Livro: Oksa Pollock e o Mundo Invisível - Anne Plichota e Cendrine Wolf

quarta-feira, janeiro 15, 2014


A jovem Oksa Pollock, de 13 anos, era uma estudante que acreditava ser igual a todos os outros. Em certo momento, aflita com o início das aulas na escola nova, Oksa percebe ser a causa de fenômenos estranhos em seu quarto. Um canto da escrivaninha pega fogo, caixas explodem. Ela, que sempre sonhara ser uma ninja, descobre que possui dons sobrenaturais. Confusa e aterrorizada, evita comentar esses fatos com outras pessoas. Estes estranhos acontecimentos vêm acompanhados do aparecimento de uma misteriosa marca em sua barriga. Muito assustada, Oksa conta tudo à avó, a excêntrica Dragomira, que lhe confessa o segredo de suas origens: a família Pollock vem de Edefia, um mundo invisível, escondido em algum lugar na Terra. Oksa descobre ser a Inesperada, a única esperança dos exilados de Edefia de voltarem à terra de origem. Diante das novidades e da missão para a qual foi escolhida, Oksa não será mais a mesma. Mesmo com a ajuda de seu melhor amigo, Gus, descobre o quanto é difícil conciliar a vida escolar normal e cumprir o seu destino. Neste primeiro volume da série de sucesso na França, Oksa Pollock e o mundo invisível apresenta uma narrativa dotada de fantasia e das contradições vividas por uma jovem que descobre subitamente uma realidade que jamais havia imaginado.


Oksa é apenas uma jovenzinha de 13 anos destinada a algo que ela nem imagina. 

Quando a família de Oksa se muda para Londres, ela e seu melhor amigo passam a frequentar uma nova escola, tendo que se adaptar aos costumes diferentes do lugar. Logo mudanças realmente inimagináveis começam a acontecer com a menina. Uma estranha marca, poderes como levitação e bolas de fogo que saem de suas mãos, enfim, diversos dons que decide manter em segredo. Não fosse apenas isso, Oksa ainda tem que lidar com um professor, chamado McGraw, que parece ter a escolhido como alvo principal.

“Ela parou. Uma pergunta ardia em seus lábios. Uma questão primordial. Deveria fazê-la? Seria realmente necessário saber?” (Pág. 166).

É por acaso que sua avó, Dragomira, descobre a marca e tem, então, a certeza de que Oksa é aquela, pela qual, esperavam por muito tempo. Baba Pollock, como Oksa chama a avó, reúne a família para dar a notícia sobre Oksa. Curiosa, a menina acaba ouvindo a conversa dos adultos sobre ela e descobre sobre um mundo chamado Edefia, um mundo diferente de tudo o que ela conhece e, Oksa, agora é a única capaz de levá-los de volta à sua terra natal. Rodeada por seres mágicos e diferentes que ela nem imaginava existir e que sempre fizeram parte de sua vida. Assustada, a princípio, é como a jovenzinha se sente com o que acaba de descobrir sobre suas origens e como tudo acontece em Edefia.

Talvez o maior dos problemas de Oksa seja controlar seus poderes, já que traidores habitam também a Terra e estão tão próximos, que Oksa nem imagina e qualquer descuido pode ser crucial. Para diminuir esses riscos, Oksa contará com a ajuda de três mentores: Dragomira, Abakum e Leomido, que lhe ensinarão o que é preciso para se defender e controlar seus poderes. No entanto, não é apenas com a ajuda deles que a menina conta, Gus, seu melhor amigo, que está sempre junto, tem um papel muito importante sempre ao lado dela.

Há tantos personagens em Oksa Pollock e o Mundo Invisível, que te deixa estupefata a maneira como as autoras conseguem trabalhar cada um deles e dá-los algum valor por estar ali e não ser apenas mais um personagem. Por esses tantos personagens, fica até difícil escolher o preferido, mas sempre tem aquele que nos agrada um pouco mais que os outros, e, no meu caso, foi Tugdual, um garoto calado, com um passado horrendo que nos faz achar que é apenas um personagem calado e está ali só para mostrar como alguns lidam com o desconhecido, porém não é só isso, Tugdual tem tanta importância quanto os outros personagens existentes que tenho a sensação de que ganhará mais espaço no próximo livro. Outro personagem que me conquistou foi o pai de Oksa, Pavel Pollock, que desde o começo é notável como desejava que sua filha não fosse a próxima graciosa, tem um humor admirável quando junto de Oksa, que também não deixa por menos, sendo também brincalhona a maior parte do tempo.

“Todos os olhares se voltaram para ela. Pavel deu um grito de raiva. Estava branco como um lençol e seus olhos, arregalados; Marie segurou seu braço. Jeanne e Pierre se entreolharam, confusos.” (Pág. 227).

Apesar de ter gostado muito do livro, me incomodou a forma como alguns dos diálogos foram escritos, principalmente os que acontecem entre Gus e Oksa. Além disso, o nome dado a alguns dos dons são tão bobos que, eu ficava a pensar se não tinha algo melhor pra colocar. Fora isso, houve poucos problemas com a narrativa, que se tornava cansativa algumas vezes, muita informação, mas que ao longo da leitura dá pra se acostumar.


Autoras: Anne Plichota e Cendrine Wolf
Título Original: Die Unverhoffte
Origem: Literatura Francesa
Tradutor: Jorge Bastos
Editora: Suma de Letras
Publicação: 2012
ISBN: 9788560280889
Páginas: 428
Série: Sim - Oksa Pollock
#1 - Oksa Pollock e o Mundo Invisível
#2 - Oksa Pollock e a Floresta dos Desgarrados
#3 - Oksa Pollock e o Coração dos Dois Mundos
#4 - Les liens maudits
#5 - Le règne des fèlons
#6 - La Dernière Etoile
O Que Tem?: Fantasia, Literatura Francesa, Magia

LinksSkoob - Compre - Site da Série - Site da Editora
O Obsession Valley agradece à editora Suma de Letras por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

10 COMENTÁRIOS

  1. Oi Letícia, este livro não me chama atenção, nunca me interessei em ler e olha que vejo muitas resenhas positivas, mais questão de gosto né..
    Parabéns pela resenha!

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ouço falaram muito bem desse livro, mas eu não tenho muita vontade em lê-lo.

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  3. Oi, Letícia! Tudo bem? O livro parece ser bem legal, mas tenho a impressão que ele é mais voltado ao público infanto juvenil... Acho que a arte de capa é muito bonitinha e mesmo com a resenha ressaltando alguns pontos legais, não sei se leria o livro. Enfim, quem sabe algum dia eu leia e goste da história (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Apesar de alguns pontinhos negativos e eu achei muito sincero da sua parte ter citado e tenho o livro aqui e até agora não o li, estava com enorme vontade, mas acabei perdendo, espero ler até o final do ano.
    Parabens pela resenha
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gostei bastante dos seus comentários... pareceu ser bem sinceros. Mas confesso que ainda não consegui me sentir instigada pela trama. Talvez eu não esteja muito na vibe do gênero. :\

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu ganhei este livro em um sorteio e até hoje não li, vi muitas resenhas negativas e desanimei, mas quem sabe este ano eu leia. Eu pensei que fosse trilogia, gente a série é muito grande.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Ganhei esse livro e ainda fiquei sem saber quando poderia ler, me interessei agora com a sua resenha. :,) Acho que vou dar uma chance mais cedo! UHSUHA
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Li resenhas ótimas dele, mas mesmo assim algo não me chama atenção dele... Olha que adoro livro do gênero rs.
    ótima sua resenha e me deixou um pouco curiosa, quem sabe um dia tome coragem para ler ele.

    Beijos
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu li esse livro mil anos atras heheehehhe. Eu gostei bastante apesar de achar tudo um pouco infantil. Quero ler as continuações, mas nunca que baixa o preço heheheheh.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha curiosidade por este livro quando ele lançou, mas acabei não comprando. Pela sua resenha parece ser uma história, mas realmente muita informação acaba ficando cansativo.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe