Livro: O Prisioneiro do Céu - Carlos Ruiz Zafón

sexta-feira, setembro 14, 2012


O Prisioneiro do Céu Barcelona, 1957. Daniel Sempere e seu amigo Fermín, os heróis de A sombra do vento, estão de volta à aventura para enfrentar o maior desafio de suas vidas. Já se passa um ano do casamento de Daniel e Bea. Eles agora têm um filho, Julián, e vivem com o pai de Daniel em um apartamento em cima da livraria Sempere e Filhos. Fermín ainda trabalha com eles e está ocupado com os preparativos para seu casamento com Bernarda no ano-novo. No entanto, algo parece incomodá-lo profundamente. 


Se quiser, leia a resenha de 'A Sombra do Vento', clicando aqui.


O Prisioneiro do Céu, foi o primeiro livro do Zafón que li. Tinha uma ideia totalmente diferente da escrita dele. Me surpreendi e me cativou de um jeito inexplicável. Este livro é o terceiro da série: O Cemitério dos Livros Esquecidos.

Mesmo sendo uma continuação, a editora logo avisa nas primeiras páginas de seu exemplar, que é um livro independente (não precisa da leitura dos outros). Agora se o leitor vai concordar com isso, são outros quinhentos...

Neste livro, Fermín é o destaque. O amigo de Daniel Sempere continua trabalhando na livraria e está decidido a casar com Bernada. Sua tranquilidade é interrompida quando um misterioso homem visita a livraria e lhe deixa uma edição de O Conde de Monte Cristo, com uma suspeita dedicatória. Daniel, óbvio, fica curioso sobre a relação de Fermín com esse senhor, e então, acompanhamos a história de Fermín e seus dias em uma prisão. Dessa história, Daniel não imaginava que descobriria coisas sobre seu passado e o que levou a morte de sua mãe, Isabella.

Fermín é um personagem maravilhoso. Me diverti bastante com suas tiradas inteligentes, seu humor negro que encanta e seu jeito com Daniel. Daniel e ele, até agora, estão no topo da minha lista de melhores amigos do mundo literário. Uma amizade tão bonita, Fermín parece um super irmão mais velho para Daniel.

"Teve cem profissões e nenhum amigo. Fez dinheiro, que logo gastou. Leu livros que falavam de um mundo no qual não acreditava mais. Começou a escrever cartas que nunca soube como terminar. Viveu contra a lembrança e o remorso. Mais de uma vez, foi até o meio de uma ponte ou de um barranco e contemplou o abismo com serenidade. No último momento, a promessa feita e o olhar do Prisioneiro do Céu sempre lhe voltavam a memória." págs: 140 e 141.

A leitura foi fácil, apesar da cultura ser diferente das que estou acostumada. Sempre que ficava perdida, com alguma referência espanhola, lá tinha uma notinha no rodapé para me ajudar. Já disse que amo nota do tradutor, né?

Os capítulos são pequenos e organizados em cinco partes. Erros? Achei um bem gritante e creio que foi por falta de atenção. Pois, lendo os livros da Suma, sempre percebo que é uma editora realmente dedicada com seu catálogo. Tanto que a mesma palavra escrita de maneira incorreta, pode ser encontrada corretamente, várias vezes, durante a leitura. Falta de atenção, certamente.

E como disse no início da resenha, o livro é uma continuação que pode ser lida de maneira independente de acordo com a editora. De certo, não senti dificuldade com a leitura ou deixei de entender a história. Mas, no final da leitura, senti falta de algo mais e algo vago quando o autor citava referências sobre as obras anteriores durante a leitura.

'As pessoas de alma pequena sempre tentam apequenar os demais...' pág: 18.

Se você não conhece o trabalho do autor, o que está esperando? Conheça essa escrita maravilhosa e viciante de Carlos Ruiz Zafón.

Autor: Carlos Ruiz Zafón
Título Original: El Prisonero del Cielo
Origem: Literatura Espanhola
Editora: Suma de Letras
Tradução: Eliana Aguiar
ISBN: 9788581050737
Publicação: 2012
Páginas: 248
Série: O Cemitério dos Livros Esquecidos
#1: A Sombra do Vento (Resenha)
#2: O Jogo do Anjo
#3: O Prisioneiro do Céu
O Que Tem?: Romance, Mistério, Gótico

LinksSkoob - Compre - Autor - Site da Editora

You Might Also Like

21 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde :)
    Primeira resenha que leio deste livro :)
    Parece ser massa mas é de uma série né?
    Aff,não gosto de ler livros assim :(

    Beijos e cuide-se

    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  2. Oi Nana!
    Ainda não li nada do Záfon e preciso corrigir isso!
    Quero muito ler essa trilogia, mas, por mais que ela seja independente, pretendo ler na ordem!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive a oportunidade de ler nada deste escritor, mas vejo sempre bons comentários sobre sua obra. Não sabia que era uma série, e achei o nome bem sugestivo. A proposta é muito boa.
    Parabéns pela resenha.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro desta série, mas também não sei se teria tanta curiosidade em ler. É gostoso aprender culturas diferentes nos livros, uma que eu gostei bastante foi as das gueixas no Japão, mas a cultura Espanhola não é algo que me desperte tanta curiosidade.
    A resenha está ótima, parabéns!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olha, nunca li nada do Zafón, mas até que tenho vontade...
    As críticas são sempre tão positivas!

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    O único livro do Zafón que li até o momento foi MARINA. Maravilhoso, diga-se de passagem. Ele realmente sabe como surpreender e cativar o leitor. Pretendo ler agora O Jogo do Anjo, seguido por A Sombra do Vento para só depois adentrar na narrativa de O Prisioneiro do Céu. Gostei muito da resenha e espero gostar bastante do livro. Quanto ao erro, uma pena mesmo... também encontrei um em Marina que me deixou abobalhada... gritante e desnecessário.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Nunca li nenhum livro dele, mas tenho muita vontade.
    Gostei da história e a sua resenha só me deixou com mais vontade de ler.
    Mesmo que não precise ler os outros para entender esse eu com certeza vou querer ler na ordem. rsrs

    Bjs
    Gabi Lima
    htttp://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar super bem dos livros do Zafon, uma vez tentie compra runs tres de uma vez, mas meu cartão não passou /triste mas esse ai já ta na minha lista, parabéns pela resenha =)

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii :)
    Já li dois livros dele, e posso dizer que enquanto amei um [Marina] odiei o outro [O jogo do anjo], haha.
    Comprei A sombra do vento, mas ainda não li, se eu gostar leio "O prisioneiro do céu" se não, bom, deixa para lá, haha.
    Adorei o quote *-*
    beijo!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nada desse autor, mas tenho vontade.
    Estou com os livros dele como desejado a séculos, mas sempre passo outros na frente. Tb gosto de livros que as vezes tem alguma coisa fora da nossa cultura mas que graças a Deus colocam notinhas no rodapé pra nos tirar do sufoco rsrsrs
    Adorei a resenha e vou ver se consigo encaixar A Sombra do Vento e e esse, O Prisioneiro do Céu na próxima compritcha que fizer.

    :)

    Bjokas

    ResponderExcluir
  11. Oi Nana! Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro do Záfon, mas só leio resenhas positivas sobre seus livros. O Prisioneiro do Céu parece ser uma obra que toca a gente, né?! Fiquei curiosa depois de ler sua resenha!
    Bom saber que o livro é de uma série, mas é independente. Amo livros assim, hahaha
    E notas do tradutor são maravilhosa e salvam vidas mesmo! AUSHUAHSUAS

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nenhum livro do Zafón, mas fiquei curiosa... parece um livro muito bom! Gosto de livros assim, que fazem parte de uma série mas podem ser lidos de forma independente...
    Bjus!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  13. Sou suuper fa de Zafón, mas devido aos livros de parceria, acabei deixando Marina e esse título pra depois, e ainda não os li. Li A Sombra do Vento, e sou apaixonada pelo livro. E você só reforçou a minha vontade de lê-lo logo ^^
    É impossível ler Zafón e não ficar apaixonada por seus livros.
    Esse é o terceiro livro? Eu achei que fosse o segundo, depois de A Sombra do Vento só. O Jogo do Anjo é o outro?!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  14. Adorei seus comentários sobre o livro!
    Do Zafón só li Marina, por enquanto, mas pretendo ler este "terceiro livro" depois de ler os dois "primeiros". Mesmo não precisando tenho mania de ler na ordem em que o autor escreveu hahaha

    Preciso dizer que fiquei curiosa quanto ao erro que você achou. =x

    E espero gostar do livro tanto quanto você! =)

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse autor, mas com tantos livros na fila, acaba ficando difícil comprar mais livros.

    Beijão

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Tenho lido várias resenhas positivas de Zafon e com a sua fiquei ainda mais interessada na leitura. Gosto de livros com narrativas inteligentes e acho que vou gostar desse tb!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho muitos livros para ler, mas mesmo assim passaria o Zafón na frente caso conseguisse algum livro dele para ler.
    Todo mundo fala tão bem a respeito dos livros dele que eu já coloquei na lista de leituras obrigatórias.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  18. Eu só li Marina do autor e me encantei demais com a escrita dele. Eu to super ansiosa para ler os outros livros dele. E eu só liresenhas positivas sobre esse livro. Òtima dica.

    ResponderExcluir
  19. Nunca li nada do autor, mas gostei do enredo desse livro.
    Dica anotada!!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  20. Gostei dos comentários sobre o livro e bom saber que tem uma ordem, apesar de não precisar ler na sequência, eu gosto de ler certinho...rs

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nda do Zafon, embora tenha curiosidade são livros com preços mais altos, tirando Marina que já vi a 17 reais. O anterior a esse é carinho, por isso esse da resenha vou demorar a ler.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe