Livro: A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, o menino encontra A Sombra do Vento, livro maldito que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredos e intrigas enterrados na alma obscura da cidade, A busca por pistas do desaparecido autor do livro que o fascina transformará Daniel em um homem ao iniciá-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura.


POR COLABORADORA ANNA CLÁUDIA

Veneno no coração. Essa é uma característica que a maioria dos personagens de A Sombra do Vento compartilha. E esse veneno pode fazer mal tanto a quem o carrega, quanto aos que rodeiam os donos de corações envenenados. Zafón explora com maestria a miséria humana em seus vários sentidos, principalmente aquela causada pelo amor. Por outro lado, mostra também que, muitas vezes, para que algo exista, basta apenas que alguém acredite.

O livro nos conta a história de Daniel Sempere, um garoto que vive apenas com o pai viúvo, dono de uma livraria. Certa noite, o pai de Daniel o leva ao Cemitério dos Livros Esquecidos, onde ele encontra A Sombra do Vento, livro do desconhecido Julian Carax. Após a leitura, fascinado, Daniel põe-se a procurar outros livros do autor e descobre que eles não existem. Um a um – ou, por vezes, aos montes –, os livros de Carax haviam sido queimados. Alguém estava tentando apagar qualquer rastro de Julian.

A partir daí, Daniel começa uma investigação que traz à tona quase que um segundo protagonista: Julian Carax. A medida que avança nas descobertas a respeito do autor misterioso, Daniel também avança em sua própria história. Por vezes, as vidas dos dois parecem se entrelaçar e até mesmo se confundir. A paixão pela escrita, a lealdade dos amigos, os amores difíceis (quando não impossíveis)... O romance percorre toda a trama de uma maneira muito bem feita, realista e nada melosa.

Aviso que a leitura, inicialmente, não é tão convidativa. O autor se utiliza de algumas expressões não muito usuais que, mesmo não comprometendo a leitura, podem torna-la lenta ou pouco interessante. No entanto, a partir do meio, é impossível largar o livro. Quando os acontecimentos finalmente começarem a se conectar, você se pegará criando teorias e roendo as unhas para descobrir quem diabos foi Julian Carax e qual foi seu destino.


“No patamar encontrei monsieur Darcieu, o ancião cartomante que lia a mão das moças em troca de um beijo. Ele pegou minha mão esquerda e me observou com tristeza.
 Vous avez poison au couer, mademoiselle.” (Nuria Monfort, p. 306)

Zafón descreve cenas com perfeição e é possível sentir na pele as emoções dos personagens e se arrepiar de vez em quando. Além disso, é impossível não se encantar com a lealdade e os “jeitinhos” de Fermín, ou não querer esganar o inspetor Fumero com as próprias mãos. E, é claro, para os apaixonados por livros: vocês vão salivar ao se imaginarem nos corredores do Cemitério dos Livros Esquecidos.

Assim que terminei a leitura de A Sombra do Vento, corri para a livraria e já estou na metade da leitura de outro título de Zafón, Marina. Logo logo terá uma resenha dele por aqui também. Recomendadíssimo! ;)

Autor: Carlos Ruiz Zafón
Título Original: La Sombra del Viento
Origem: Literatura Espanhola
Editora: Suma de Letras
Tradução: Marcia Ribas
ISBN: 9788560280094
Publicação: 2007
Páginas: 399
Série: O Cemitério dos Livros Esquecidos
#1: A Sombra do Vento
#2: O Jogo do Anjo
#3: O Prisioneiro do Céu (Resenha)
O Que Tem?: Romance, Mistério, Gótico

LinksSkoob - Compre - Autor - Site da Editora

You Might Also Like

29 COMENTÁRIOS

  1. Vejo muitos comentários positivos ao autor. Todos concordam que ele é um grande mestre. Tenho vontade de ler um livro dele. Esse livro - eu ouvi dizer - é um dos melhores dele. A leitura parece ser bem densa, mas muito boa.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Anna!

    Já faz tempo que eu não comento nada por aqui, mas foi porque por alguma razão eu não conseguia deixar o comentário. Isso não aconteceu só com o blog de vocês não, mas parece que agora voltou ao normal.

    Também amei esse livro. É um dos meus preferidos. Também li dele O jogo do anjo (será que é esse que você está lendo agora?), que também é muito bom (mas eu prefiro A Sombra).

    Adorei o novo visual do blog, com as peninhas do Patch. Ficou lindo!

    Beijos e Feliz 2012!

    Fernanda

    natrilhadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. TOOP SEGUIDOR, AGORA COM PRÊMIO MENSAL:
    * Livro Julieta Imortal
    Acesse: www.Imaginayre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Anna,

    eu nunca li nada de Zafón, quero ver se começo por Marina e depois este ;D

    BEijocas,
    Lariane

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, layyy novo? LINDOOOO1

    Beijocas,
    Larinae - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  6. Oi Anna!
    Eu amei o que você falou sobre bastar acreditar para que algo exista. Isso é muito verdade!
    Sou louca pra ler esse livro, deve ser excelente mesmo! Vou tentar não me prender ao fato de a leitura, no começo, ser mais lenta!
    BEijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu não consegui sair dos três primeiros capítulos desse livro em três vezes que tentei lê-lo... Apesar de ser o tipo de leitura que me agrada, eu não sei por que diabos não consigo ler esse! Eu gostei muito de ter lido "O Jogo do Anjo", do mesmo autor e estou louca pra ler esse novo livro dele, quando terminar de ler, não deixe de compartilhar o que achou! *-*

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho "Marina" e aind anão o li. Quando o ler e se eu gostar, pretendo comprar 'A Sombra do Vento". Aliás, esse livro eu já tinha visto no sebo e quase o levei. Eu fiquei triste em saber que uma livraria foi queimada. Eu acho que eu piraria em ver uma biblioteca pegando fogo. :(
    Adorei a resenha e eu adorei o novo layout do blog! :)
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Danzinha, realmente a leitura é densa e demora um pouco para engatar, mas vale muito a pena, você deveria ler! =)

    Fernanda Cristina, olá! Não sei te explicar a questão dos comentários porque confesso que eu mesma não passava por aqui há um tempo =x hahahahaha Estou lendo Marina e com os dedos coçando para comprar O Jogo do Anjo hahaha Um feliz 2012 para você também!

    Lariane, olá! Estou lendo Marina, pode começar porque você não vai se arrepender ;)

    Aione, isso de "bastar acreditar para que algo exista" está em uma fala do livro. Tem várias reflexões muito boas nele, não vai se arrepender se ler! =)

    Lelen, eu também demorei bastante tempo para sair dos primeiros capítulos do livro, mas me arrependi por não ter sido mais persistente antes, porque é muito bom! Vale a pena. Marina na verdade é um dos livros mais antigos do Zafón, mas acho que se popularizou agora por causa do sucesso de A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo. Mas é tão bom quanto, eu estou adorando! E podexá que deixo minha opinião aqui sim =D

    Ana Carolina, Marina é um livro infanto-juvenil, então a linguagem é mais simples que a de A Sombra do Vento. No entanto, não é simplista. Pelo contrário, é muito bem escrito e é tanto para jovens quanto para adultos, eu estou adorando! Mas ler Marina e depois A Sombra do Vento pode causar um estranhamento de linguagem, mas não se assuste, vale a pena! hahaha E a questão dos livros queimados dá um aperto no coração mesmo :(


    Muito obrigada pelos comentários, meninas! Voltem sempre x)

    ResponderExcluir
  10. Adoroo a narrativa do Carlos Ruiz Zafón, ele sempre cria uma atmosfera sobrenatural nas histórias dele, e eu AMO isso! O cara tem o dom de prender a atenção dos leitores...
    Estou doida para ler Marina, vou esperar sua resenha para saber o que esperar dele! ^^

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha Anna ! Confeso que de cara o livro não me chamou a atenção, já tinha visto ele em alguns blogs, mas nem a sinopse eu li ! Mas depois que li sua resenha, fiquei morrendo de curiosidade para ler ! *O* .

    Parabéns pela resenha !

    Beijos,

    Cantinho de uma garota
    @thalita0liveira

    ps~ adorei o novo lay do blog !

    ResponderExcluir
  12. Não é surpresa para mim que você tenha gostado. Nunca vi opinião negativa desse livro. A linguagem é perfeita, não é? Esse é um dos melhores livros que li na vida, e quero ler tudo que o autor publicar. Acabei de postar a resenha de Marina, também muito bom, mas achei umas coisas parecidas demais com A Sombra, e acabei adivinhando-as.
    Beijos,
    Tarsila

    ResponderExcluir
  13. Oi! Já ouvi falar do autor, e do livro Marina, mais não desse livro, até agora. Parece ser muito bom! Tenho uma certa curiosidade em livros do autor, por ainda não li nenhum!
    Parabéns pela resenha :)

    Beijos, Renata.

    ResponderExcluir
  14. Toda vez que vou na livraria, vejo esse livro e fico numa indecisão de comprar ou não.
    Devido a tantas resenhas positivas, acho que vou me render ao Zafón.
    Não sei se começo por esse ou por Marina! HAHA

    Beijocas

    ResponderExcluir
  15. Nossa!
    Esse livro parece ser realmente bom. Gostei da história e já estou imaginando como é estar no Cemitério dos livros esquecidos. rsrs

    bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa!! Essa resenha caiu do céu para mim! ACABEI DE comprar esse livro em um sebo!! Agora estou doida pra começar a leitura!!! Adorei a resenha!!! O livro parece ser ótimo mesmo!!

    Nao vinha aqui há bastente tempo! E o blog continua ótimo! xD

    ResponderExcluir
  17. Vi o livro Marina desse autor e ele não me interessou. E esse tava seguindo na mesma linha, se você não tivesse falado na tão bem sobre ele não me interessaria muito. Espero poder lê-lo logo *--*
    Beijos,K
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  18. a capa dessse livro é beeeeeeem interessante, me chama muita atenção

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Sempre falam muito bem desse livro
    E faz algum tempo que não pego um livro assim para ler
    Fiquei com vontade

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha! Ouço falar muito bem sobre os livros do autor, o meu desejo mesmo é de ler Marina e vou inclusive aguardar sua resenha por aqui.

    Esse livro em questão parece bastante interessante e com certeza o que chama mais atenção é o Cemitério dos Livros Esquecidos rs'

    Se puder dar uma passadinha no meu blog ;D
    http://naty-justbooks.blogspot.com/

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  21. não conhecia esse livro do autor, mas jah li a sinopse de marina e parece ser uma história muuuuito lgl, qro muito ler! =]

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  22. Confesso que este livro não me chama a atenção de princípio, mas gostei da sua resenha e vou tratar de procurá-lo para ler. Quem sabe eu goste? Para merecer um ''ótimo'' ele deve ser bom *-* Beijones!

    Rachel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  23. Que resenha linda, quero muito ler esse livro. Eu tenho ele aqui há meses, mas o tempo nunca ajuda a ler. Prometi que em 2012 lerei mais livros meus rsrs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  24. Ixi, faz tempo que eu não passo por aqui! Olha só, o layout do blog ficou muito show! xD Parabéns!
    Ótima resenha! Detalhes interessantes, uma boa escolha de trecho, desperta a curiosidade dos leitores xD
    Eu ainda não li, mas já ouvi falar muito sobre esse livro e, inclusive, é um dos que pretendo comprar ainda... Não sei quando, mas vou rsrs

    Ótima resenha, tá show mesmo xD


    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Estou louca para ler Marina. Ainda não comprei, está na wishlist. Quero conhecer esse autor a quem tantos elogiam! Ainda não tinha lido nenhuma resenha de A Sombra do Vento e gostei muito do que você apresentou sobre ele. Sem dúvida, eu preciso ter os dois.
    Obrigada pela passadinha e pelo comment lá no blog!

    Beijocas,

    Lu
    www.equinocioaprimavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Esse livro é maravilhoso! Apesar de ficar morrendo de medo em algumas partes, o livro é fascinante. Além de "Marina", Zafón também tem "O Jogo do Anjo" que de certa forma tem ligação com "A Sombra do Vento", pois o pai e o avó de Daniel Sempere são personagens no livro ^^ (espero que isso não seja spoiler...)

    Parabéns pelo blog :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol.
      HAHA não parece ser spoiler não, aliás acho que deixará a Anna mais curiosa..

      Obrigada, espero que você nos visite mais vezes.

      Beijos
      Nana ~*

      Excluir
  27. Esse livro ta na minha estante a um bom tempo, pois ainda nao tive a chanc de ler, mas o mais dificil eu ja fiz que foi comprar :))
    Agora eh so arrumar mais umas ferias para poder lê-lo \o
    E esse outro livro dele tb tenho interesse em ler, nao duvido nada que seja tao maravilhoso quanto A sombra do vento.

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Eu li este livro ano passado, adorei! Não conhecia o autor e agora já sou super fã dele. Li O jogo do anjo e estou com O prisioneiro do céu para ler este mês.

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe