Livro: Os Pinguins do Sr. Popper - Richard Atwater e Florence Atwater

quinta-feira, julho 24, 2014

Em 'Os Pinguins do Sr. Popper' O Sr. Popper, pintor de paredes, tem um sonho: ser um intrépido explorador na Antártica e viver entre seus animais favoritos, os pinguins, ao lado de seu grande herói, o almirante Drake. Ele fica completamente admirado quando o almirante responde a uma de suas cartas e lhe envia uma encomenda com... um pinguim! Um pinguim de verdade! Logo o bichinho ganha uma companheira, e antes que se dê conta o Sr. Popper tem um rinque de patinação no gelo em seu porão e uma dúzia de lindos pinguins vivendo em sua casa. Quase sem dinheiro para alimentar a família e com uma dívida cada vez maior por conta de compras e mais compras de peixe fresco e camarões, o que o criativo Sr. Popper poderia fazer? Treinar seus pinguins e colocar o pé na estrada com um belo espetáculo, é claro! Uma história inesquecível que se tornou o clássico mais querido de várias gerações de leitores, convidando-os a imaginar, sonhar e acreditar que, sim, tudo é possível.

"- Você nunca se cansa de ler sobre o polo Sul? - Não, nunca. É claro que eu preferiria viajar para o polo Sul a ler sobre ele. Mas ler é a segunda melhor opção.”

Na cidade de Água Mansa vive o pintor de paredes Sr. PopperEm uma pequena casa, mora com sua esposa e seus dois filhos. O fim da primavera para o Sr. Popper significa que a temporada de trabalhos terminou e terá de viver com sua família contando com as economias que foram feitas nesse período, até que o Sr. Popper retorne ao trabalho.

O Sr. Popper sempre lia algo sobre a Antártida, estava sempre assistindo a filmes sobre o assunto, era o que o mantinha ocupado em suas “férias”. E no rádio, ouvia o programa de seu ídolo, o Almirante Drake, que estava na Antártida. Um dia resolveu enviar uma carta para o almirante dizendo o que achava sobre os pinguins, e não poderia sentir-se melhor quando ouviu o almirante responder sua carta no rádio dizendo que enviara uma surpresa para Sr. Popper. Ficara tão ansioso que nem imaginara que era um pinguimaté que receber o pacote em casa.

A criaturinha, que recebera o nome de Capitão Cook, tão fofo, logo conquistou toda a família Popper. No inicio houve dificuldades com o clima quente, o que logo foi resolvido com o refrigerador. A cada dificuldade, os Poppers davam um jeito de contornar a situação. Alguns dias se passaram e era notório que Capitão Cook sentia-se sozinho, foi então que ao procurar ajuda em um zoológico, receberam mais um pinguim em casa: Greta. O casal de pinguins não poderia esta mais feliz e logo Greta colocou 10 ovos. As coisas voltaram ao normal novamente.

Havia, no entanto, um pequeno problema, se já era difícil manter a família com as economias, como manteriam também, os pinguins, que elevavam muito os gastos? Foi então que Sr. Popper teve a ideia de treinar seus pinguins e leva-los aos teatros de todo o mundo. Cada vez mais “Os Pinguins do Sr. Popper” faziam mais sucesso e ficavam mais conhecidos e a família não tinha mais problemas econômicos.

Com um texto fluido, Os Pinguins do Sr. Popper é um livro muito gostoso. De fato, ótimo e encantador, apesar de ser um livro voltado para o público infantil, recomendo para qualquer um, não importa a idade. Nunca é tarde para acompanhar as aventuras desses pinguins amáveis junto com os Poppers.

"Ele tinha conseguido retirar as tábuas externas e parte da embalagem - uma caixa de gelo seco - quando, das profundezas da caixa, de repente se fez ouvir um débil 'ork'. Seu coração parou."

Diversão garantida pra toda família também através da adaptação cinematográfica, que fora lançada em 2011, denominada 'Os Pinguins do Papai'. No filme, contamos com Jim Carrey como Tom Popper. Diferente da obra literária, Popper é um homem de negócios, especialista em comprar imóveis antigos com o intuito de que sejam demolidos para a construção de edifícios modernos. Popper recebe um pinguim da herança deixada por seu pai e, ao perceber como seus filhos gostaram da ideia de ter um pinguim, decide ficar com o bichinho a fim de se aproximar dos filhos e logo vê seu apartamento de pernas para o ar.
Confiram ao trailer:



Assisti ao filme várias vezes antes de ler o livro e posso dizer que não tive dificuldades na leitura. Como há muitas diferenças entre a adaptação para cinema e o livro , às vezes acontece, o que não foi o caso aqui. Quando o assunto é adaptação de algum livro pro cinema, sempre vejo comentários sobre como o filme estragou a história do livro, porém, Os Pinguins do Papai é uma comédia tão boa no livro quanto no filme e, talvez, por isso eu não saiba dizer qual me agradou mais.


Cena do filme 'Os Pinguins do Papai'

As duas obras, com suas diferenças, me arrancaram boas risadas com as aventuras hilárias desses pinguins junto da família Popper.


Autores: Richard Atwater e Florence Atwater
Título Original: Mr. Popper's Penguins
Origem: Literatura Americana
Tradutor: Flávia Souto Maior
Editora: Intrínseca
Publicação: 2011 / Originalmente: 1938
ISBN9788580570571
Páginas: 144
Série: Não
O que tem? Crianças, Família, Pinguins

You Might Also Like

17 COMENTÁRIOS

  1. Awwwwwwwnnnnnnnnn que fofuraaaaaaaaaa!!! Que bom que o filme não interferiu na leitura, isso acontece muitas vezes e não é muito legal.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aiii deve ser muito gostoso mesmo de ler!
    Parece ser uma graça hahahahaha.
    Nunca vi esse filme acredita?? E toda hora passa na TV hahhahahaha. É uma fato, filmes sempre fogem um pouco de como são os livros kkkkkk. Mas que bom que nessa caso não é desastroso hahaha.
    Beijosss

    just-light.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu já assisti o filme e confesso que não me animei tanto com ele, Jim Carrey já fez coisas mais bacanas :/ Mas é bom saber que o livro é diferente, fiquei mais animada para conferir a história e é legal saber que a trama não é infantilizada. O livro parece ser uma leitura fácil e divertida, com certeza não deixarei passar a oportunidade de lê-lo! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Leti e Nana
    mas gente, não conhecia esse livro, nem o filme. I love pinguins. Eles são tão fofos. Eu teria um pinguim de estimação hsauhsuhas
    Deve ser uma leitura bem divertida e leve. Gostei
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Meu filho adora o filme!
    Pessoalmente só vim saber que existia um livro um dia desses. Eu adoro livros mais voltados para crianças!
    Valeu a dica e ótima resenha!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ola,
    Sou blogueira e escritora e estou lançando meu primeiro livro pela Amazon entitulado Vingança Mortal. Gostaria de te convidar a conhecer um pouquinho mais do mesmo no link a seguir:
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2014/07/super-novidade-vinganca-mortal-de.html
    Desde já agradeço a atenção e com certeza retribuirei os comentário.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  7. oi ^^
    Eu quase comprei o livro esses dias atras no submarino porque estava menos de cinco reais, mas eu resisti para fechar o pedido pq ando pobre... eu tmb nunca vi o filme, mas tenho mta curiosidade pq amo de paixão o ator :3
    espero pode ver o filme e ler o livro <3

    tem postagem nova no meu blog
    espero a sua visita
    bjs

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto o filme mas não imaginava que era uma adaptação de um livro. É a primeira vez que leio alguém falar algo totalmente positivo de uma adaptação, ainda mais quando a mesma é repleta de diferenças do original. Bem legal a sua resenha e adorei esse lay, mesmo *-*

    Beijos,
    Larissa
    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  9. O filme é muito divertido, não tem como não gostar, e assim o livro não deve ser diferente haha :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olááá!
    Não sou a maior fã do Jim, mas ele tem seus méritos. ainda não vi o filme nem o livro. Mas adorei a resenha e ficou sensacional! Do tipo que me deixou com vontade de ver/ler! :)
    ps: Adorei as Jiglypuff para dar nota, não tinha visto ainda e achei uma graaaça!


    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  11. Eu não li o livro e nem tenho curiosidade, assim como não tinha para assistir ao filme. Mas um dia, sem querer, parei para assistir e ri tanto, mas tanto, que não consegui parar até o fim do filme. Adorei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Leticia, tudo bem?
    Eu não sabia que essa adaptação tinha sido feita inspirada em um livro. E que bom que mesmo sendo diferente ela te agradou tanto. Gostei do enredo do livro. Dica mais que anotada.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  13. Já assisti ao filme e gostei demais *---* Fiquei sabendo que tinha o livro há pouco tempo, e essa é a primeira resenha dele que leio. Fico extremamente feliz em saber que a obra literária também é legal. Quando tiver oportunidade, com certeza darei uma chance e lerei (:

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ainda não vi, mas entrou pra minha lista!
    Comecei a te seguir!
    Beijos
    https://www.youtube.com/watch?v=hkda88RFTdc

    ResponderExcluir
  15. Só assisti o filme é gostei bastante, falta ler o livro, quem sabe depois da sua resenha eu de uma chance.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Vou confessar, não assisti esse filme ainda, embora pinguins sejam as coisas mais fofas do mundo. O livro eu já vi de promoção na submarino, mas nunca pensei de comprar. Tinha a impressão de que ele era infantil demais, só que vi pela sua resenha que é um bom livro sim. Gostei!!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  17. Gente, eu não tinha noção do quanto a história do livro é diferente da história do filme. Tipo o filme apenas se inspirou no livro, de resto é uma coisa totalmente diferente! Mas eu tenho o filme aqui em casa e amooo e desconfio que vou amar o livro também.

    É aquela coisa, filme é filme, livro é livro, cada um tem sua linguagem e eu gosto muito.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe