Filme: Invocação do Mal (2013)

quarta-feira, setembro 18, 2013


Baseado em uma história real, o longa se passa em uma casa mal-assombrada, para onde uma família liderada por Lili Taylor e Ron Livingston se muda. Quando fica claro que uma entidade obscura os está perseguindo, eles chamam os investigadores paranormais Ed e Lorraine (Patrick Wilson e Vera Farmiga) para ajudar.


Na era dos filmes de terror 'mutiladores', ainda temos James Wan para nos surpreender com sustos e grandes atuações.
Sabe aquele final MARAVILHOSO do primeiro Jogos Mortais? Pois é, tinha dedo de James Wan!


Em " Invocação do Mal', temos o prato cheio para o suspense: casal e filhos se mudam para mansão mal assombrada, com um cachorro (que se recusa entrar na casa) onde uma outra família foi assassinada, sem contar o 'baseado em fatos reais', enfim.

Quantos filmes com esse enredo você já deve ter assistido ou apenas sabe sobre a existência?
Da minha parte, lembrei bastante de 'Horror em Amytville'. Mas isso não posso comentar muito sobre e nem comparar, pois acabaria soltando spoilers.

O filme de Wan nos apresenta a família Perron. O casal Carolyn (Lili Taylor, de 'A Casa Amaldiçoada') e Roger (Ron Livingston, de 'A Agenda Secreta do Meu Namorado') se muda com suas cinco filhas para uma casa no interior de Rhode Island (EUA).
Estranhos fatos começam a acontecer na casa e com eles, a família nem imagina o que há por trás da história da casa.

De início, óbvio que os pais e algumas das irmãs não ligam para os ocorridos, mas basta presenciar para se alarmar, não é? Então, a mãe decide procurar o casal de investigadores paranormais Ed Warren (Patrick Wilson, você pode vê-lo em outro filme do diretor, Sobrenatural) e Lorraine Warren (Vera Farmiga, de A Órfã).
E é só o casal paranormal pisar na casa, para o espírito mostrar a que veio.

Como comentei, o filme é baseado em fatos reais, fatos que ocorreram com a verdadeira família Perron nos anos 70. Eles realmente chamaram o casal Warren para investigar o assunto.
Aliás o casal Warren tem até um museu, onde expõem seus casos. No filme podemos ver uma loja que Ed Warren guarda objetos assombrados dos casos resolvidos. E é daí que vem aquela famosa boneca que vocês devem ter visto na divulgação do filme. É a Annabelle, ela é um caso do casal Warren, logo no início do filme.

As verdadeiras irmãs Perron com as atrizes que as interpretam no filme

O filme atinge seu propósito muito bem: dar sustos; assustar...
E o fato de ser baseado em fatos reais, pode acabar deixando o público meio espantado por causa dos ocorridos na casa.
Mas aconselho a não criar muita expectativa por causa de tanta propaganda que andam fazendo, as propagandas sempre estragam, aliás creio que essa seja a razão por eu ter gostado tanto: não vi as propagandas, não assisti trailer, não vi vídeos de gente gritando no cinema, enfim. Assisti porque tive curiosidade e foi uma baita surpresa.

Além da curiosidade, óbvio os atores. Adoro o trabalho da Vera Farmiga e como sempre é competente no que faz. Lili Taylor também chama atenção e tem um grande destaque no filme.
A ironia é que os atores que interpretam os pais, o Patrick Wilson e o Ron Livinsgton, parecem meio perdidos.

Pois é acho que não citei, o casal Warren também tem uma filha.
Judy (Sterling Jerins, de 'Guerra Mundial Z') é filha do casal Warren. Ela não tem grande destaque durante o filme, mas está ali para ajudar na conclusão.
Algumas das filhas do casal Perron também ficam meio apagadas na história, como a mais velha Andrea (Shanley Caswell, de 'Pânico na Escola') e Nancy (Hayley McFarland, da série' Lie To Me').
Christine (Joey King, de 'Ramona e Beezus'), Cindy (Mackenzie Foy, a eterna Renesmee) e April (interpretada pela estreante e fofa Kyla Deaver), acabam ganhando atenção pelo fato de terem contato maior com o espírito e atraindo atenção do público.

Não espere um roteiro perfeito, posso ter adorado o filme mas ainda fiquei me perguntando algumas coisas no final e estranhando algumas coisas, também.
Mas leve seus amigos ao cinema e de preferência em um horário mais cedo. E lembre-se: o medo só alimenta os espíritos e enquanto você dorme nada pode estar tão tranquilo assim...

ElencoVera Farmiga, Patrick Wilson, Ron Livingston, Mackenzie Foy, Lili Taylor, Joey King, Hayley McFarland, Shanley Caswell, Shannon Kook, entre outros.

You Might Also Like

24 COMENTÁRIOS

  1. Nana

    AMEI Essa foto delas com as reais! Onde vc arrumou isso? Gente, eu amei esse filme, de verdade <3!! Muitos sustos, mas bem feitos sem aquela palhaçada de monstros surreais, algo bem bacana mesmo

    Parabéns pela crítica!
    Tenho publicado muitas críticas no Menina que comprava livros passa lá, afinal nós duas somos parecidas nisso: cinéfilas de carteirinha rs

    Beijos
    Raffa Fustagno
    http://meninaquecompravalivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Se eu já tenho pavor de filme de terror (mas gosto de assistir) imagina só quando é baseado em fatos reais. hahah Fiquei curiosa para assistir, parece ser muito bom.

    Beijos,
    Thyale.
    comoumrefugio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse filme ! Não gostei como eles colocam a ideia de bruxa na história e a igreja católica como "salvadora"! Mas tudo bem , né? Quem toma susto com facilidade vai ficar tenso com o filme!
    bjao

    ResponderExcluir
  4. Esses filmes de terror me provoca muita curiosidade, muita mesma. Para vc ter uma ideia ao começar a ler sua resenha me deu muita vontade de assistir para poder conhecer e saber. Mas sou muito medrosa, muito mesmo, de não conseguir dormir a noite e ficar durante muito tempo pensando no filme é muito complicado. Enfim, já que não posso assistir leio resenhas hahah, gostei do que li aqui,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nana :)
    Como vai?
    Queria ver este filme,parece ser,desculpe a expressão,foda >.<

    Bacana seu texto :)
    Beijos e se cuida

    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  6. Tô doida pra assistir, furei com meu irmão duas vezes, daí ele foi só. Mas já disse que eu iria gostar, então, acho que sábado eu vou. Adorei sua opinião sobre o filme. Bjos

    Débora,
    http://www.estantedadebora.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o filme ..
    Mais fiquei super afim de assistir,
    embora não curta filmes baseados em estórias reais :/
    a estória é bem interessante ..
    Adorei a foto, das atrizes ao lado das verdadeiras irmãs :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu amo Filmes de Terror/Suspense, apesar de serem poucos que conseguem me assustar. Eu vi alguns comentários sobre esse filme, mas nada que me chamasse muita atenção. Mas depois de sua resenha eu fiquei curiosa, já que vou no cinema esta semana, vou chamar os meus amigos para ir comigo assistir, sem muita expectativa.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não sou fã de filmes de terror, então é um acontecimento raro eu assisti um filme desse gênero, então e provável que eu não assista esse também.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adoro filme baseado em fatos reais, porém odeio filme de terror/suspense... Não assisto nem que me paguem :3 #medrosa hahahahaahhahahahah

    Beijos
    literaturizei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Nana! Adoro pegar filmes sem saber nada sobre eles, sempre me surpreendo, é mais gostoso descobrir do que se trata aos poucos. Este aqui dá medo, ui! Mas deu uma enorme vontade de assistir.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Faz tempo que não vejo um filme de terror. Não gosto muito desses que têm espírito e principalmente baseados em fatos reais. Sou muito medrosa! hahaha

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia, mas parece ser um filme bastante interessante
    Vou procurar para assistir

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. OI!
    Meu irmão adorou esse filme e queria me obrigar a assistir novamente com ele (eu odeio filmes em que levo sustos, odeio filmes de terror).
    Não sabia que era baseado em fatos (fiquei bem assustada agora) e adorei a foto das verdadeiras com as atrizes *--*

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  15. Oi Nana.
    Já tinha ouvido falar sobre o filme, mas nunca me atrevi a assistir, já que sou uma medrosa.
    Não sei sei o colunista de cinema do meu blog já assistiu (acredito que sim, porque ele ama suspense/terror), mas foi bom ler uma opinião sobre o filme.

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
  16. Não assisti, mas pretendo rs

    Não sei se é verdade, mas parece que vai virar uma franquia

    bjo
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  17. Linda primeiramente gostaria de agradecer pela sua visitinha em meu blog e dizer que fiquei muito feliz com seu recadinho. Muito obrigada viu ?!
    Outra coisa, eu nunca ouvi falar desse filme e olha que eu assisto bastante (risos)
    Mas eu não sei se ele seria o tipo de filme que eu pegaria para ver, porque tudo que tem coisa de medo eu passo...hahahahaa...apesar que não me pareceu muito ter nesse ai, mas enfim...

    Se um dia passar na TV eu até assisto para ver e dar minha opinião sobre ele, porque deve ser bom de qualquer maneira, ainda mais pelas coisas que você disse ai sobre ele.

    Outra coisa minha linda, queria te convidar a passar no meu blog para ver uma super novidade que ocorreu comigo agora a tarde. Estou super feliz, até porque está acontecendo só coisa boa para antes do meu aniversário e gostaria que você fosse lá me prestigiar como todas as minhas amigas blogueiras.
    Ficarei no aguardo viu ?
    Se cuida e fica com Deus linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Nana.
    Nunca fui muito fã de filmes de terror e passei esta minha repulsa pros livros tb. Apesar de adorar histórias baseadas em fatos reais vou ter q deixar esta passar rs.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá
    Já vi que esse filme deve ser bem assustador... vou ver se tomo coragem de vejo :D
    Beijinhos
    Renata
    Escuta

    Essa

    ResponderExcluir
  20. Hey!

    Nunca vi o filme, tenho coração fraco demais pra essas coisas! Heheh

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Nana!
    Adorei a crítica. Quero muito assistir o filme, pois meus amigos estão falando tanto que fiquei com vontade.
    Assim como você não assisti trailers e nem propagandas, aliás, já faz um bom tempo que não procuro essas coisas para não ficar com uma expectativa tão grande e acabar me decepcionando.
    Vou tentar assistir essa semana.

    Beijos,
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Aaaaah eu adorei essa crítica e agora me arrependo por não ter assistido esse filme ontem no cinema! hehe Sou daquelas que morre de medo de assistir um filme de terror, mas que não consegue conter a curiosidade e tudo que eu preciso em um filme desses é levar uns bons sustos! Fiquei empolgada agora hehe Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Nana, não conhecia esse filme e nem vi toda a divulgação em cima dele então acho que não tenho grandes expectativas. Vou assistir pq fiquei super interessada, acho que vou gostar, viu? Principalmente pelo lance de ser baseado em fatos reais.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  24. Admiro a sua coragem por assistir esse filme, eu nunca mais conseguiria dormir se visse. kkkkkkk Eu dispensei ingressos na faixa pra vê-lo porque sabia que não era a minha, na verdade terror é um gênero que passo longe, livros e filmes.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe