Livro: Escuridão - Elena P. Melodia

sexta-feira, setembro 02, 2011

Estava pensando até postar uma resenha dupla: Escuridão e Sombra. Mas resolvi postá-las separadas.

EscuridãoAlma tem 17 anos, e nada em sua vida difere das meninas de sua idade: escola, programas com seu grupo de amigas, tédio e impaciência na relação com a família. Até o dia em que vê um caderno roxo numa vitrine e, por puro impulso, o compra. A partir daí, acontecimentos horripilantes começam a se suceder. Todos descritos em detalhes nas páginas do caderno...antes de acontecerem. Com a letra dela. Que não se lembra de ter escrito nada. Quem é Alma, na verdade? Quem é Morgan, seu misterioso amigo de escola, que parece ter respostas para o que está acontecendo? E como impedir que as forças do mal se aproximem dela e de quem ela ama?


É com esse sarcasmo que Alma nos guia durante sua narrativa em 'Escuridão'. A adolescente se 'apaixona' por um lindo caderno roxo em uma papelaria e inocentemente o compra. O que ela não imaginava é que ele ia transformar sua vida com descritos horripilantes em cada página e pior, com a letra da própria que nem sequer lembra de ter escrito aqueles contos mortais.

No início eu demorei para me apegar a história, estava achando que a Alma seria a típica adolescente revoltada com tudo e com todos ( na verdade o irmão dela que é assim), mas depois percebi que ela era só a filha e irmã mais velha. E em alguns momentos do livro, até me identifiquei com ela.
E claro me lembrou Death Note, eu não assisto mas sei do que se trata por amigas e minha prima que gostam. Então quem é fã do anime...

Também conhecemos o mundo de Alma e suas amigas: Seline, Naomi e Agatha.
São populares, mas sem aquele tom esnobe que vemos nos filmes 'teens' tipo Meninas Malvadas. Alma trata suas amigas como se fossem suas irmãs com aquele lema da Márcia Goldschmidt: 'Mexeu com você, mexeu comigo.'
Seline e Naomi têm suas estimas abaladas no decorrer da história por causa de envolvimentos amorosos. A primeira se deprime, chega a não se alimentar, depois de ter uma foto sua seminua espalhada pelo colégio e nossa, sempre que a Alma descrevia ela eu ficava tão triste porque sei que realmente isso acontece querendo ou não. Já Naomi é a típica amiga 'diva', mas tem sua estima abalada por um acontecimento que não irei contar!
A outra amiga, Agatha nos deixa boquiabertos com sua frieza, e é cheia de segredos.

..' Quando estou saindo de seu gabinete, Sarl comenta:- Por que será, Alma, que você está cercada de histórias e pessoas deste tipo? - O que quer que eu lhe diga? - respondo dando de ombros. - Escola errada, tente Sarl. Não temos dinheiro para pagar uma escola de rico, onde o mal não possa entrar.' pág: 271.

O livro ainda tem mais alguns personagens secundários, e achei incrível a forma que a autora trabalhou com eles porque cada um tem sua história e ninguém fica esquecido no decorrer da leitura. Principalmente a fofa da Lina, irmã mais nova da Alma, apesar de não falar nada (ela não é muda, não fala por causa de um trauma), está sempre lá para amolecer a irmã que gosta de se fazer de durona.
E claro Alma tem seu mocinho, Morgan. Quer dizer eu acho que ele é mocinho, ele está sempre lá, durante a escuridão salvando-a, mas quando a menina mais precisou ele 'puft!', sumiu.

Depois que o primeiro conto apareceu no caderno eu 'devorei' o livro. Não ia dormir sem lê-lo, e no último dia de leitura não larguei, fiquei a tarde inteira lendo e só fechei o livro depois que terminei. É uma história cheia de mistérios, quem gosta de suspense vai adorar!
Claro que tem acontecimentos previsíveis, como um dos contos ser com alguém conhecido da Alma. Logo que li o primeiro, saquei que iria ter, mas isso depende de quem você pensa e o que acontecerá....será que a Alma consegue impedir? Só lendo para descobrirem!

Achei a narrativa diferente acho que foi por ser um livro italiano, lendo tantos americanos, mesmo que sejam traduzidos acho que dá pra sentir sim essa diferença, e fora que cada autor tem seu jeito. No início demorei para me acostumar mas depois que acostumei a leitura fluiu normalmente.

A capa do meu exemplar é a do 'capuz'  e acho que a editora (Suma de Letras)  deveria deixá-la, afinal é a favorita pelo que vejo a blogosfera comentando.

Bom estou doida para começar a ler Sombra, e consequentemente Luz.



You Might Also Like

26 COMENTÁRIOS

  1. Estou com este livro na minha estante, será meu próximo livro a ser lido!
    Adorei sua resenha, ficou ótima.
    Beijokas enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Esse livro parece ter uma história bem legal, tenho muita vontade de ler, pois já vi várias resenhas positivas e ainda mas porque tem bastante mistério e suspense como você mesma disse =)
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei bastante desse livro. No começo achei estranho o modo como o livro foi escritor, acho que foi por só elr livros americanos, mas depois me aconstumei. O ato que Alma faz para se vingar do garoto que magou uma das suas amigas, me deu muito medo! HUAHAU. Eu adorei o suspense dos contos! Ótimos e que prendem o leitor. Eu prefiro a capa do livro com o capuz, que é o que eu tenho.
    Adorei a resenha!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que resenha perfeita *--*
    Já li a opinião de muitas pessoas sobre esse livro, a maioria dos leitores diz que ele é meio confuso no início, e eu acho que acabei de descobrir o porque...
    O livro é italiano, certo (eu ainda não sabia disso)? Talvez essa confusão toda que o povo menciona é pelo fato de que o estilo do livro é diferente dos americanos, que são os que nós estamos mais acostumados a ler. Bom, eu não posso afirmar nada porque nunca li esse livro, mas quem sabe não é isso?

    Fiquei super curiosa para lê-lo, ainda mais porque você mencionou o Death Note... Rsrs

    Irei fazer o possível para ler!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  5. OMFG! PQ EU AINDA NÃO LI ESSE LIVRO MESMO?!

    Momento histérico a parte, quero ler esse livro faz um tempão mas sempre acabo esquecendo de ir atrás dele o.O vai entender, ne?

    Já assisti uns episódios de Death Note e conheço a história por isso achei muito legal a comparação que vc fez na resenha - lembra um pouco mesmo, apesar de que no anime vc só escreve o nome da pessoa que vc quer ver morta o.O

    Agora lembrei que vc já fez uma promo desse livro aqui no seu blog, aiaiai queria taaaaaaanto ter ganhado... *-*

    O blog tá diferente! (e tá lindo ^^)

    teh mais

    ResponderExcluir
  6. Hey, adorei a cara nova do blog ^^
    Fiquei curiosa pra ler o livro, a história chama muito a atenção!
    E, nossa, não sabia que era italiano, fui pega de surpresa!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Nossa super bacana o novo visual do blog, adorei :D Quanto a resenha, li esse livro a um tempinho e me apaixonei, no começo também estranhei um pouco, mas depois a leitura fluir completamente. E quanto a capa, concordo com você, essa é bem mais bonita. Enfim, ótima resenha :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  8. Nana!! :) Não conhecia a resenha do livro. Fiquei super animada pra ler, pq histórias de suspense costuma estar entre as minhas favoritas. Não posso comprar o livro agora, mas assim que tiver uma oportunidade, quero ler!
    Curti demais a dica.
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  9. Menina, faz séculos que esse livro ta na minha estante e até agora não li, mas tudo bem UASHAUS Adorei sua resenha, agora fiquei muito mais empolgada pra ler. Espero poder ler ele em breve (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha amiga to louca pra ler esse livro parabéns

    ResponderExcluir
  11. Olá, Nana!!
    Adorei a sua resenha!!
    Ainda não li este livro, mas vi ótimos comentários a respeito pela blogsfera que estou louca para conferir a história. Achei linda a capa de Sombra e mal vejo a hora de tê-los em mãos.
    Bom findi.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  12. Espero que a editora não mude a capa mesmo, acho a do capuz linda!
    Quero ler este livro logo, fico curiosa depois de ler resenhas hauahuah
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    Abrigo Literário.

    ResponderExcluir
  13. Adoro a capa do capuz. O meu exemplar também é com ela. Adorei sua resenha, tanto que fiquei até com vontade de ler o livro mais uma vez, já que ele foi um dos que eu mais gostei de ler este ano.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Hmm, quando falou em "adolescente na escola" pensei "ah não :S" mas depois de ler o resto da resenha me interessei. Me lembrou um infantil que eu li uma vez "Querido Diário, Eu morri", que o diário se escrevia sozinho e tudo acontecia depois :O
    anotada a dica ;)

    ResponderExcluir
  15. Nana,
    Bom saber que você se animou com o livro, acabo ficando mais estimulada para lê-lo também, rs.
    A história lembra-me uma série juvenil da qual adora, embora seja histórica, mas até em termos de protagonistas meio rebeldes e cheiaaaaaaas de problemas sobrenaturais e tudo mais...
    A narração italiana é maravilhosa, algo com o qual nos acostumamos e simplesmente flu. É lírica. Puxa, adoro os italianos! heiuehiuheeiu
    Também acho essa capa infinitamente mais bonita. Fikdik, Suma!

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece ser bem legal, mais não é um que eu queria demais entende?
    Gente, que super esse layout de vocês, ameii!

    ResponderExcluir
  17. Em primeiro ligar quero dizer: o layout ficou liiiindo! Adorei =)
    Em segundo lugar: gostei da resenha. Bem detalhada. O que só fez aumentar a minha curiosidade. Todas as resenhas desse livro que eu leio, falam que demoram a "entrar" na estoria por conta do começo. Mas depois a coisa vai que vai. Quando é assim, me desanima. Mas como eu sei que fica bom depois, espero dar uma chance ao livro. =)

    Bjinhuxxx

    Eu li e divulgo

    ResponderExcluir
  18. Eu QUASE comprei esse livro na Bienal, agora me arrependo de não ter comprado.

    E quanto ao comentário no meu blog, sim, provavelmente o livro chegou tão rápido porque moramos as duas no Rio uahuhaa.

    Adorei a resenha!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  19. Tinha começado a ler, mas chegou em um determinado ponte que parei, não o motivo. Mas vou retomar a leitura, desde quando li a sinopse fiquei ansiosa para ler o livro. Sua resenha ficou ótima! (:

    Beijos!
    http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Ah, lembra Death Note??? Oba, já quero!rsrs
    Já li muitas resenhas sobre o livro, mas acho que a sua foi a que a mais gostei, a que mais me deixou curiosa, com toda certeza!

    Super beijo!

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  21. Ah eu estou com tanta vontade de ler este livro, mas tenho uns 500 na frente dele! =(
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  22. Meninas, trocaram o layout do blog? Até estranhei quando abri, acho que já estava acostumada com o outro.. MasEsse está lindo também!
    Faz algum tempo que estou querendo ler Escuridão, a história parece ter bastante mistério e eu, definitivamente, gosto disso. Realmente sou muito mais essa capa do que a nova, mas fazer o quê?

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  23. Pela sinopse pareceu bem sinistro! Já pela resenha nem tanto. Quando vi a capa não fui muito com a cara por que ando meio cansada desse gênero sobrenatural, mas gostei demais, parece ser bem bacana esse livro, acho que leria!

    beijos
    boa semana pra ti

    ResponderExcluir
  24. Na hora que eu comecei a ler a resenha, lembrei do Death Note de cara... kkk' A história parece ser boa ^^

    Beijinhos!
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Ate que gostei do livro, mas com a segunda versão da capa o livro ficou bem feio.. Vou ler a continuação só para saber o papo da água, sahuisaiu

    ResponderExcluir
  26. Ainda estou encucada com o paradeiro de Morgan rsrs Só lendo Sombra pra saber o que aconteceu...

    Eu gostei bastante do livro, mas esperava que tivessem mais casos do "caderno" e menos casos de Alma com as amigas, que mesmo assim tb é mt interessante. Tá valendo rs

    Não gosto da outra capa, somente essa aí mesmo. E a de Sombra, é uma pena que a Suma não tenha sido fiel à original =/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe