Livro: O Preço de Uma Lição - Federico Devito & Rogério Mendonça

segunda-feira, abril 09, 2012

Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.


PP (Personagem Principal) conta como sua vida mudou após conhecer Juliana, e o que ele aprendeu com relacionamentos passados. Ele é um jovem que, antes de conhecê-la, sempre esteve em relacionamentos complicados. Podia contar sempre com Paulinho, Manuela e Claudia, seus melhores amigos, que formavam o quarteto 21, pois todos nasceram em um dia 21. O quarteto se separa e só se reencontram depois de alguns anos. Quando PP conhece Juliana, ele tem a certeza de que encontrou o amor, e é com ela que ele deseja passar o resto de sua vida. Não podia imaginar mais a sua vida sem ela, e faz de tudo para estar ao ao seu lado. Juliana é descrita como a garota perfeita, e é assim que PP, sempre falando bem, descreve-a para seus amigos.

Como falar sobre alguém que não tem nome?”, foi a pergunta que primeiro se formou em minha mente. O problema não é falar sobre, mas sim o fato de que logo o personagem principal não possui um nome, nem mesmo um apelido pelo qual é chamado por todos. Talvez não seja um problema, mas você fica se perguntando qual é a identidade de PP, mas foi algo novo pra mim.

Quando Juliana passa a fazer parte da vida de PP, a primeira impressão que se tem é que ela não sabe o que quer, pois sempre dá respostas muito curtas e vagas, e é sempre PP quem comanda a conversa entre os dois. Mas, ela não permanece assim por muito tempo, assim que PP faz com que Juliana consiga expressar seus sentimentos, ela conversa com ele sobre tudo, se mostrando uma pessoa completamente diferente.

Às vezes eu pensava que, havia informação de mais e desnecessária, mas mesmo com isso, foi uma leitura rápida e leve, talvez por ter muito diálogo, e a maioria deles serem enormes. Considerando esse um livro, que não me despertou aquela vontade enorme de querer saber o que há na próxima página, a leitura até que fluiu muito bem.

O design do livro é lindo, muito bem trabalhado. A NC sempre arrasa nesse quesito. E o cordão que faz parte do kit passa a fazer muito mais sentido ao término da leitura, e isso é ótimo, além de fazer com que você tenha vontade de usar sempre, atribui a ele um valor sentimental.

Apesar de não ter uma opinião positiva sobre o livro, também não diria que é negativa, posso até estar me contradizendo quando digo isso, mas vale muito essa leitura pela mensagem que ele deixa, sem falar que em alguns momentos você consegue até dar uma risada ou outra. Esperava mais do livro, mas, por ter aprendido com leituras passadas, não me decepcionei tanto.

E por último, porém, não menos importante, alguns quotes:

"Ali, descobri o significado da palavra amor. Soube finalmente porque existem tantas explicações de tantos poetas diferentes para uma mesma palavra. É impossível explicar, é algo que só pode ser entendido por quem sente. É uma alegria que não se imagina que possa ser sentida com tanta necessidade." (Pág. 99)

“Talvez, naquele dia, eu tenha cometido um de meus maiores erros. Senti que nos amávamos mais do que tudo, o que me fez pensar que nosso relacionamento estava acima do bem e do mal, que suportaria qualquer coisa, não importando o que qualquer um dos dois fizesse. Acreditei que tinha um relacionamento à prova de tudo” (Pág. 161)


AutoresFederico Devito e Rogério Mendonça
Origem: Literatura Brasileira
Editora: Novo Conceito / Selo Novas Páginas
ISBN: 9788563219664
Publicação: 2011
Páginas: 368
Série: Não
O Que Tem?: Romance, Amizade, Jovens

O Obsession Valley agradece à editora Novo Conceito, por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

31 COMENTÁRIOS

  1. Oi Letícia, pelo jeito esse sentimento de ser um livro "bonzinho" é geral, mas acho que com tanta coisa para ler, ficar com um livro mais ou menos não me agrada muito. Essa leitura eu passo, já desanimei um pouco.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. oi Letícia,
    esse é um dos livros que não me atrai de jeito nenhum, rsrs.
    Não tenho nenhuma vontade de ler, =/
    talvez um dia mude de opinião, mas por enquanto vou passar, rsrs.
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Comprei este livro e comecei a ler, mas abandonei ele* Achei que faltou alguma coisa também! E olha que eu nem terminei a leitura. Já li muitas resenhas negativas do mesmo! Gostei da sua resenha e da sua sinceridade*
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi querida!
    Eu nunca quis conversa com esse livro, podem me chamar de preconceituosa mas julgo muito um livro pela capa..rsrs..penso: Se o trabalho da capa não for bem feito e atrativo aos meus olhos, o que me incitaria a ler?
    Pelo visto vou continuar passando longe dele..rsrs.

    Gostei muito da resenha e da sua sinceridade.

    Beijokas
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Le!
    Eu também não gostei desse livro, aliás ele foi extremamente maçante na minha opinião, pois não ocorreu nada que me agradasse, a não ser alguns momentos cômicos que foram raros, por sinal.
    Adorei a sua resenha sincera.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Também achei que o livro teve informações de mais em um momento e de menos em outro. Mas a mensagem que o livro traz é linda mesmo, e acho que, mesmo eu não tendo gostado e ter demorado um tempão pra ler, foi uma leitura que valeu a pena pela mensagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Então é um livro mais ou menos? Mas é um gênero que não gosto, então passarei longe (: Antes de tudo, ótima resenha u-u

    Beijos, World of Carol Espilotro
    http://carolespilotro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu não sei porque tenho vontade de ler esse livro, se a maioria das resenhas que vi até agora são meio negativas, HUAHAUH. Deve ser porque quero ter minha opinião formada, né?!
    Ganhei ele num sorteio então, de qualquer maneira, vou ter ela formada :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Não sinto vontade de ler esse livro... realmente é mais preconceito meu mesmo, não consigo imaginar um livro escrito por um colírio da capricho =s
    E até agora só li resenhas não tão positivas do livro, então...
    Mas a capa é realmente muito bonita!

    ResponderExcluir
  10. ótima resenha, amiga. Este livro nunca me chamou muito atenção por vários motivos, agora fiquei com menos vontade de ler :S
    boa semana
    ;*

    ResponderExcluir
  11. Aiii eu estou com esse livro para ler! Chegam tantos e eu acabo deixando ele de lado...mas quero ler para dar minha opinião sobre ele!^^
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li esse livro e talvez pela quantidade de resenhas negativas sobre eu nem dê uma chance a ele =/
    Odeio me decepcionar com um livro =/

    Beijos.
    #Resenha falada.

    ResponderExcluir
  13. Oi flor!
    Ainda não li este livro mas um dos autores comentou que teria o segundo livro. Será que, por este motivo, você sentiu que faltou algo que te atraísse mais?
    Estranho ter um personagem principal sem nome né? Mas por outro lado é criativo, a gente pode dar o nome que quisermos!

    Parabéns pela resenha!
    ;*

    ResponderExcluir
  14. Eu não li esse livro.Mas,parece se enquadrar em "infanto-juvenil". Por um momento lembrei dos livros do Pedro Bandeira que eu adorava na minha adolescência. Será que algo no estilo? Se for, a ideia pode dar muito certo.

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei o primeiro parágrafo que selecionou, nunca tinha pensado no amor como uma lente de aumento e faz todo o sentido!
    Gostei.
    Um ótimo meio de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Letícia!
    Acho acho que vou passar este livro...
    Vc resenha muito bem viu, parabéns!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Olá :D
    Uma pena que o livro não tenha te agradado tanto assim. Eu acho que não vou conseguir gostar desse livro quando eu ler não, tomara que pelo menos eu não abandone UAHSAUHS PP, eu ri :x

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  18. Ah, eu já desisti de ler esse livro, porque todas as resenhas que eu leio são negativas.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  19. Apesar de ler muitas resenhas negativas, sempre tive vontade de ler esse livro.
    Ainda mais depois desses quotes que você selecionou, preciso ler urgente!!!! Adoro livros melhoros e com diálogos enormes rs

    Sobre o livro Sexo na lua, o autor cotado para representar Thad é Robert Pattinson, pense??? kkkkkkkkkkkkkkkkk
    bjos

    ResponderExcluir
  20. Eu jurava que já tinha comentado nessa resenha oO
    Ai ai, eu larguei a leitura desse livro, viu? Perdi a paciência com ele e como tinha MUITO livro na fila para ler, resolvi abandoná-lo e parar de perder tempo rs
    Um dia, quando minha fila estiver bem pequena, eu vejo se dou outra chance a essa história. Pq boa, ela não é rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Letícia!
    Eu detestei esse livro. Não gosto de falar assim desse jeito mas não há outro modo de expressar meus sentimentos quanto à ele. O fato de PP (belo apelido) não possuir um nome me incomodou demais e pra mim, ele parecia uma garota decorando datas e ainda por cima sendo egoísta e mimado ao extremo.
    A leitura realmente é rápida, mas isso não conseguiu me fazer mudar de opinião. É uma pena!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Nunca tive vontade de ler este livro acredita? Mas, eu gostei muito da sua resenha, adorei o modo como expôs a sua opinião e até fiquei com vontade dele ler este livro.
    Bjs

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Letícia!
    Eu já li o livro e não gostei. Detestei o PP, achei o personagem um chato mimado!
    A única personagem que gostei um pouco foi a Juliana, os outros são chatos demais.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  24. Não tenho muito interesse em ler esse livro,aliás, não tenho nenhum interesse,rs. Apesar de já ter lido algumas coisas boas sobre ele e mesmo a sua resenha no geral não 'falando mal' do livro, não é um livro que super quero ler. hehe'

    Beijos ><
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  25. Eu realmente já desisti de ler esse livro. Sabe, tantas críticas negativas acabaram me fazendo largar esse livro. :/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  26. Oi, Letícia!

    Eu, pra falar a verdade, engoli esse livro. heieuheiuh Precisava fazer resenha e li por puro dever, mas como foi difícil superar as páginas de culto de amor profundo á Juliana. Quero dizer, a menina entra no livro na página 80 e pouco, aproximadamente. Daí até 300 e bolinha, o mundo é Julianacêntrico e fica difícil lidar com os ataques de paixão do PP.
    A propósito, eu ri com essa analogia de PP heiuehieheih

    Beijo!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  27. Confesso que não tenho vontade nenhuma de ler este. Já li muitas resenhas negativas e as únicas pessoas de quem ouvi falar bem foram fãs do Federico ou do Rogério.
    Já peguei o livro pra ler, li apenas até o fim do primeiro capítulo, porém achei muito infantil, e então pulei para outra leitura, talvez um dia um dê uma chance pra ela, até porquê tenho que fazer resenha, porém não tenho vontade de ler.
    Parabéns pela resenha, super sincera :D

    Beijos
    Anderson Vidal | Hooked for Books

    ResponderExcluir
  28. Olá :)
    Gostei da resenha :)

    Confesso que já li varias e nenhuma dizendo" leia este livro,super recomendo" ou algo assim >.<

    Beijos e tenha um excelente final de semana

    ResponderExcluir
  29. Tenho esse livro aqui, mais não tenho previsão de lê-lo.
    Não me interessei muito pela história e já li várias resenhas negativas do livro, o que me leva a deixa-lo para tras.

    Beijos,
    Books Lovely

    ResponderExcluir
  30. Oi, ei ainda não o li, mas confesso que não me entusiasmei tanto.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  31. Já li esse livro e também não gostei muito, têm muitos dialogos desnecessários, sem contar que esses dão voltas e voltas sem chegar a lugar nenhum...

    Adorei a resenha :D

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe