Livro: Anna e o Beijo Francês - Stephanie Perkins

terça-feira, julho 10, 2012

Anna Oliphant não está nada entusiasmada com a ideia de se mudar para Paris, já que seu pai, um famoso escritor norte-americano, decidiu enviá-la para um colégio interno na Cidade Luz. Anna prefere ficar em Atlanta, onde tem um bom emprego, uma melhor amiga fiel e um namoro prestes a acontecer. Mas, ao chegar a Paris, Anna conhece Étienne St. Clair, um rapaz inteligente, charmoso e bonito. Só que Etiénne, além de tudo, tem uma namorada... Anna e Etiénne se aproximam e as coisas ficam mais complicadas. Será que um ano inteiro de desencontros em Paris terminará com o esperado beijo francês? Ou certas coisas simplesmente não estão destinadas a acontecer?

POR: COLABORADORA ANNA CLÁUDIA

Anna e o Beijo Francês é doce como um primeiro amor. É como se Stephanie Perkins tivesse espalhado açúcar em todas as páginas do romance. Romance. Este é um livro que faz jus ao seu gênero da primeira à última página. E é impossível não se contagiar com tanto amor, ainda mais em um cenário como a Cidade Luz.

Talvez eu seja um pouco suspeita para falar. Nana me contou a respeito desse livro há um bom tempo atrás e minha vontade de lê-lo foi instantânea. O título do livro a fez lembrar-se de mim — tanto por a protagonista e eu possuirmos o mesmo nome, quanto pela minha paixão pelo francês (que, confesso, não anda tão em alta, mas que recebeu um up com a leitura do livro) — e eu também logo me interessei. Nos encontramos em maio, quando ela me presenteou [obrigada, mais uma vez!], e desde então eu olhava para o livro todos os dias, com ânsia de devorá-lo, mas sem tempo. Então, durante essa semana, resolvi “perder” uma hora de sono e finalmente iniciar a leitura. Adianto que não foi apenas uma hora de sono perdida, porque foi impossível largar o livro tão rápido. Mas também corrijo-me: só tive a ganhar nesse tempo em que troquei o sono pela leitura de Anna e o Beijo Francês. Há tempos eu não sentia meu coração tão aquecido pela leitura de um livro. A história de Anna e Etiénne é inocente, pura, te faz sorrir sem perceber.

“Eu reflito sobre isso à medida que nossas vozes vão se cansando e nós paramos de conversar. Nós só ficamos na companhia um do outro. Minha respiração. Sua respiração. Minha respiração. Sua respiração.
Eu não poderei nunca dizer a ele, mas é verdade.
Isto é estar em casa. Nós dois.” Anna Oliphant, p. 195

Obviamente, é um romance adolescente. Não espere grandes reflexões sobre o sentido da vida, ou quem veio primeiro, o ovo ou a galinha. Espere encontrar a história de uma adolescente como tantas outras que é tirada de sua zona de conforto e tem que aprender a lidar com lugares, pessoas e situações totalmente novas em um momento da vida que já é confuso por si só. E que, além de tudo, precisa aprender a lidar com o amor, que complica a vida de todos, não importa a idade. Trata-se basicamente de um filme de High School americano. Exceto por duas coisas: não é um filme e não se passa na América. A garota nova que se apaixona pelo cara mais cobiçado da escola, as amizades, os desentendimentos, as queen-bees... Mas, afinal, quem não gosta de um bom clichê?

E, claro, prepare-se para torcer loucamente para que esse tal beijo francês ocorra logo. Me peguei conversando com os personagens durante várias passagens do livro, querendo dar-lhes conselhos ou mesmo abraços e, na minha opinião, provocar esse tipo de reação no leitor é que torna um livro uma boa forma de entretenimento.

Viajar sem sair do lugar. Essa é umas das definições de livro que vemos por aí. Pois além de uma viagem sentimental, Anna e o Beijo Francês também nos leva a um tour gratuito por Paris, explorando monumentos, cafés e cinemas e descrevendo a cidade de forma impecável. É como se o leitor realmente estivesse caminhando sobre o chão francês e fazendo pedidos à estrela do Point Zéro.

Já sinto saudades do tempo que passei na companhia de Anna, Étienne, Meredith, Rashimi, Josh e tantos outros personagens e personalidades dessa deliciosa história. Junte um cobertor, uma boa caneca de chocolat chaud e deixe Anna e o Beijo Francês derreter seu coração também. On y va?

Avisos: há boas chances de que Étienne St. Clair também a deixe apaixonada ou, no mínimo, arranque profundos suspiros. E, se você é fã de Nicholas Sparks, tente não ofender-se com as críticas ao personagem que o representa no livro hahahaha

Autora: Stephanie Perkins
Título Original: Anna and the French Kiss
Origem: Literatura Americana
Tradutor: Fabiana Paganini de Andrade
Editora: Novo Conceito
Publicação: 2011
ISBN: 9788563219329
Páginas: 288
Série: Anna, Lola e Isla
#1 Anna e o Beijo Francês
#2 Lola e o Garoto da Casa ao Lado
#3 Isla e o Felizes Para Sempre
O Que Tem?: Romance Teen, Paris, Ambiente Escolar

O Obsession Valley agradece à editora Novo Conceito por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

27 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde,

    Eu não li este livro ainda :O
    E só li um dos Sparks >.<

    Beijos e tenha uma excelente semana
    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  2. Eu aaaamo este livro!!!! Li rapidinho hehe
    Beijos e boa semana!!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é MUITO amor! Me apaixonei pela França, pelo Saint Clair, pela história delicinha de ler <3 Além do fato de me identificar bastante com a protagonista. Tem um pouco de clichê sim, mas who cares? Está na minha lista de favoritos e estou super ansiosa para ler o próximo livro da autora.

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  4. Muito, muito amor esse livro.
    Só de ler a sua resenha, senti saudades dele.
    Tudo nele é fofo. A história, os personagens e, claro, o casal principal. *suspiros*

    bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo

    ResponderExcluir
  5. É o que eu espero deste livro, que ele me arranque muitos suspiros.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Impressionante como todas as resenhas que vi desse livro são super positivas! Adoro as publicações da NC. Ah...quero muito ler esse livro, verei se arrumo um tempinho para isso!^^


    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro há pouco tempo e adorei, acho o casal principal super fofo.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  8. Já li algumas resenhas e sempre positiva, deve realmente ser bom ;)
    Bjus

    Rafaelando

    ResponderExcluir
  9. Awn, perdi a conta das resenhas dele que li que me deixam encantada com a ideia de lê-lo, com certeza quero ele na minha estante LOGO <3 Amo clichês, amo romance, amo a ideia de falar francês e visitar Paris *O* haha'

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Esse livrou ficou na moda por um bom tempo, mas eu tive a chance de ler e hj nao tenho mais vontade, sabe?
    Acabei comprando outros livros desejados, mas eu tirei ele totalmente da minha lista nao :)

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Não encontrei uma pessoa que não tenha gostado desse livro. Ele é tudo de bom, fofo além da conta e é exatamente o que você disse: quem não gosta de um cliché? Ok, nem sempre, mas às vezes faz tão bem ^^
    Enfim, não sei o que comentar sobre esse livro, porque ele também mexeu muito comigo, tanto que até hoje não consigo esquecer o St. Clair *-* (faz cara de apaixonada, heh)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Anna!
    Ainda não li o livro mas só leio resenhas positivas sobre ele, tenho muita vontade de ler ele e espero que seja breve!

    Adorei a resenha, já me sinto viajando por Paris...

    Beijokas
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu já ouvi falar MUITO bem desse livro, até mesmo aqui em casa - minha irmã adora -, mas não tenho vontade de ler ele, não faz muito o meu estilo mas parece ser uma leitura muito boa! ótima resenha!

    Beijos, Anderson Vidal
    Hooked for Books

    ResponderExcluir
  14. Oi Anna!
    Parabéns pela linda resenha!
    Esse livro é muito, muito amor! Realmente eu gostaria de uma continuação...
    St. Clair é apaixonante *.*
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Resenha – Caminhos de Sangue
    Beijos,
    Nathi
    Books in Wonderland / @bookswonderland

    ResponderExcluir
  15. Eu amo livros de romances adolescentes, confesso! Hahah... acho super fofinhos e tudo mais *-* embora goste de alguns que te provocam a reflexão, também gosto desses para relaxar e dar suspiros de amor...

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  16. Sua resenha expressa exatamente o mesmo sentimento que eu tive ao ler Anna e o Beijo Francês, não tem como não se apaixonar pelos personagens e não torcer pelo romance dos dois. Para se apaixonar em ler, simplesmente leia esse livro, não é? Qualquer menina vai adorar esse romance.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  17. Se a pessoa gosta de romance é impossível não se apaixonar por Anna e o beijo francês *-* É mt amor!
    Adorei a resenha, passou bem as sensações causadas ao ler o livro.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa... to louquinha pra ler esse livro mas até agora nada...
    hehehhe

    Ouço todo mundo falar muito bem dele, e deu pra perceber pela resenha que tu se apaixonou completamente pela história.. hehehhe

    A resenha está ótima..
    att.
    Lika
    www.fernandameireles.com

    ResponderExcluir
  19. Vendo tantas resenhas lindas desse livro eu vou acabar tendo um troço por ainda não ter lido ele D: . Me apaixonei pela resenha Anna!

    Beijos,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    ResponderExcluir
  20. Nossa, eu amooooooooooooooooooo esse livro!
    É muito bom mesmo! St. Clair me deixou completamente apaixonada! Haha (como era de se esperar!)

    Parabéns pela resenha! Ficou lindaaa :)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  21. Adorei esse livro. É clichêzão mesmo, mas não deixa de ser adoravelmente executado.

    ResponderExcluir
  22. Sou louca por esse livro! Sempre indico, porque achei tudo de bom pruma leitura fofa e adolescente!

    ResponderExcluir
  23. Oie!

    Eu tinha visto este livro a primeira vez na livraria e mesmo gostando da sinopse, não fiquei com aqueeela vontade de ler, sabe? Mas depois de ver tanta gente falando que o livro é um amor, que é super fofo e tem algumas coisas legais, fiquei tentada a ler de verdade. Veremos quando terei a oportunidade.

    Gostei da resenha!

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Bom, aí está um livro que não vou ler mesmo. Não curto muito romances assim, cheguei a comprar o livro e acabei sorteando no meu blog. Nem comecei a ler.

    Beijos

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Já ouvi falarem muito bem desse livro, mas estou com um pé atrás para começar a ler.
    Romances assim não são o meu estilo, mas espero que esse consiga me conquistar :)
    Beijos,

    Gabriel M. Souza
    http://carolespilotro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Acho que você foi a única além de mim a perceber a crítica ao Nicholas Sparks no livro ou então ninguém comentou isso, das resenhas que eu lembro, é claro.
    Eu gostei muito do livro, mas não gostei do St. Clair! Ficou estranho torcer por um casal onde eu não gostava de um deles, então eu meio que torci contra. É, meio estranho heheh

    ResponderExcluir
  27. Oi flor,
    Tudo bom???
    Devo confessar que esse e meu livro favorito de romance seja pela historia seja pelo passei por Paris como vc mesma comentou e lindo lindo lindo....super recomendo tambem.
    Este e um dos livros que eu vou ter que achar um tempo para reler....
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe