Livro: Paralelos - Leonardo Alkmim

sexta-feira, outubro 04, 2013

ParalelosEm um terrível acidente rodoviário, Alexandre morre, mas seu irmão gêmeo Vítor, surpreendentemente, sobrevive. No entanto, ao despertar numa dimensão paralela, autossuficiente e resguardada por instâncias elementares, como o Horizonte de Energia, o Conselho, Deus e os anjos, Alexandre descobre que deveria ter sido salvo e Vítor morrido, equívoco que coloca em risco rodo o funcionamento do cosmos. Embora em dimensões diferentes, os gêmeos precisarão lutar para restaurar o equilíbrio do Universo. Uma aventura fantástica, surpreendente e rica em seus detalhes mais sutis, que arrebata o leitor com todas as suas surpresas e revelações a cada capítulo, além de conquistá-lo com seus personagens ora cativantes, ora assustadores, porém sempre muito interessantes e bem construídos.


E a morte sempre será um mistério...

' - A fase mais difícil, o momento mais importante é este. Não existem ordens nem direcionamentos. Não existe sequer uma questão para ser resolvida. Neste momento crucial, nós passamos a ser a questão. Somos a pergunta e a resposta. O começo do fim. - pág: 282.'

Alexandre e Vitor não imaginavam que um simples passeio de escola, desencadearia tantas coisas drásticas para suas vidas. Antes da volta pra casa, Vitor descobre que seu irmão, gêmeo, beijou sua namorada. O rapaz se isola no ônibus durante a volta e Alexandre tenta conversar com o irmão, e pedir desculpas. Infelizmente é interrompido por um terrível acidente, e ele e os amigos de escola morrem. E Vitor, sobrevive. Mas não era pra ser assim...Alexandre deveria ter sobrevivido, não Vitor.

Quando Alexandre acorda na outra dimensão, os paralelos (de acordo com a mitologia do livro, os paralelos são uma espécie de anjos e cada ser humano tem um ao seu lado) não compreendem porque ele é tão diferente e acabam fazendo algumas experiências com ele e o mandam para a 'Colônia', onde Alexandre conhece Ihmar, uma paralela que ele se afeiçoa logo de cara. Mas a estadia de Alexandre na Colônia não dura muito pois, o Conselheiro da dimensão e o paralelo mal humorado Quenom farão o impossível para reverter a situação e restaurar o equilíbrio do universo.

E junto com Alexandre, vamos descobrindo todo mistério envolvendo sua morte e o porquê do irmão ter sobrevivido em seu lugar.

'Mas o meu despertar, flutuando no nada, como numa bolha de sabão num quarto escuro, foi bem pior que isso...' pág: 65.

A história, inicialmente, é narrada por Alexandre. Mas os capítulos são separados por acontecimentos com personagens ligados aos irmãos de alguma maneira e outros que surgiram por causa do acidente. E tudo se encaixa perfeitamente e conecta-se com a história de Alexandre e Vítor. Alguns dos capítulos são mínimos, mas não deixam de ser proveitosos.

Não lembro de ter detestado nenhum personagem, mas o plot do professor Gilson acabou não me interessando. Já Alexandre é todo adolescente, sua linguagem, seu jeito, enfim, acho que o leitor fica mais do lado dele em toda situação do que com raiva. Gostei bastante dos paralelos Ihmar e Quenom. E gostar deles me ajudou ainda mais a compreender a história e gostar dela.

Creio que a linguagem quântica do livro pode confundir alguns. Eu até brinquei com a Ticia dizendo que o livro era muito inteligente pra mim. Felizmente, isso não chegou a atrapalhar minha leitura, apesar de nomes de partículas que eu devo ter escutado na aula de Física - mas faltava aula demais =x , rendeu bastante tanto que terminei a leitura antes de uma semana. Considerando que o livro tem 432 páginas.

Leonardo soube muito bem definir cada personagem e guiar para o desfecho, na minha opinião, triste, e mesmo assim eu esperava mais. Eu realmente esperava algo diferente. E, deixa impressão de que terá um próximo livro, no meu caso, algumas perguntas ficaram no ar...

Sobre a arte: Adorei a capa, ela tem efeito vidro estilhaçado em relevo, nos cortes, achei bem legal. E creio que era um efeito de cosmos, bem clarinho, marcando os capítulos, tudo bem feito. Sobre erros: Um ou dois erros bobos, como falta de pontuação ou letra minúscula depois de ponto. Nada que atrapalhasse o rendimento da leitura.


Autor: Leonardo Alkmim
Origem: Literatura Brasileira
Editora: Geração Editorial
Publicação: 2013
ISBN: 9788581301082
Páginas: 432
Série: Não
O Que Tem?: Gêmeos, Vida pós Morte, Drama


Links: Skoob - Compre - Site da Editora
O Obsession Valley agradece à Editora Geração Editorial por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

17 COMENTÁRIOS

  1. Pelo (pouco) que eu entendi já deu pra ver que o livro é bem complicadinho...
    Tenho ele na estante e espero le-lo em breve, vamos ver se vou curtir a leitura, embora esse lance de paralelos esteja um pouco fora do q eu gosto em geral :D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A capa realmente é muito bonita, eu nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro, achei a história um pouco confusa, mas parece interessante, e eu fiquei curiosa.

    bjks

    ResponderExcluir
  3. Ai Nana, isso não se fazzzzzzzzzzzz
    eu já tinha me apaixonado pela capa, ai venho aqui ler sua resenha e pronto: vou precisar assaltar meu marido pra comprar o livro. E eu adoro livros que envolvem física, quântica, pois sou apaixonada por essa matéria (aloka).
    Enfim, essa resenha acaba de fazer uma pessoa mais pobre. rs
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Nana querida!
    Recebi ele e logo lerei..gostei do que falou,me anima a querer lê-lo logo. Capítulos curtos, alguns intercalados, isso é bom. Mitologia própria, opa, adoro isso. Espero não achar "difícil" a parte mais "didática" ou melhor como vc descreveu "quântica" (bazinga!), opa foi mal, não me controlei rsrs.. Mas desde que vi a sinopse fiquei curiosa..e um 5 estrelas é algo que pesa p escolher a próxima leitura.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Nana! O livro parece ter um conteúdo bem denso, e espero que tantos termos quânticos não atrapalhem minha leitura, você pelo visto gostou, mas com certas ressalvas, agora preciso mesmo ler e formar minha opinião.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oie Nana =)

    O livro parece ter uma história bastante interessante embora um pouco complicada em alguns pontos, pelo que pude perceber em sua resenha.

    Não conhecia o livro, mas acho que é o tipo de leitura que vai me agradar, já que adoro livros que me fazem pensar rs... A capa é muito bonita tb.

    Beijos e uma ótima semana!
    ;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Cara, esse livro parece ser demais! Toda essa filosofia de mundos paralelos deve ser muito interessante e eu espero que tenha sido abordada, nem que seja nas entrelinhas.
    Super curti!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa para lê-lo! A capa parece ser realmente bonita e a sinopse me conquistou a partir do momento que esse lado "místico" surgiu. Não sei bem se devo chamar isso de místico, mas independente disso, é o que mais está em deixando curiosa na trama... Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Acho que esse livro é adolescente demais para mim, rs. E se eu lesse ficaria do lado do professor, ahahah.
    Adorei a resenha :)
    Bjus e uma ótima semana para nós!

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Adorei a resenha. Eu quase comprei esse livro outro dia, mas acabei levando outro. Parece ser muito interessante. Ain, física? Que bom que não atrapalha porque odeio essa matéria UAHSUAHSUAHU

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  11. Pela sinopse eu imaginei uma coisa mas a sua resenha me deixou com outra impressão. Meio que me desanimei a ler, ainda mais com a possibilidade de ser série. Por enquanto vou deixar passar essa leitura.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  12. Aaah flor, eu recebi esse livro também mas eu confesso que não tenho muito ânimo pra Sci-fi, sério. Deu a entender que nem os Paralelos conseguiam diferenciar os gêmeos, hahaha.
    Mas pra quem gosta do gênero e esse tipo de história, vai adorar a dica né? Pelos tópicos que você destacou parece bom!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. não tinha conhecimento do livro, mas confesso que não me animo a ler, não é um gênero que me atrai

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Ainda não conhecia o livro, mas ele parece ser legal.
    Vou procurar saber mais e talvez eu compre.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Também não conhecia RSr então gostei da postagem para conhecer.Nana, convido para conhecer "Feitiço" meu book lançado pela Novo Conceito, espero que curta a leitura.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas, apesar de ter um final não tão satisfatório, fiquei bastante interessada, pelo tema fugir do clichê. Achei bem interessante sua resenha, ainda mais por ter dado a impressão de que os personagens são bem construidos e condizerem com "pessoas de sua idade". Enfim, adorei sua resenha, anotei aqui a sugestão!

    Beijos
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Terminei estes dias a leitura deste livro, e como você também fiquei com algumas dúvidas e achei que ficaram algumas pontas soltas, como se fosse ter continuação.
    Parabéns pela resenha ficou ótima, bjus
    Lia Christo

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe