Livro: O Sonho de Eva - Chico Anes

terça-feira, agosto 14, 2012

Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.
Pouco tempo antes de conhecer o livro, um amigo meu havia me falado sobre sonhos lúcidosFiquei curiosa com o que ele me falou, mas só conversamos uma vez sobre o tal assunto. E assim me deu uma vontade enorme de ler O Sonho de Eva quando soube do que se tratava! Quando comecei a lê-lo, estava em uma aula e o professor, acabou me perguntando sobre o livro. O que foi interessante, já que quando prossegui com a leitura pude conversar com ele sobre alguns assuntos abordados no livro, como: Os nove desconhecidos, a maçonaria... Assuntos que posso dizer que poucas pessoas conhecem e, conversando com ele, eu pude entender um pouco mais sobre. O livro é fantástico e, agora, está na minha lista de favoritos.

Eva Abelar, em uma palestra sobre sonhos lúcidos em Viena, recebe a má notícia de que sua irmã, Anna, havia se suicidado e, para piorar a situação, seu filho Joachim, desapareceu na mesma noite. Logo após esse acontecido, Eva conhece Adhya, que lhe convida para continuar o trabalho de sua irmã na empresa Yume. Mas antes de aceitar o convite, Eva pensa muito sobre o assunto...Fora avisada de que não deveria ir, mas será que ela perderia a chance de saber onde está seu filho e o que realmente aconteceu com sua irmã? Eva embarca em uma jornada perigosa em busca de respostas e conta com a ajuda externa de seu amigo, ex namorado e psicólogo, Alec.

O DreamGame, projeto no qual Anna estava trabalhando, é uma tecnologia que permite a pessoa jogar enquanto dorme. Já imaginou como seria isso? Não precisar de joystick para controlar um avatar? Seria você mesmo o próprio avatar, deixando de lado a emoção de estar em frente às telas, para estar nela própria e vivenciar o que desejar.

“... Era o fim da tecnologia 3D para os games. Quem se contentaria em brincar com bonecos virtuais quando poderia realmente viver a aventura?” (Pág.231)

“O que aconteceria se você dormisse, e em seu sonho você sonhasse, e em seu sonho você fosse o paraíso e lá colhesse uma flor, uma estranha e bela flor. E se quando você acordasse você tivesse a flor em suas mãos? Ah! E então?” (Pág.247)

A leitura de O Sonho de Eva é viciante do começo ao fim, eu me senti um pouco confusa no começo, já que o livro é em terceira pessoa. Mas quando se trata de um sonho, é narrado em primeira pessoa e, eu confesso, não percebi isso logo de cara, porém, achei isso novo, algo que trouxe um diferencial à leitura. 

Quanto aos personagens, gostei de todos! Principalmente de Zed, que se mostrou bem útil. 
Senti falta de uma participação maior de Joachim na trama, a importância que ele possui na história é enorme e ele aparece pouquíssimas vezes. Até mesmo Adhya, uma das vilãs, eu curti. Fiquei estupefata com um dos personagens, mas, para que não haja spoiler não direi muito sobre...É interessante como tudo vai se desenrolando e nada fica sem uma explicação. O final foi algo inesperado. Algumas coisas que em hipótese alguma eu imaginei que aconteceriam. 

Algo que eu sempre digo nas minhas resenhas, mas que enquanto houver motivos continuarei a dizer: é a capa. A Novo Conceito sempre arrasa nas capas de seus livros e, não foi diferente com O Sonho de Eva. Mas algo que chamou, muito, minha atenção na capa, foram os algarismos em chinês. E mais, o kit é lindo e faz menção ao nome e a história.

Um livro com um final inesperado se torna algo que você não se esquece de uma hora pra outra. Chico Anes realmente soube como administrar e conduzir a história...


AutorChico Anes
Origem: Literatura Brasileira
Editora: Novo Conceito/Novas Páginas
ISBN: 9788581630069
Publicação: 2012
Páginas: 304
Série: Não
O Que Tem?: Sonhos, Fantasia, Jovens

O Obsession Valley agradece à editora Novo Conceito, por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

26 COMENTÁRIOS

  1. Está na minha lista, comc erteza. como você, acho que vou gostar.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha, sou louca por este livro já faz algum tempo, pretendo compra-lo em breve!! Minha lista é gigantesca ... kkkk ... O kit que a NC fez então com a mascara é divina, pena que não comercializam.

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei esta resenha, fiquei com vontade de ler!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Tícia!
    Esse livro parece ser muito interessante e tenho bastante curiosidade pra lê-lo!
    Gostei de ver que vicia desde o início :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Hey,
    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas parece bem bacana. Pelo o que você disse na resenha, sei lá... me interessou lol

    Bye (tem resenha nova),
    http://prateleiradepensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa resenha.

    Quero ler esse livro e estou ficando mais certa de que vale a pena.

    Beijos

    Gabyh - Vida de Bookaholic
    http://vidadebookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Apesar de eu não ter dado 5 estrelas a ele, eu achei que o autor foi genial do começo ao fim nesse livro. Tirei uma estrela porque achei que a narrativa passava rápido demais em algumas partes, que me pareceram científicas demais, onde eu fiquei bem perdida.
    Eu também senti falta do Joachim no livro. E acho qual é esse personagem que te deixou estupefata que você fala. Eu fiquei boquiaberta, nunca imaginei!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. A capa do livro é bem interessante mesmo e acho que os detalhes só são perceptíveis quando se pega o livro.
    Enfim, acho o tema original e estou com ele aqui na fila de leitura. Fico feliz quando vejo resenhas bem positivas de livros nacionais *-*

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  9. Achei ótimo a NC publicar mais livros de autores nacionais, mas este título em especial não me convence. Acho que eu não gastaria dinheiro com o livro.

    Beijão

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Acho que essa é a primeira resenha que leio do livro e se antes não estava com muita vontade de ler o livro agora quero muito ele! Sua resenha ficou ótima e me convenceu a ler logo, adorei *-*

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  11. Oi, eu já estava interessada na obra quando vi a capa, achei muito atraente. Quando li a sinopse fiquei ainda mais curiosa, já fiz algumas "aulas" para ter sonhos lúcidos, confesso que nunca funcionou muito bem, maaas acho muito divertido! Mas eu desisti de ler porque achei que seria uma leitura meio cansativa, ainda assim sua resenha ficou demais porque despertou de novo o meu interesse pela obra.
    Ótimo post.
    Dá uma passadinha lá no blog?
    Beijos.
    Caroline.
    comaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá! Achei a resenha ótima! Que livro interessante,vi poucas resenhas falando dele,e das poucas que eu vi,achei a sua uma das melhores,me interessei bastante pelo livro *-*

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Hey :)
    Como vai?
    Este livro parece ser muito bom *-*
    Só vi resenhas positivas :)
    A capa também é linda *----*

    Beijos e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  14. Estou com o livro aqui em casa e confesso que a ansiedade para ler esse livro só aumentou! hahaha

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  15. Tenho muita vontade de ler este livro, acho a capa muito interessante e pela temática, eu acho que irei gostar deste livro. Gostei muito da sua resenha, ela aumentou minha vontade de ler este livro.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Coincidência: estou o lendo agora haha Tô gostando bastante. Realmente esse tema de sonhos lucidos é mtmt legal.

    ResponderExcluir
  17. Oi linda,
    Estou com esse livro aqui em casa para ler so não sei quando vou conseguir...esse mundo de sonhos sempre me fascinou por isso acho que vou adorar essa leitura...agora da cpaa ter algarismos em chines não tinha notado vou olhar melhor..rsrs.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Tenho que falar adorei o lay do blog to acompanhando once upon a time também..rsrs
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Estou lendo esse livro agora...e gostando bastante.. Isso é uma prova que autores nacionais fazem bons trabalhos e devem ser reconhecidos

    ResponderExcluir
  20. Letícia, com certeza meu filho ia adorar a ideia de jogar enquanto dorme! rsrs
    Achei a ideia interessante, porém assustadora: descansamos tão pouco!! E o pouco temos que temos ocuparíamos com games?
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. A sua resenha é a quinta que leio sobre o livro e cada vez mais fico mais e mais curiosa. Parece ser um livro incrível com um enredo muito bem elaborado. Ótima resenha e espero encontrar esse livro numa promoção logo rsrsrs.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  22. Hey :) Primeiramente, muito obrigada pela visita lá no blog, já estou seguindo aqui também! Adorei... Ganhei esse livro da editora mas até agora não li :x Apesar de ter visto várias resenhas ótimas e positivas, como a sua! Deu uma enorme vontade de largar tudo e ir ler hahaha ótima resenha! Beijos http://doceescrita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Nooossa, a cada resenha que leio desse livro me convenço de que preciso mesmo dele. Adoro esse tipo de história, e se é tão envolvente, não tem como não agradar. Espero poder ler logo :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Primeiramente o layout tá lindo lindo!!!!
    Sobre o livro, eu já estou na expectativa para ler, pois adoro finais inesperados.
    Só não curto o fato de ser em terceira pessoa, mas quando a história é envolvente isso se torna apenas um detalhe
    bjos

    ResponderExcluir
  25. Mto esclarecedora a sua resenha, pq as outras que li sobre o livro eram mais superficiais. Tb nunca tinha ouvido fala de sonhos ludicos, embora agora tenha uma ideia. Se tiver a oportunidade lerei sim.

    Bjus @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, desculpe por eu ter sumido, mas é que eu fiquei quase 1 mês sem internet em casa e não pude postar nada novo no meu blog e nem vir comentar nos blogs que eu sigo, como o seu, mas agora tudo já voltou ao normal.
    Adorei a sua resenha e ela aumentou ainda mais a minha vontade de ler esse livro, não apenas pela temática dele (que mistura os sonhos com ficção científica) mas porque ele foi escrito por um brasileiro, e nos últimos meses eu descobri vários livros de fantasia excelentes que foram escritos por brasileiros.
    Finalmente a nossa literatura está evoluindo.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe