Filme: A Árvore da Vida

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

'A Árvore da Vida' aproxima o foco na relação entre pai e filho de uma família comum, e expande a ótica desta rica relação, ao longo dos séculos, desde o Big Bang até o fim dos tempos, em uma fabulosa viagem pela história da vida e seus mistérios, que culmina na busca pelo amor altruísta e o perdão.

A Árvore da Vida, de Terrence Malick, é daqueles filmes que você ama ou odeia. Alguns gostam de dizer que, quem não entende o filme não gosta (Não, eu não sou esse tipo de pessoa, acredito que pessoas se identificam com filmes e muitas vezes NÃO!) e quem gosta, com certeza ficará dias criando teorias, pensando sobre o assunto, o que dizer quando alguém te perguntar do que se trata...enfim. Resumindo: Fiquei no gostei!


Aqui acompanhamos Jack, já crescido no corpo de Sean Penn, preso em seu passado por causa da morte de um dos irmãos. Durante todas as duas horas e alguns minutinhos de filme acompanhamos flashbacks de sua criação, convivência com todos a sua volta e, em especial seu pai (Brad Pitt).

Mr. O'Brien é aquele pai que vive para o trabalho, quando está perto dos filhos em um momento pode ser amoroso, mas de uma hora para outra se torna tão rígido e grosseiro que pune os filhos, fazendo-os abrir e fechar a porta várias vezes, como castigo.
E despertando a vontade de Jack pedir a Deus que ele morra. Se ele morre ou não, vocês não irão saber porque não contarei, mas algo é 'morto'. E foi uma das cenas que mais me chamou a atenção no filme.

Porque Você tirou a vida dele? Ele era só uma criança.'

A fotografia é belíssima, é mais comentada do que o filme em si. Nos trinta minutos iniciais podemos ver algumas cenas divinas da criação, até dinossauros dão o ar da graça, mas pode ser cansativo.
O filme não é só isso, assim como A Árvore da Vida não é um 'filme do Brad Pitt'.
A mãe (Jessica Chastain) e o jovem Jack (Hunter McCracken) chamam a atenção do público, também, pela forte interpretação de seus personagens. E aliás adorei assistir um filme da Jessica, há tempos queria conhecer o trabalho dela, e realmente entendi o porquê de alguns elogios. Ela realmente faz um papel de mãe!


Um filme bem poético, poderia dizer que é um belíssimo conto sobre a vida. Dê uma chance ao filme, e o sinta.

Se merece o Oscar de Melhor Filme? Apesar de eu ter gostado do filme, eu acho que não. Até aqui ainda tenho O Artista como meu favorito. E fora o love or hate que esse filme tem, tanto que tem um pôster fake do filme, rolando pela web, que em vez do nome do filme tem um Huh? (Ahn?). Da parte de quem não se identificou com filme, provavelmente.


Título Original: The Tree of Life
Diretor: Terrence Malick
Roteiro: Terrence Malick
Roteiro Adaptado?: Não
Ano: 2011
Censura: 10 anos
Duração: 139 min
O Que Assistirei?: Drama Familiar, Fantasia
Elenco Principal: Brad Pitt, Sean Penn, Joanna Going, Fiona Shaw, Pell James, Crystal Mantecon, Jessica Chastain, Lisa Marie Newmyer, Jennifer Sipes, Tamara Jolaine, Jackson Hurst, entre outros.
Trilha Sonora: Trilha Sonora Aqui
Premios/Indicações: Indicado a 3 Oscars.



You Might Also Like

34 COMENTÁRIOS

  1. Você dizer que esse tipo de filme é daqueles que você ama ou odeia está 100% certo. Sou do grupo dos que odiou. Senti que nunca havia perdido tanto meu tempo ¬¬ Mas parabéns pela resenha!

    Beijão

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quase baixei dia desses. Até que me interessa, mas não estou no clima. Já vi pseudos críticos usarem o termo 'filme do Brad Pitt' e acho isso bobo, faz parecer que o cara só é bonito... Além de gato, casado com a lindona o homem é muito talentoso e versátil.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nana!
    Caraca, fiquei curiosa pra ver o filme! Adoro esses que colocam a gente pra pensar e tal, parece ser muito bom, mesmo que não seja seu favorito pro Oscar hehe!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Não conheço o filme, então fica complicado dizer algo.
    A história parece ser forte e os personagens - acredito - envolvem quem está assistindo.
    Vou procurar assistir e ver se estou do lado dos que odiaram ou dos que gostaram rs.

    ResponderExcluir
  5. Ainda nao assisti a este filme, mas como tu dissestes, as opiniões de quem ja viu estao bem divididas entre "odiei, nao entendi nada" e "amei, é o filme do ano!".
    Gosto destes filmes poéticos, de pensar nas coisas, entao acho que irei gostar!
    ótima dica :D
    ;*

    ResponderExcluir
  6. Hm, me deixou curiosa. Já ouvi TAANTA gente comentando *o* Vou procurar para ver o/ Espero amar o filme e não odiar, parece tão bom xD

    Rachel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  7. Fiquei bastante curiosa para ver esse filme, Quando você falou "belíssimo conto sobre a vida", já me ganhou... rsrs' Espero gostar também :D

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ei Nana, já li várias opiniões positivas sobre o filme, e parece tão belo que tenho vontade de assistir. Se tiver tempo e oportunidade, com certeza verei, acho preconceituoso esse tipo de rótulo que dão para alguns atores e produções.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá :)
    E ai como vai?
    Este filme eu não conhecia :O
    Parece ser bem legal *-*

    Meus parabéns pelo texto ^^

    Beijos e cuide-se

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  10. Se é pra sentir o filme,é comigo. Amo filmes assim, vou ter que fazer uma lista dos que quero ver que você posta viu. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu não consegui ir no cinema para assistir esse filme, mas se não me engano já cheogu na minha locadora e espero alugá-lo em breve, já que a locadora cobra 7 reais. 7 reais! Olha minha indiginação. HUAHUA. Eu gosto mais do Brad do que o George Clooney, sabe? E eu já tinha visto alguns trabalhos da Jessica e tenho certeza que ela arrasou nesse filme. :) Eu aind anão vi O Artista, mas aposto que ele ganhará o Oscar. Tem gente que acredita em OS descedentes para ganhar, mas eu não. A história pode ser triste e sei lá, impactante (?), mas não chega aos pés de Histórias Cruzadas ou O Artista. Essa é minha opinião. HUAHUA.
    Adorei a sua crítica sobre o filme!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    PS: Nana, corre lá no meu blog e veja um negócio lá no último post feito. :) Dica! HUAHAU

    ResponderExcluir
  12. Juro que não queria dar chance a esse filme rs. Baixei só por causa do Pitt, que amo demais, mas sabe quando a gente sente uma preguicinha de assistir? Então... Mas ok, tentarei esse feito!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  13. não vi esse filme ainda, mas mas mas gente esse seu layout <3 Patch oh god

    http://himi-tsu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. oi Nana

    Acho que sabe que eu não sou ligada em filmes de drama então talvez não assista esse do Brad (o meu último de drama c ele que assisti foi Lendas da Paixão,hahah)

    geralmente filmes assim acabam dividindo o público mesmo.

    bjs

    estilorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Gostei. Eu já tinha ouvido falar nele, mas nunca procurei sobre. Vou assistir ainda, mas por enquanto to dando chance as livros. Se não fico louca KKKKKKKKKKKK

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  16. Oi Nana!
    Dizem que esse filme é ótimo! Que tem conceitos filosóficos envolvidos e isso parece ser bem interessante!
    Apesar de todos os seus elogios, não é um filme que eu veria agora. Não sei, não faz muito o meu estilo.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  17. Ainda não vi esse filme, mas lembro que quando vi o poster e o trailer foi amor à primeira vista <3 A fotografia deve ser muito linda mesmo! Espero entender e gostar do filme HAHAHAHA

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  18. o poster falso é com certeza de uma série feita por artistas ironizando os indicados ao oscar. uns são bem engraçados, inclusive ahhaha [e eu ainda não assisti nenhum dos indicados...]

    ResponderExcluir
  19. Não assisti esse filme, mas to vendo que vou soltar boas lágrimas com ele. Sean Penn e Brad Pitt, peso grande. Adorei seu texto, tá muito bom, me fez ter vontade de vê-lo.

    Beijos.

    http://tudotemrefrao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi Nana!
    Já ouvi falar muito mal desse filme, que é muito cansativo e tal. Mas gostei do que disse sobre ele, acho que irei dar uma chance.

    Beijos, Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Nana!

    Eu quero ver esse filme. Procuro sempre assistir todos os filmes antes do Oscar (mas esse ano ta corrido viu?).

    Apesar de tudo, não tenho esse na lista das prioridades.
    Quero ver O Artista antes, e como vc disse que gostou, só me deixou mais entusiasmada!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  22. Respondendo dois comentários em um, hehe :D
    Oi Nana, tudo bem? Obrigada por sempre comentar em meus posts, fico feliz em saber que você os lê.
    Vou colocar o ano de publicação e editora nas resenhas dos livros que já postei e nos próximos post colocarei essas informações também :)
    O livro "Peregrinos" não é um dos melhores livros que já li, mas dá pra passar o tempo e ficar entretida.
    Sobre o livro "Viagens na Minha Terra" do Almeida Garrett, ele é muito chato, quando terminar de lê-lo, farei a resenha, por enquanto é só isso que posso adiantar sobre ele AHSAUSAHSUA
    Adorei a sua resenha sobre o filme.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oi Nana!
    Assisti esse filme para fazer um trabalho de filosofia. Gostei, mas fiquei no grupo das pessoas que não entenderam quase nada. rsrs
    O filme provavelmente não ganhará o Oscar, mas é um bom filme.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Provavelmente seria parte dos que odiariam o filme, não posso julgar antes de assistir, mas ele não me atrai nem um pouco :/
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  25. Ain credo, você vê tanto filme e eu aqui com preguiça de assistir um mísero um que eu quero muito ver UAHSUAHSUAHS Adorei a resenha do filme, mas eu provavelmente seria uma das que odiaria UASHAUHS mas vou dar uma chance.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  26. Não sinto nada demais com relação a esse filme, antes de assistir. Não sentia, aliás. Porque fiquei curiosa ao saber que muita gente não gostou e não entendeu. Ele parece ser um filme normal, bacana de assistir num domingo. Os trinta minutos que se referiu não eram só de fotografias, eram? Porque assim fica cansativo mesmo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Eu ja tinha visto o trailer desse filme umas 10 vezes eu nao tinha entendido #juro
    A sua resenha nao foi contou mt coisa do filme, mas pelo menos deu p entender, pena que eu acho que ele nao ta mais passando nos cinemas por aqui, mas quando chegar na locadora eu pretendoa alugar e ver se eu vou amar ou odiar. Ai te conto ;)

    Acabei nem assistindo o artista, mas eu quero muuuuuito ver ele no cinema, acho que na TV nao deve ter tanta emoção/graça assim ;)

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Nana.
    Desde que vi o trailer já me interessei portanto quero assistir para ver se vou gostar ou não. Depois eu te digo o que achei.
    Beijos.

    http://booksedesenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Gostei mto da resenha me fez ficar com vontade de assistir, apesar das ressalvas q vc fez sobre ser '8 ou 80', acredito que vou adorar!!!
    Bjo FRAN

    ResponderExcluir
  30. Eu quero muito ver esse filme, parece ser lindoo! Além disso o elenco está realmente ótimo :3

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  31. Vou começar a fazer uma listinha, fico com vontade de ler todos os filmes que você faz post hahahah.
    Fiquei curiosa para saber o que é morto :~

    ResponderExcluir
  32. hahaha eu sou do grupo que quase odiou, tem só não ficou odioso pela fotografia do filme, mas vejo muuuuitas pessoas elogiando o filme, eu não tenho esse feeling não.

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Oi pessoal :D

    Ai, eu to doiiiidainha pra assistir o filme, agora com essa super aprovação de vcs, quero vê-lo ainda mais, rs
    Vou ver se consigo assistir esse final de semana :)

    Beijão
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  34. Sou doida pra ver esse filme! Não só por causa do Brad Pitt, mas pela sinopse, que me chamou muito a atenção, e por todas as resenhas positivas que li. Parece ser o tipo de filme que te faz pensar por horas após sair do cinema. Com certeza vou ver agum dia!

    Tefinha - http://aminhadimensao.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe