Livro: Eleanor & Park - Rainbow Rowell [Texto + Vídeo]

terça-feira, junho 17, 2014

Eleanor & ParkEleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

O que você lembra sobre seu primeiro amor escolar? Deu certo? 
Foi um caso de verão?

Tá, talvez isso nem tenha ocorrido com você - comigo não ocorreu - mas se tivesse, seria inesquecível, não é? Aquele primeiro amor que, em todas conversas com suas melhores amigas, sempre vem à tona.

" - Você pode ser o Han Solo - disse ele, beijando-a na garganta. - E eu vou ser o Boba Fett. Vou cruzar o espaço por você." - pág: 253.

Em agosto de 1986, Eleanor voltara a morar com a mãe, o padastro - eca- e os irmãos. Sua família é bem problemática e isso inclui problemas financeiros, também. Às vezes é até ruim para escovar o dente e tomar banho...O padrasto - eca - é um bêbado ignorante que mal liga para a família, além de maltratar a mãe de Eleanor. A custódia da adolescente estava com outra família devido aos problemas familiares. Sua mãe apareceu e Eleanor, resolveu dar mais uma chance à ela.

Em seu primeiro dia na escola, no ônibus, é quando Eleanor conhece Park. O descendente de coreano cede o lugar ao seu lado, para a ruiva. Sim, Eleanor é ruiva e ela é praticamente uma Merida. Seu cabelo é bem cheio, o que chama atenção, além do seu jeito masculinizado de se vestir. O que acaba provocando certas maldades dos colegas de sala.

" Naquela manhã, na aula de Inglês, Park notou que o cabelo de Eleanor ficava vermelho clarinho na nuca."
" Naquela tarde, na aula de História, Eleanor notou que Park mastigava a caneta quando estava pensando." - pág: 63

Rainbow nos apresenta, maravilhosamente, um nascer de uma amizade e do primeiro amor. De início os protagonistas se falam pelos olhares. Park é bem geek, adora quadrinhos e Eleanor acompanha suas leituras, silenciosamente, ao seu lado. Logo, dos quadrinhos vamos os hits de bandas populares do rock dos anos 80, daí a bela arte da capa do livro, os dois com fones. Quando a timidez decide abandoná-los, nada mais impede que nossos protagonistas se conheçam melhor e nos arranque certos risinhos bobos no passar das trezentas e poucas páginas.

Mas não se engane querido leitor, esse livro não é tão clichê quanto parece!
description
Pelo Tumblr, principalmente, você acabará encontrando várias artes e cosplays fofíssimos baseados no livro ♥
Eleanor & Park, é uma leitura graciosa, apaixonante e ingênua por conta de seus protagonistas inexperientes. No caso Eleanor é bem mais inexperiente do que Park. Ele não chega ser popular na escola, mas é respeitado e não o perturbam. Já Eleanor, não tem a mesma sorte, algumas meninas a perseguem e alguém anda deixando comentários abusivos em seus livros.

Personagens bem construídos, os coadjuvantes cada um tem seu espaço. Creio que o único detestável é o padrasto Richie. Os irmãos de Eleanor são uma graça, assim como a mãe de Park. Sim, além do romance a autora ainda nos mostra o quão diferente e similar pode ser a vida familiar dos dois jovens. Qualquer adolescente tem problema familiar, não é? Apesar que, no caso de Eleanor, é bem mais complicado do que a de Park.

O final surpreende, como comentei não chega a ser tão clichê como outros romances adolescentes que lemos. A arte da capa é uma das minhas favoritas, assim como o livro se tornou. Os capítulos são acompanhados de subcapítulos que acompanham o ponto de vista ora de Eleanor, ora de Park.

A autora sempre descarta continuação pelas redes sociais, porém eu observo que ela anda bem tentada. Aliás, tenho que dizer que ela é uma fofa. Sempre atenciosa com todos pelo twitter e creio que não tem como não relacionar as duas no final da leitura ao ver a foto da Rainbow...

Mas quem sabe quando a adaptação sair, ela não se anima para uma continuação ou antes? 
Gancho para isso com certeza tem!

Assistam comentários em vídeo:


Se inscrevam no Canal do Obsession PLEAAASE:


Autora: Rainbow Rowell
Origem: Literatura Americana
Título Original: Eleanor & Park
Editora: Novo Século
Tradução: Caio Pereira
ISBN: 9788542801255
Publicação: 2014
Páginas: 328
Série: Não
O Que Tem?: Ensino Médio, Adolescência, Primeiro Amor, Bullying, Problemas Familiares

LinksSkoob - Compre - Site da Autora
O Obsession Valley agradece à Editora Novo Século por ceder o exemplar para resenha

You Might Also Like

23 COMENTÁRIOS

  1. O que me chamou a atenção neste livro, além da história, é que é livro único. E apesar de amar minhas sagas literárias, eu perco o interesse em certos livros se eles tem sequência. Estranho, eu sei!
    O som está muito baixo. Mas eu gostei do vídeo resenha!
    1- amei a camiseta
    2- o cabelo está ótimo
    3- Que voz fofinha.
    4- O layout do Obsession Valley está perfeito. Não muda. Deixa assim!

    ResponderExcluir
  2. esse é um daqueles livros que cativa à primeira vista, sua simplicidade em meio a uma ostentação de cores e efeitos ao qual ja nos acostumamos nos mostra o quanto a beleza pode estar no simples.
    falando da história em sim, como não se apaixonar por personagens tão reais
    Nana arrasando no video!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. TÔ MUITO LOUCAAA PRA LER!!
    Gente, não consigo mais ler resenhas maravilhosas sobre o livro, e ainda não ter comprado. Sério mesmo. A ansiedade aqui tá mil.

    ResponderExcluir
  4. Essa capa é fofa demais :3 fico feliz em saber que não é tão clichê, porque sinceramente achei que era pela premissa. E o fato de não focar somente no romance mas também nos problemas familiares torna a história bem mais rica e atrativa pra mim.

    Beijinhos
    https://escolhasliterarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha! Quero muito ler Eleanor & Park *u*
    Beijos || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nana! Menina, adorei a tua resenha! Estou louca para conhecer essa história, pois só ouço comentários positivos a seu respeito.

    Um beijo grande!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita! ♥

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha... Li esse livro já tem um tempinho e assim como vc fiquei encantada!!
    A escrita da Rainbow Rowell e maravilhosa e o q foi aquele final??!
    Amei o livro...
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Nossa, nunca tinha ouvido escutar sobre o livro e a capa me fez imaginar outra história...
    Não conhecia a autora, mas vou pesquisar sobre o livro com toda certeza, me parece demais (=
    Que bom que a história não é clichê rs.

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser um amor *-* Estou louca para lê-lo!!

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  10. Oie, Nana.
    Ain, to querendo muito esse livro! Essa semana fui na livraria e peguei ele na mão, mas acabei comprando "A culpa é das estrelas" que eu ainda não tinha... Mas, esse continua na lista. rsrsrs
    Adorei seu cantinho!!!
    Beijos

    www.rabiscando.org

    ResponderExcluir
  11. Eu estou loooouca para ler esse livro, sério! Além de achar a capa uma gracinha.
    E sou apaixonada pela Rainbow, que é uma fofa maravilhosa.
    Beijos:*

    ResponderExcluir
  12. Eu quis esse livro desde que vi-o no blog A Series of Serendipity. Quer dizer, eu amo essa capa, cara. E gostaria de lê-lo só pela capa (que feio haha) mas depois pesquisei umas resenhas e me deparei com a sua, e tudo me faz querer compra-lo (só falta grana). A história me parece ótima, eu gosto de romances que não sejam clichês, e o personagem geek etc e tal, tudo me chama a atenção. É um dos primeiros na minha lista de desejos <3 Amei a resenha.
    Bye

    palavrasincessantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi nana

    Com relação a esse final, ficou algo em aberto? Porque para merecer uma continuação só se for assim.
    Todo mundo fala tão bem desse livro que eu morro de vontade de ler. Adoraria uma história que fugisse dos clichês e conseguisse me conquistar e tenho quase certeza que essa livro conseguiria isso.

    Beijos

    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  14. Eu preciso MUITO ler esse livro! Não sei quantas resenhas já li de "Eleanor & Park", mas em todas elas eu só vi elogios! A premissa da história não parece ser tão diferente assim, mas pelo o que percebi até agora, são os detalhes que deixam o livro único e narrativa da Rainbow que parece ser deliciosa! Sem brincadeira, esse é o livro que está no top da minha lista de desejados e espero lê-lo logo, logo! Adorei a resenha! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ainda não conhecia, parece ser bem legal.
    Estou lendo A escolha.
    Bjs

    http://www.achadosdamila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ain, quero muito ler esse livro. Tipo, muito mesmo. Gosto da premissa dele e saber que ele não é tão clichê me anima. Dica mais que anotada.

    Beijão

    ResponderExcluir
  17. Adoreei a sua resenha! Hoje mesmo já tava com planos de começar a ler esse livro, haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Tanta gente já falou bem desse livro e ele já tá na minha wishlist há tanto tempo que eu quero logo terminar todos os que eu tenho pra ler pra comprar ele hauhauhuahua! Também não tive amor de escola mas aawn deve ser lindo demais. A capa é um amor <3 Super delicadinha!

    http://quasedemanha.com

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia esse livro! Mas confesso que deve ser porque não tem feito muito meu estilo de leitura esses dias. Mas valeu a dica! Quem sabe não me animo de ler num momento mais relax? ;)

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho o livro aqui em casa, mas ainda não li! A minha irmã leu e não gostou ai me desmotivei um pouquinho... mas depois de escutar tanta gente que amou a leitura, coloquei o livro como o proximo na lista dos livro q irei ler!
    Adorei a resenha!
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu não consigo ler nenhuma resenha desse livro sem ficar com uma grande vontade de o ler. Sem contar que acho a capa super fofa. Ele está na minha wishlist há um bom tempo mas nunca o vejo na livraria e quando vejo, aparece outro que me deixa ainda mais na vontade e acabo o trocando D:

    Beijos,
    Larissa♥

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  22. Gosto bastante de romances adolescentes
    Uma ótima dica
    Já estou seguindo *~

    Beijos
    |•| http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Esse é o livro do momento e eu to louca para ler, mas ninguém quer trocar, porque será??? kkkkkkkkkk Parece que mesmo escrevendo algo que esta na moda, a autora foi feliz com os personagens e enredo. Espero que façam um bom trabalho nessa adaptação.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe