Livro: Heresia - S.J. Parris

quarta-feira, outubro 05, 2011

HeresiaInglaterra, 1583: o país enfrenta um período conturbado, marcado por conspirações para derrubar a rainha Elizabeth, que é protestante. Muitos de seus súditos estão insatisfeitos com o governo e anseiam pelo retorno do país à religião católica. Em meio a esse clima de conflitos religiosos, o monge italiano Giordano Bruno chega a Londres, tentando escapar da Inquisição, que o acusou de heresia por sua crença num Universo heliocêntrico. O filósofo, cientista e estudioso de magia logo é recrutado pelo chefe do serviço de espionagem real e enviado a Oxford. Oficialmente, ele vai participar de um debate sobre as teorias de Copérnico, mas, em sigilo, deve se infiltrar na rede clandestina dos católicos e descobrir o que puder sobre um complô para derrubar a rainha. No entanto, quando um dos membros mais antigos de Oxford é brutalmente assassinado, a missão secreta do filósofo é desviada de seu curso. Enquanto ele tenta desvendar o crime, outro homem é morto e Giordano Bruno se vê envolvido numa sinistra perseguição. Alguém parece estar determinado a executar uma sofisticada vingança em nome da religião. Mas, afinal, de qual religião? À procura de pistas, o monge percorre os labirintos da biblioteca de Oxford e visita tabernas infames e livrarias misteriosas fora dos muros da universidade, chegando a lugares que ele nunca soube que existiam e fazendo descobertas que poderiam ameaçar a estabilidade da Inglaterra. Envolvido em uma rede de intrigas e traição, ele percebe que às vezes nem mesmo os mais sábios conseguem discernir a verdade da heresia. Alguns, no entanto, estão dispostos a matar para defender suas crenças. Baseado em fatos reais da vida de Giordano Bruno, Heresia exigiu uma pesquisa minuciosa da autora, que investigou a fundo a trajetória do monge e o contexto político e religioso da época em que ele viveu. O resultado é um suspense histórico repleto de reviravoltas surpreendentes.

Esperei demais e...
A leitura desse livro foi meio difícil para mim. Não que tenha uma narrativa complicada de se entender ou que ele fosse 'chato'. O problema foi a identificação com o início do livro.
Nas primeiras cem páginas acompanhamos a pós fuga de Bruno do mosteiro (a fuga acontece na Introdução) e sua ida para Londres com seu amigo Philip. Sua seguinte missão é se infiltrar em Oxford e descobrir planos/pessoas contra à Rainha.
Nessas páginas conhecemos todos os personagens que passaremos a desconfiar, ou não no decorrer da história.
Então, não me identifiquei pelo simples fato de não ocorrer nada durante essas páginas o que deixou o livro monótono. E meio desinteressante.

Mas...
Durante essa missão, assassinatos crueis começam a ocorrer em Oxford. E Bruno, bem curioso, resolve investigá-los a fundo. Eis que a leitura se tornou mais interessante e, claro precisou da ajuda do suspense.  E, em algumas partes chegou a me lembrar O Código DaVinci.
Mas apesar do primeiro assassinato deixar a curiosidade, aquela sensação do início da leitura volta, até ocorrer o segundo. E aí a autora conseguiu me prender de vez. Antes que pensem, não, não ocorrem só dois assassinatos no livro. Mas depois do segundo a história fica realmente mais atrativa e mais forte.

A história tem vários personagens, mas apenas dois me agradaram mais: O Bruno e Sophia. A jovem é praticamente a única personagem feminina de destaque, no livro (será que a cachorra do porteiro também conta?) e apesar de ter me decepcionado com o final que a autora reservou para ela nesse primeiro livro, tenho esperança que no segundo ela volte de alguma maneira.

Adorei a capa meio que enigmática, revisão bem feita. Não lembro de ter encontrado nada gritante.
Só que aconselharia à Editora que se o livro ao caso, for passar por uma nova revisão, que coloquem as traduções dos diálogos em italiano, no rodapé da página. Nem todo mundo sabe a língua, apesar que algumas coisas dá para entender.

Obrigada à Editora Arqueiro por ceder o exemplar e espero que Prophecy não precise da ajuda do suspense para se tornar interessante.



You Might Also Like

30 COMENTÁRIOS

  1. Olá!
    É uma pena que o livro não tenha sido tudo que esperou. Confesso que nunca tive muita vontade de lê-lo apesar da capa ser bem bonita.
    Acho interessante as explicações no rodapé, é uma pena que neste elas não existam.

    Beijos,
    Abrigo Literário.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que o livro me chamou a atenção mais pela capa do que pela sinopse. Possivelmente, esta leitura vai custar um pouco. Pena que não foi como esperou, flor. Mas quem sabe numa releitura, não é?

    Beijos!

    This Gomez
    Steampink
    Canto e Conto

    ResponderExcluir
  3. Que pena que o livro não foi como você esperava que fosse.E o fato dos diálogos serem em italiano e não haver tradução no rodapé dificulta a leitura de quem não entende o idioma, isso é bem ruim pois desmotiva o leitor =(
    Desde a primeira vez que li a sinopse desse livro fiquei curiosa para ler a história.quero ler, mas tem outras prioridades na frente deste.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  4. Estou bem curiosa em relação a esse livro porque ele envolve muitos temas históricos (coisa que eu adoro)! Embora as resenhas que eu tenho lido dele não sejam muito positivas, ainda sim acredito que irei arriscar :)

    Abraços!
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  5. Nana!
    Tbm morri pq o Adam não tirou a camisa! UHSUHASUAHSUHAUSHAS

    Coldplay MARAVILHOSO! <3 o melhor sem dúvidas.

    Nossa, não sabia do babado do filme hein? Devia ser proibido até mesmo fazer um filme desse né? credoo.

    To louca pra ler Heresia, amei a resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. gostei bastante da resenha e da capa do livro.
    vou procurar saber mais *_*
    beijos
    boa semana

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro livros que passamos a desconfiar de personagens, que envolvem mistérios e suspense.
    A resenha está muito boa e eu acho essa capa bem legal!

    Beijos

    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  8. amo livros de mistério.Acho chato quando não traduzem certas palavras pro portugues, mesmo que seja no rodapé, fico meio que boiando....rs
    mas este livro faz meu gênero, já entrou para a listinha.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Otimo livro, otima resenha, muito detalhada!
    Parabens!

    Venha participar com o seu blog; uma homenagem que o clube está fazendo a todos os blogs literários, leia as instruções neste link http://clubnovosautores.blogspot.com/p/autores.html

    CLUBE DOS NOVOS AUTORES
    seguindo!

    ResponderExcluir
  10. oi Nana

    td bem?

    eu já tinha ouvido falar sobre esse livro mas ainda não sabia que tinha partes históricas nele

    como eu vi the tudors eu tenho curiosidade em saber como foi o reinado da Elizabeth mas não sei se livro de suspense eu conseguiria ler até o final,rs

    ah, não entendo nada em italiano...ia boiar nesses diálogos

    bjs

    estilorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nana :) Confesso que não tinha vontade de ler esse livro, mas agora bateu a curiosidade.
    De alguma maneira, lembrei de "O Nome da Rosa".
    Eu curto demais livros com enredos investigativos.

    Isso que aconteceu com vc sobre a narrativa, já aconteceu comigo qdo tentei ler a série "A Torre Negra" (de Stephen King). A diferença é que eu desiti. Vc continou a leitura e gostou. :)

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  12. Me da vontade de ler este livro só pelo contexto histórico
    Pois gosto muito de livros de época, mas não gosto de filósofos...
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nana, morria de vontade de ler esse livro há algum tempo atrás, mas perdi a vontade, não sei porquê. Acho que tem tantos outros livros que quero ler mais urgente, que nem me apeguei mais nesse. Claro que, se tivesse oportunidade sem ter que comprar, leria sim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Quando vi este livro, a capa e a sinopse logo pensei que seria uma imitação de Código da Vinci, mas pelo jeito são só as características principais né? Muitos livros são assim, meio mornos no começo, mas depois desanda e ficamos felizes com a história, acho que vou me aventurar em lê-lo! :D

    Beijos!
    http://pronomeinterrogativo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Então, eu não conhecia muito bem o livro, mas ele parece ser bom, apesar de não ter sido "tudo aquilo" pra você..
    Adorei o blog, já estou seguindo. Se puder, retribui depois? :D

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li o livro, mas não foi a primeira resenha que vi falando isso, sobre ter partes monótonas, principalmente o começo!
    Gosto de suspenses, ainda mais históricos, mas não tenho tanta vontade de ler esse!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Hey Nana (:
    Eu achei esse livro esquisitinho, mas enfim UASHAUSH É bom, o final o suspense e talz deixa tudo muito bacana. Espera, tem mais livros? AH, NÃO ME DIGA QUE É UMA SÉRIE? AUASHAUSHAUS Tem livros que não há necessidade de ser uma série, ah meldels UASHAUHSUAHSUAS De todo jeito, ótima resenha (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  18. Na época que esse livro lançou, eu queria muito ler, mas conforme fui lendo algumas resenhas, acabei me desanimando um pouco. Ainda tá na lista de desejados, mas não é prioridade...

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  19. oi Nana

    tudo bem?

    passando p avisar que tem selinho p vc lá no blog

    espero que goste

    bjs

    http://estilorosa.blogspot.com/2011/10/selinho.html

    ResponderExcluir
  20. Hey!

    Não conhecia esse livro e também não me interessei muito por ele rsrs'

    Sua resenha está ótimo, mostrou realmente o que achou do livro.

    É bem chato quando lemos o livro esperando uma coisa e recebemos algo totalmente direferente...

    Bj;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  21. Esse livro desde do incio não me atraiu e depois da resenha eu não me considero muito animada para lê-lo! :/
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  22. Oie...vim avisar que indiquei seu blog pra responder um meme no http://trilhas-culturais.blogspot.com , mais tarde virei visitar com calma seu blog..bjinhos.

    ResponderExcluir
  23. Eu quero muito esse livro! Adoro a capa e tem assassinatos, então eu preciso do meu exemplar logo. Já tinha visto em algum lugar comparando "Heresia" com o livro de Ban Brown. :) Acho que quando ler tentarei fazer com que minha avó italiana traduza as frases para mim. HAUHAU.
    Adorei a resenha!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. ADORO historias épicas! E mesmo você tendo achado o inicio meio chato, a historia me pareceu bem interessante! haha
    bjão!

    ResponderExcluir
  25. Livros que são meio monótonos no início me desanimam. Pelo menos esse vai melhorando com o passar das páginas, né?
    a capa é realmente muito enigmática. Gostei bastante.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Acho tão lindaaa a capa deste livro..e me interessa historias de epocas mais antigas...tomara que quando eu o ler, eu goste. Bjuss

    ResponderExcluir
  27. Fiquei super animada no início antes de lê-lo, porque se passa na Inglaterra antiga, depois simplesmente me decepcionei. Tá certo que não dá vontade de parar durante a leitura, mas achei o final um pouco sem sal. Espero que a continuação seja melhor que o início :P

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Depois de bastante tempo sem passar por aqui (fiquei sem internet e ainda estou colocando meu blog e as visitas em ordem) eu apareci.

    Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Uma pena que a leitura não foi tão boa quanto esperava.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  29. Oi Nana..

    posso começar rindo, sem vc ficar brava?
    Porque, eu jurei, que essa resenha nunca sairia..hahahaha

    Mas aqui esta ela.. e, confesso, que este livro não me agrada em nada..rsrs

    Parabéns por ter terminado. =)

    bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo

    ResponderExcluir
  30. Ai, muita gente não gostou do livro, então eu não me arrisco a comprá-lo imediatamente. Mas valeu a dica.

    Beijos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe