou atenção e citações de William Shakespeare, Oscar Wilde e outros, nos acompanham durante a leitura.

Autora: Amy Kathleen Ryan
Título Original:  Glow
Origem: Literatura Americana
Editora: Geração Editorial
ISBN: 9788581300733
Tradutor: Ana Death Duarte
Publicação: 2013
Páginas: 354
Série: Sky Chasers / Em Busca de Um Novo Mundo
#1 - Brilho
#2 - Centelha
#3 - Flame
O Que Tem?: Distopia, Romance, Fantasia

O Obsession Valley agradece à editora Geração Editorial por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

11 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Leticia!

    Eu não sei se leio esse livro, porque estou um tanto quanto receosa em relação a ele. Acho que é porque eu quase nunca leio ficção científica e tal.

    Beijão!

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse comecinho que você explicou me lembrou um pouco o livro/série The 100, mas acho que não tem nada a ver haha. Achei bem positivo esse fato de a autora não se prender muito ao romance; ás vezes o potencial das histórias são desperdiçados por abordar tanto a relação do casal, e deixar o resto de lado. Adorei sua resenha, esse livro parece ser mesmo muito bom!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem review da Bienal do Livro no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  3. Sabe, eu não sou muito chegada em distopias...pois é, hehe, mas com taanta gente elogiando os livros desta autora, não tem como não ficar com vontade de ler né gente....

    Vanessa Meiser - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    por causa da capa tenho curiosidade em ler este livro.
    Gostei da resenha. Parece ser um bom livro para passar o tempo

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. oi ;)
    Eu amei mutio esse livro! Eu confesso que quando eu comprei foi impulsionada por essa capa, super linda! Depois quando o livro chegou e eu vi os efeitos de brilho me encantei mais ainda! Eu descobri ontem que já tinha sido lançado a capa de Centelha, qro mto ler ><

    tem postagem nova no meu blog
    te espero por la!
    bjinhus

    Dudi

    ResponderExcluir
  6. Hey!

    Fico feliz em saber que o livro não fica preso ao romance, porque ele tem muito potencial pra ficar só no mimimi do casal. A capa é linda mesmo. Minha resenhista lá do blog já leu o primeiro e tá lendo o segundo, e vive falando que eu tenho que fazer o mesmo haha. Quando estiver com as leituras em dia darei uma chance.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto esse livro em vários blogs e gostei bastante da dica
    Parece ser uma série bem interessante
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiee.

    Ainda não tive coragem de ler este livro, mas se vier a ler a série eu espero gostar muito.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Leticia,
    Acho essa capa linda!
    Adoro uma distopia e a premissa desse livro sempre me chamou atenção, apesar de não ter tido a oportunidade de lê-lo ainda.
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Quero ler esse livro, além de ter gostado da capa, a sinopse me chamou a atenção e que bom que você gostou do livro, pelo que eu vi parece que o segundo já foi lançado.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/2014/08/resenha-o-pentagrama.html

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Faz tempo que quero ler este livro! Esses dias vi a continuação na livraria e fiquei louca de vontade de trazer pra casa *-*
    Assim que eu tiver tempo e recursos ($$) esse será o primeiro livro que comprarei!
    Beijos <3

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe