Livro: Drácula - Bram Stoker

sábado, agosto 11, 2012

Frankenstein ou O Prometeu Moderno / O Médico e o Monstro / DráculaO conde Drácula , do irlandês Bram Stoker - que se inspirou num personagem real, o cruel Vlad Dracula-, é por sua vez a personificação do mal absoluto. Não existe qualquer ambiguidade moral em seu caso. Num texto todo elaborado através de transcrições ficcionais de cartas, telegramas e trechos de diários, o autor nos apresenta a um grupo corajoso, de inabalável fé religiosa, que decide pôr fim à existência do vampiro, perseguindo-o desde Londres até sua Transilvânia natal.




Drácula - O Príncipe da Noite, é a terceira e última história do livro Clássicos do Horror, da editora Martin Claret. Acompanhe as resenhas de: Frankenstein e O Médico e o Monstro.

O universo dos vampiros é bem badalado, atualmente. Mas engana-se quem pensa que Drácula teve um sucesso estrondoso em sua primeira publicação. Quando Stoker publicou sua obra cheia de 'relatos' no século XVIII, não teve um sucesso imediato. Mas ganhou popularidade devido as contínuas impressões, adaptações cinematográficas e as inspirações (em outros livros e filmes). Quando comecei a leitura, pensei: 'Ah já sei a história toda, vou adivinhar tudo. Drácula blah blah blah Lucy e blah blah blah Jonathan Harker'. Foi isso, mas nem tanto!

Jonathan Harker, um jovem advogado Inglês, viaja para o Castelo de Drácula no país do Leste Europeu da Transilvânia, para concluir uma transação imobiliária com um nobre chamado Conde Drácula. A caminho do castelo ele encontra uns camponeses locais que o alertam sobre seu destino, dando-lhe crucifixos e outros encantos contra o mal e proferindo palavras estranhas. Eles sabiam onde o jovem rapaz pretendia ficar, só não conseguiram chamar sua atenção para o perigo.

Harker segue seu caminho até o castelo. Conhece o tal Conde, um cavalheiro educado e bem hospitaleiro. Alguns dias se passam, e logo o jovem começa a perceber os hábitos estranhos do dono do castelo: ele some durante o dia, a comida é servida do nada e a mesa limpa do nada, também, entre outras coisas. Harker resolve então, vigiá-lo. E logo depois de ser quase atacado por mulheres estranhas, durante uma noite no castelo, as 'mantras' dos camponeses começam a fazer sentido e ele resolve fugir.

Enquanto Jonathan está fugindo adoidado da Transilvânia, paralelamente, acompanhamos sua noiva
Mina. A jovem, na ausência do noivo, resolve visitar sua melhor amiga, LucyA amiga, está indecisa entre três homens (coitada, né?), e apesar dela escolher um deles para casar.. os outros ainda continuam na história, com algum valor...

Durante a estadia de Mina, começa um tipo de sonambulismo em Lucy: uma noite, Mina encontra Lucy no cemitério da cidade e acredita que vê, uma forma escura com brilhantes olhos vermelhos debruçando sobre ela. Lucy se torna pálida e doente, e com duas pequenas marcas vermelhas no pescoço, nem o médico, Dr. Seward, nem Mina podem explicar. Incapaz de chegar a um diagnóstico satisfatório, Dr. Seward envia um relato do caso para seu antigo mentor, o professor Van Helsing. O professor, cheio de histórias e crenças, sabe do que se trata o caso de Lucy e tenta de todas as maneiras salvá-la. Mas deixa implícito que Drácula deve ser detido.

Juntos (Jonathan, Mina, Seward, Os pretendentes de Lucy e Dr. Van Helsing), caçam Drácula, mesmo que isso possa custar suas vidas. E nós leitores podemos acompanhar tudo, através dos relatos dos personagens em diários. O livro é narrado através de diários, cartas e bilhetes dos personagens: Jonathan Harker, Mina, Dr. John Seward, Lucy e Dr. Van HelsingÉ chato? Não! É cansativo? Também não! Não tenho queixa, pois felizmente, gostei de todos os personagens. MAAAAS o senhorzinho simpático.. Van Helsing, super me conquistou. 

Drácula, é um terror suave e gostoso de ler. Pelo fato dos relatos serem por diferentes pontos de vista, se torna bem interessante e a história se encaixa, perfeitamente.

'Não pude terminar minha conjetura, pois vi no espelho a cicatriz vermelha em minha testa e comprovei que ainda sou impura'. pág: 487.

Uma coisa engraçada: As adaptações de Drácula para as telonas, sempre passam que Drácula era obcecado por Mina. Não sei da onde surgiu isso, mas parte do livro é sobre Drácula e sua obsessão por atacar Lucy. Pra mim, Van Helsing que era gamado em Mina...(senhorita Mina, qualquer homem teria a honra de ser seu marido). Sério, ele rasga elogios para cima dela, assim que conhece.. e até o fim do livro. No cinema o personagem já foi interpretado por Bela Lugosi e por Gary Oldman.

A obra de Stoker é uma ficção gótica grandiosa (não só por quantidade de páginas). Não é a toa que é denominada como um clássico do horror. E se tornou um dos meus livros favoritos, e óbvio minha história favorita dessa coleção. A história de Drácula foi e será contada por várias gerações, não importa a maneira. Mas você sempre ouvirá sobre ele!

Autor: Bram Stoker
Título Original: Dracula
Origem: Literatura Irlandesa
Tradutor: Maria Luísa Lago Bittencourt
Editora: Martin Claret
Publicação: 2011
ISBN9788572328135
Páginas: 534
Série: Não
O Que Tem?: Vampiro, Gótico, Clássico

LinksSkoob - Compre - Site da Editora 
O Obsession Valley agradece à editora Martin Claret por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

20 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que esses clássicos são interpretados de forma diferente pelo cinema, que é uma mídia mais massuda, então ficamos com aquela interpretação no nosso imaginário. É por isso que é tão legar ler os clássicos, porque descobrimos a verdadeira essência das grandes histórias.

    Beijão

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre tive a sensação de que os clássicos fossem maçantes, até por esse preconceito de lado, e de fato, começar a lê-los.
    E qual foi a minha surpresa ao descobrir que as maioria dos clássicos tem uma linguagem bem tranquila, e histórias mais do que fantásticas.
    Essa edição dos clássicos do horror é uma dos meus desejos, e Drácula, é uma história que eu sempre quis conhecer melhor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Morro de vontade de ler essa clássico, mas nunca tive oportunidade. Com a sua resenha fiquei com mais vontade ainda, adorei!

    Beijo;*
    Naty.

    P.S.: Ameei o novo layout do blog, lindo *-*

    ResponderExcluir
  4. Morro de vontade de ler Drácula, mas nunca consigo.

    Já deveria ter lido a tempos já que adoro vampiros, mas enfim... vou ler o mais rapido possivel, sua resenha aumentou minha vontade de ler.

    Beijos

    Gabyh - Vidade de Bookaholic
    http://vidadebookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Assisti à última adaptação cinematográfica de Drácula e gostei bastante! Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas morro de curiosidade, hahaha É verdade o que você disse... Drácula aparece como obcecado por Mina. Não sabia que no fundo não era assim, rs
    Adorei sua resenha! :D

    P.S.: Ai meu Deus. Não tem como não se apaixonar pelo novo layout do seu blog, Nana. Once Upon a Time é uma série muito bacana e adorei vê-lo estampando esse lugar tão lindo! Ficou maravilhoso mesmo! Parabéns! =3

    ResponderExcluir
  6. AAh, eu não curto muito esses filmes no estilo de Drácula, ou com vampiros em geral...seei, sou do contra! rsrsrs
    Mas gostei da sua resenha, ficou muito bem feita!

    Beeijos querida
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  7. Parece uma história interessante, por ser clássica (diferente dessas modinhas de hoje), mas eu não sou de ler esse tipo de livro (gótico, terror, fictício voltado para seres irreais)...
    rsrs
    Mas, legal sua indicação heim?!


    Obrigada pela visita e pelo comentário no Loucos Informados...
    Seja bem vinda e volte sempre ao LI! Te aguardo!
    Beijão.

    http://loucosinformados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ah, obrigada por seguir o Li! Estou seguindo de volta!! *-*
    Sucesso! Volte mais vezes ;)

    ResponderExcluir
  9. oi querida,
    sou louca por vampiros e ainda nao li o mais clássico de todos. que vergonha ._.'
    a resenha ficou ótima e me deu ainda mais vontade de ler, acho que deste mes não passa.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Drácula é um clássico! Adorei sua resenha,pretendo colocar esse livro urgentemente na minha listinha de desejados haha

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Clássico que eu nunca li, mas que vou ler assim que tiver oportunidade. Sua resenha me deixou doidinha. Ai, sinto falta de ler sobre o universo dos vampiros. Tem algum tempo que não leio histórias com eles. Enfim, adorei o post *-*

    Beijos,
    Monique <3

    P.S.: Eu tambem fui na Bienal do RJ pela primeira vez ano passado e foi a melhor coisa que eu fiz. Fiquei apaixonada. To louca pra voltar pra ca novamente.

    ResponderExcluir
  12. Dos três livros dessa coleção o que mais me interessou foi esse acho super interessante todo o mistério envolvendo o Conde Drácula.
    Adorei o novo layout!!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  13. Esse é um dos clássicos que eu quero TANTO ler. Esse é o VERDADEIRO vampiro. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Tenho muita vontade de ler esse!

    ResponderExcluir
  15. AHH, é um livro que quero muito ler, ainda mais que eu tô com o segundo livro de Drácula, escrito pelo sobrinho do Bram, se eu não me engano ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Esse livro eu coloquei recentemente nos meus desejados.
    Muita boa resenha, parabéns!

    LucaS
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Um clássico, que ainda não tive oportunidade de ler
    Mas parece ser muito bom

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adorei relembrar o conto, eu assisti o filme, mas nunca li o livro por pensar que seria chato, rs. Que boba eu fui, vou ler sim!
    Bjus e um ótimo início de semana!

    Rafaela
    www.rafaelando.com

    ResponderExcluir
  19. Esse é um dos três contos que eu mais tenho curiosidade de ler, e depois dessa resenha eu decidi que o lerei logo. Adorei tudo o que você citou, esses mistérios me encantam totalmente em uma leitura, então...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Oi Nana!
    Li Drácula tbm e senti falta do conteúdo sensual que envolve a imagem do vampiro. O Drácula de Stoker é hermético e seco.
    Um bj =)

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe