Livro: O Teste - Joelle Charbonneau

sexta-feira, agosto 01, 2014

O TesteNo dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?


A regra é clara: Não confie em ninguém!

A distopia de Joelle Charbonneau nos apresenta a destemida Malencia Vale, ou Cia, como seus amigos a chamam. Aos dezesseis anos, ela está se formando e sua única ambição é ser apta para O Teste.

Esse programa sugere selecionar jovens capacitados, a fim de se tornarem grandes líderes e ajudarem na reconstrução na dizimada Estados Unidos, que agora é liderada pela Comunidade das Nações Unificadas. Como o pai de Cia havia participado do programa, a garota sempre o teve como um espelho e acreditava que ele ficaria feliz por ela. Contudo, quando finalmente é selecionada, o pai lhe faz revelações preocupantes sobre o programa, que o atormenta até os dias atuais, deixando-a alarmada.

"Conheço esta sala.
Paredes brancas.
Chão branco.
Mesas pretas.
Esta é a sala do Teste do pesadelo do meu pai. " - pág: 80

Cia não é a única ser selecionada para representar a pequena colônia Cinco Lagos. Mais três jovens formandos se unem à ela, na esperança de se tornarem líderes. Em especial Tomas que se torna o companheiro de aventura, da nossa protagonista.

Ela é muito inteligente e o comportamento dela durante a execução das fases do Teste, me deram certeza que tenho medo de distopias porque talvez, eu não sobreviveria por uma semana naquilo. Acho que eu me daria bem, na parte de não confiar em ninguém...

Apesar do aviso do pai - para não confiar em ninguém - ela se deixa levar por algumas amizades. Está sempre tentando transmitir confiança às pessoas, mostrando que pode ser amiga delas. Infelizmente, é onde ela peca mais. Em relação ao Tomas, a confiança que ela deposita nele é imensa. Não fui com a cara dele de jeito nenhum. O garoto estuda contigo por anos e resolve prestar atenção em você, justamente depois da seleção, pleeeease! Posso estar errada, mas...

Os personagens secundários são bem interessantes e bem construídos. Alguns com características previsíveis no gênero, mas não deixam de ter sua identidade. Outros eu esperava uma participação maior e a autora foi lá e deu uma de ceifadora. É pra sentar num canto e chorar mesmo.

A narrativa em primeira pessoa é bem descrita, mas começa um pouco arrastada, com poucos diálogos enquanto Joelle nos apresenta Cinco Lagos e as pessoas que são importantes para Cia. Em destaque o irmão mais velho e o pai.

O enredo nos passa uma ótima mensagem em relação a preservação, reciclagem... 
A protagonista costuma repetir bastante um lema da colônia: Não desperdiçar.

"Não há dúvida. Alguém está tentando me matar." - pág: 150.

Sempre que inicio uma leitura nova, costumo ter a meta de cinquenta páginas por dia, porém as cenas das provas do Teste são tão excitantes - e meio violentas, também -, que podem lhe deixar ávidos. Cogitar fechar o livro? Talvez quando finalizar a leitura...

"A Lua aparece. Sinto falta de minha mãe acariciando meu cabelo ao longo da noite, da maneira que ela fazia sempre que eu estava doente." - pág: 232

A edição da editora está ótima e adoro essa ideia de destacar o marcador nos livros deles ♥ O segundo livro 'Estudo Independente' já foi lançado e estou me roendo de curiosidade!!!


Ano passado anunciaram que a Paramount adquiriu os direitos para a adaptação. Já estou na torcida para que dê tudo certo!

Creio que a resenha tenha ficado menor do que imaginei.
Causa: Policiamento de spoilers! =D


Autora: Joelle Charbonneau
Título Original: The Testing
Origem: Literatura Americana
Editora: ÚNICA
Tradução: Santiago Nazarian
ISBN: 9788567028231
Publicação: 2014
Páginas: 320
Série: The Testing
#0.5 - O Teste - Introdução (Grátis na Amazon)
#1 - O Teste
#2 - Estudo Independente
#3 - Graduation Day
O Que Tem? Sobrevivência, Gente falsa, Estados Unidos Pós-Guerra

O Obsession Valley agradece à editora ÚNICA por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

16 COMENTÁRIOS

  1. Oi Nana, eu adoro livros do gênero, e este tem recebido bons elogios. Uma pena que provavelmente não terei a chance de ler tão cedo. Ainda assim, gostei dos comentários que você fez, acho que gostaria da história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Flor! Tudo bom?
    O Teste é um livro que tem encantado a muitos, pena que não estou nesse público ainda, por não ter aparecido a oportunidade de leitura, mas espero que logo isso aconteça, não é mesmo?
    Fico tentando imaginar a pressão que é, passar no teste e principalmente ter seu modelo de vida tendo feito isso! Mas sua resenha me fez suar, porque ela passa poucas e boas com esse Teste que na verdade é totalmente ao contrário do que achávamos que era.. Estou curiosa para ler e saber cada detalhe, plano, descoberta. Aposto que o livro tirou seu sono, não é mesmo?

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  3. Olá flor! Tudo bem com você?
    O Teste me parece ser interessante, ele se assemelha na jogada de Jogos Vorazes, o que mais me pergunto é porque escolher os melhores já que eles não podem confiar um nos outros não é mesmo?
    Espero ler em breve este livro! Super beijos *-*
    T.P
    4 You Books

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro as distopias. Mas é engraçado como um gênero invade as livrarias quando algo faz sucesso: vampiros, distopia, literatura erótica.
    Agora vou ler mais alguns, que estão na wishlist, do mesmo tema. Esse me pareceu interessante; o legal é que eles mostram protagonistas fortes.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nana, que super resenha! Dá para perceber o quanto você gostou do livro. Eu não curto ler distopias, mas achei a premissa deste livro é bem interessante. Quem sabe se surgir a oportunidade, eu dê uma conferida?
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Nana, tudo bem?

    Eu AMO O Teste, é a minha distopia preferida. No momento estou lendo "Estudo Independente", e detalhe: Você vai amar. Joelle ainda continua com a narrativa envolvente e eu estou quase no fim (comecei ontem!).

    Abraços,
    Carol Rodrigues - EDF
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho bastante curiosidade de ler esse livro, mesmo já tendo visto diversas opiniões diferentes. O que me desanima nele, é o fato de ser uma história parecida com outras que eu li, mas por adorar distopia, está na minha listinha.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu queria muuito ler esse livro, mas tava numa indecisão profunda, por ter ouvido críticas negativas a respeito do mesmo. Mas muito obrigada, você me convenceu total a não pensar duas vezes e comprar! hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "O Silêncio das Montanhas", vem conferir!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nana! Tudo bem? Eu adoro distopias e foi só o nome de "O Teste" aparecer nos lançamentos da editora que ele foi parar no topo da minha lista de desejados! Confesso que andei lendo umas resenhas não tão positivas quanto a sua e já não sei mais qual será a minha opinião sobre o livro, espero ser surpreendida... PS: Tenho certeza de que nunca irei me lembrar do nome correto da personagem, quero dizer, Malencia parece melancia e eu sempre irei falar melancia, não duvido nada disso... haha Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Parece ser interessante, mas eu não gosto muito de livros desse gênero, prefiro romances :)
    Já estou te seguindo também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Nana! Eu adorei este livro, mesmo ficando irritada com a protagonista e sua confiança cega nas pessoas, não que eu não tenha gostado de Cia, mas eu queria que ela fosse mais desconfiada. De todo modo, é uma excelente distopia, essa semana pretendo ler o segundo.

    Bjos!!
    Cida

    ResponderExcluir
  12. Oi Nana :)
    Adorei sua resenha. Esse lance do marcador destacável também é ótimo, né? Todos deviam fazer isso UAHSUSA Eu tenho muita curiosidade em ler esse livro, vou colocá-lo na minha wishlist.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi nana

    Esse é um livro que divide muitas opiniões. Já li comentários bombardeando a história e já li outros elogiando bastante. Por ser um distópico e parecer ter muita coisa em comum com JV eu vou deixar de lado por agora. Além disso é uma série, mais um motivo para manter distância por enquanto.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  14. Menina essa distopia é demais não é?! Eu amo o gênero e esse não deixou a desejar em nada.
    E sim as cenas do Teste são tensas, impossível largar o livro.
    Estou com Estudo Independente aqui, será uma das próximas leituras.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Não li esse livro ainda, mas me interessei, adoro distopias.
    E assim como você, eu também não sobreviveria muito tempo nesse tempo futurístico aí onde tudo é mais perigoso e explorador hahaha

    Beijos,
    Livro de Memórias | Fanpage do Blog

    ResponderExcluir
  16. Uma opinião batendo com a minha ;)
    Eu curti, mas com ressalvas, principalmente com relação à narrativa/escrita, mas vou insistir pq gostei da ideia geral ;)

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS - Até Que Eu Morra (Amy Plum) bit.ly/1q4e5Gx

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe