Livro: Era Uma Vez Minha Primeira Vez - Thalita Rebouças

segunda-feira, janeiro 09, 2012

Era Uma Vez Minha Primeira VezCoração acelerado, pernas bambas, arrepio na nuca e um friozinho na barriga. Medo? Sim. E também excitação, sonhos, dúvidas, inseguranças e todas as "noias" que as meninas sentem diante da tão esperada e, por que não, idealizada, primeira experiência sexual. São essas angústias e alegrias, contadas de forma leve e bem-humorada, que Thalita Rebouças apresenta em "Era uma vez minha primeira vez", a escritora usa toda a sua sensibilidade e bom humor para falar de um tema que ainda gera muita ansiedade e polêmica entre as garotas. Na linguagem típica das adolescentes, a experiente autora no universo teen conta como seis amigas inseparáveis - Teresa, Clara, Tuca, Fernanda, Patty e Joana -, todas entre 15 e 19 anos, enfrentam o antes, o durante e o depois de um dos momentos mais importantes na vida das mulheres. Mas não espere um manual com dicas sobre sexo, virgindade, gravidez e temas afins. O livro reflete as emoções, os sentimentos, medos e anseios das personagens em diversas situações com as quais as leitoras de Thalita certamente irão se identificar.

Era Uma Vez Minha Primeira Vez, é dividido por partes. Cada parte é narrada por uma das seis amigas. Seis personalidades diferentes, seis histórias diferentes e seis experiências diferentes, nos mostrando como pode ser a primeira vez de uma adolescente. Mostrando-nos como nem sempre é o que planejamos ou achamos. É impossível em algum momento, não se identificar com uma das personagens ou com todas. Porém, em pontos diferentes.

"Foi muito duro me tocar de que minha tarde encantada tinha sido encantada só para mim."

A autora trás humor e vários sentimentos nesse livro. Um livro que possui um assunto que “viaja” pela mente das adolescentes, que muitas vezes não sabem o que fazer. Tem medo e inseguranças, mas possuem o mesmo desejo. Que seja especial. Não é um livro com a função de tirar as várias dúvidas que se instalam na cabeça das adolescentes, muito menos um livro com receita para que tudo dê certo. É um livro que diz que a primeira vez a gente nunca esquece, e essa, precisa ser com a pessoa certa.

"Toda primeira vez é legal. A primeira vez que conseguimos pedalar nossas bicicletas sem o pai atrás, a primeira nota dez, a primeira vigem, tudo que é novo normalmente é bom. Então por que criar criar tantos fantasmas?"

Tive uma ótima experiência com esse livro, por se passar no Rio de Janeiro, pude imaginar as cenas com mais detalhes por já conhecer os locais. Se já é bom quando isso acontece, imagina quando você conhece o cenário com todos os seus detalhes. É perfeito.

Mas, ainda assim, as histórias não conseguiram me prender, não tive aquela vontade de saber logo qual seria o fim, mas acho que isso foi por eu ter preferência por outro tipo de leitura. Quando peguei o livro, emprestado de uma amiga, não coloquei grandes expectativas, já que, como disse, esse não é o tipo de leitura que me atrai. Entretanto, foi uma boa leitura.

Nunca havia lido nada da autora, e confesso que achei que não gostaria, mas novamente me enganei e espero poder ler outros livros da Thalita.



AutoraThalita Rebouças
Origem: Literatura Brasileira
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800719
Publicação: 2011
Páginas: 168
Série: Não
O Que Tem?: Amizade, Teen, Primeira Vez, Romance

You Might Also Like

26 COMENTÁRIOS

  1. Oi Tícia!
    Eu também nunca li nada da Thalita e acho que deve ser uma leitura divertida!
    Gosto disso, dela explorar um tema por diferentes pessoas, além de que é um bom livro para quem está nessa faixa etária.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Esse também não é o meu estilo de livro, mas gosto dessas histórias que são contadas sob mais de um ponto de vista. E eu nunca li nada da Thalita, acho que seria legar ter essa experiência!

    Amei a resenha ^^

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler algum livro da THalita. Tenhov árias amigas que mesmo sendo mais velhas, amam esta autora.


    Beijocas,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  4. Só li um livro da autora. Até que gostei.
    Tenho um aqui em casa pra ler, mas minha lista é tão grande que vou deixando pra depois. Esse parece ser legal, bom pra passar o tempo.

    Beijos!!

    @carissinha
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  5. Esta autora tem cara de ser super simpática e acho que teria gostado de ler os livros dela...

    ResponderExcluir
  6. Pela sinopse deve ser muito legal, já li alguns livros da Thalita e adoro ela!

    http://tvfabulous.blogspot.com

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha!! Bem, eu tenho vários livros da Thalita Rebouças (alguns até autografados, rs), mas nunca mais comprei nada dela. Como você mesmo afirmou, eu também gosto de outro tipo de leitura. Apesar de ser adolescente, a minha fase com os livros dela já passou, rs. Mas achei legal o livro ser contado por seis pontos de vista, sendo cada um uma experiência.

    Bjss,
    Anastácia - Heart Books

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tive a oportunidade de ler alguns dos livros da Thalita, mas tenho muita vontade, eles parecem ser divertidíssimos, além dela ser super simpática (de acordo com o que dá para ver na televisão xD) *--*

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Tici..

    Bom eu só li Fala sério, Mãe da Thalita e gostei.
    Não é um super livro, mas eu ri bastante.
    Pelo o que eu li da sua resenha, acho que esse também segue a mesma linha. Fiquei curiosa, porque acho que a Thalita consegue fazer graça com tudo..rsrs

    Mas é um livro que pegarei emprestado também =)

    Bjnhuxxx
    Eu li e Divulgo

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Já tinha visto este livro por aí, mas nunca tive muito interesse pela leitura, apesar de ter vontade de conhecer alguma obra da Thalita.
    Acho realmente super legal quando conseguimos imaginar melhor as cenas, por já termos estado nos locais. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Não é um livro que eu tenha vontade de comprar, mas se surgisse uma oportunidade eu leria numa boa. Acho a história super fofa e pela sua resenha, provavelmente eu iria adorar =D

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  12. Ai, EU QUERO LERRRR!!! Não li nenhum livro da Talita ainda, acredita?! E depois desta sua resenha vou anotar ele pra ler em 2012!
    Bjo FRAN

    http://misskukuty.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Também nunca li nada dela, mas todo mundo adora e meu interesse está aí, haha. Eu simplesmente AMO a capa deste livro, parece uma delícia e, por não ser um livro tira-dúvidas, é atraente, porque é uma história comum. Adorei o fato de ser 6 amigas mostrando diferentes pontos, vai para a listinha de leitura <3 Beijones!

    Rachel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  14. A Thalita é muito fofa mesmo. Eu nunca fui fã de livros menininha, mesmo quando tinha 12, 15 anos... E quando a Thalita estourou, eu já tinha passado da fase, mas admiro muito o trabalho e a personalidade dela.

    Beijos

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro
    Mas me interessei bastante e acho que iria gostar bastante
    Ótima resenha

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa, acho que quase não consigo acompanhar as mudanças de layout do blog! haha
    Nunca li um livro da Thalita, mas pelo que sei ela mantém seu foco nos adolescentes e, por mais que as leituras pareçam bem agradáveis, já saí dessa fase há algum tempo ;~

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Nunca me interessei muio pelos livros da Thalita, ate porque não estou na faixa etaria a qual é dedicada os livros dela,ma um dia peguei "Fala sério ,Mãe" e simplesmente adorei , ri muito , depois disso li outros livros dela e gostei muito, são livros leves pra se ler numa tarde , enfim tenho vontade de ler esse também .

    Bjinhusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom nem nós HAHA
      Mas é bom para passar o tempo, tem momentos do livros que você fica imaginando.. e se fosse com você..
      E vem as risadas de alguma situação engraçada..

      Eu tinha esse preconceito com os livros dela também, e me surpreendi com esse livro. Mas acho que querendo ou não a temática ajudou..
      Bjs e volte sempre amore =D

      Excluir
  18. Eu adoro o jeito que a Thalita escreve! Já leio os livros dela há um tempo e já a conheci *-* é uma fofa! Eu ainda não li esse livro, mas estou bastante ansiosa, confesso!

    Beijos!
    http://livrosnacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Adoro Thalita Rebouças, mas não tanto como adorei o teu blogue! Estou seguindo! Bjus!
    http://lorenna-almeida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Hey (:
    Li nada da Thalita ainda, olha a vergonha .-. UAHSUAHS Não conhecia esse, pelo menos não me lembrava dele, enfim q Ótima resenha querida (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  21. Adorei sua resenha! Não tinha ouvido sobre esse livro antes, mas eu realmente gostei!

    xx carol

    ResponderExcluir
  22. Já li um livro da Thalita, era um dos Fala Sério e gostei bastante dele, ainda quero ler outros livros dela. Esse parece ser legal, um tema interessante para abordar. Quem sabe não seja esse o próximo título da Thalita que lerei.. (:

    Bjbj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  23. Já li "Fala sério, mãe" dela,e confesso que gostei mais do que o esperado, mas também não é meu tipo preferido de leitura.
    Isabela

    ResponderExcluir
  24. Olá! Está rolando uma promoção muito legal lá no blog! confere lá: http://migre.me/7vzAa

    ResponderExcluir
  25. esse tipo de livro não me atrai muito xD

    http://himi-tsu.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe