Livro: Questões do Coração – Emily Giffin

quarta-feira, agosto 03, 2011

“Tessa Russo é mãe de dois filhos e esposa de um renomado cirurgião pediátrico. Apesar de todos os seus receios, ela recentemente abandonou sua carreira pra se concentrar em sua família, na busca pela felicidade doméstica. Por fora, ela parece destinada a viver uma vida encantada. Valerie Anderson é uma advogada e mãe solteira de um garotinho de apenas 6 anos, Charlie, que nunca conheceu o pai. Depois de muitas decepções, desistiu do amor e até mesmo das amizades. Acreditando que é sempre mais seguro não criar muitas expectativas.
Embora as duas vivam na mesma área de Boston, elas têm muito pouco em comum, com exceção do amor incondicional do amor por seus filhos. Mas numa noite, um trágico acidente faz suas vidas se convergirem de uma maneira inimaginável. Com pontos de vida alternados e absolutamente bem delineados, Emily Giffin cria uma história comovente e brilhante de pessoas de bem sendo pegas em circunstâncias insustentáveis. Todas sendo testado como nunca imaginaram ser possível. E cada um deles descobrindo o que realmente importava.”

BY: COLABORADORA PATRÍCIA

Esse livro estava na minha lista há um tempo e eu havia lido a sinopse, mas nenhuma resenha. De início imaginava que o trágico acidente mencionado tornaria as duas mulheres amigas. Não poderia estar mais enganada. Não viraram amigas, tão pouco inimigas. Calma que eu explico.

Cada capítulo é focado em uma personagem. Tessa é quem narra a própria história, enquanto Valerie é em 3ª pessoa. Desde o começo dá pra desconfiar quem é o (a) narrador (a), mas a suspeita só é confirmada nas últimas páginas. Tessa parecia ter o casamento perfeito e um casal de filhos fofos. Valerie tinha ao irmão e ao filho, Charlie, mais fofo ainda, que é o afetado no tal acidente.

Charlie tem parte do rosto e uma mão queimada na primeira noite que passa fora de casa. Valerie, sozinha e preocupada, se vê numa onda de sentimentos que tentava manter longe. Acaba apaixonada pelo médico de seu filho, Nickninguém menos que o marido, até então, perfeito de Tessa.

Normalmente, por compaixão ou coisa parecida, tendo a gostar mais da traída do que da traidora. Mas é impossível odiar Valerie. Não sei se é porque ela amava Nick, por ser mãe solteira, ser frágil... Não sei.

De todos os livros que eu li, Questões do Coração foi o único que não me apeguei mais a um único personagem. Acabei gostando das duas e no fim não sabia com quem queria que Nick ficasse. Aliás, Nick é o que menos detém foco na história. Quero dizer, ele é só o marido, pai, amante e médico. Só aparecendo no contexto de uma das duas mulheres.

Emily Giffin dá um final para Tessa e encaminha o de Valerie, deixando o resto para a nossa imaginação.

Como o livro se trata de infidelidade, não pude deixar de pensar como eu reagiria diante de uma traição. Acho que não perdoaria. E vocês? Dariam uma segunda chance ao (a) companheiro (a) infiel?

Autora: Emily Giffin
Título Original: Heart of the Matter
Origem: Literatura Americana
Editora: Novo Conceito
Tradução: Paula Gentile Bitondi
ISBN 9788563219312
Publicação: 2011
Páginas: 440
Série: Não
O Que Tem?: Drama, Traição, Filhos

LinksSkoob - Compre - Site da Editora - Autora

You Might Also Like

22 COMENTÁRIOS

  1. Estou com esse livro aqui na estante comprado, embalado e pedindo para ser lido e devidamente autografado na Bienal..hahahha

    bjos
    Rafa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. aaah! Agora entendi melhor o livro. Estou louca para comprá-lo. Muito boa a resenha, amei.
    Me deu mais vontade de ler. Quem é o narrador? hihihihiih
    Beijos,
    Ciça ;*
    http://alltwords.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Patty!
    Eu amei esse livro, fiquei com raiva do Nick e da Val, principalmente do Nick, porque parecia que ele não estava nem aí para a própria família!
    A narrativa da Emily é simplesmente brilhante!
    Adorei sua resenha!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Resenha – Não sou este tipo de garota
    Participe das promoções do blog -> http://migre.me/5e4eo
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  4. Sou maluca pra ler esse livro, eu adoro a capa.
    Com certeza não perdoaria uma traição, acho que esse é o último grito para mostrar que o respeito não existe entre a casal.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  5. A capa é interessante e eu quando eu li o título acabei achando outra coisa do livro. Não me interessei tanto história, mesmo embora tenha gostado da sua resenha.

    beijos =*

    ResponderExcluir
  6. Olá, meu nome é Adriana, sou escritora, nova autora, romancista; coordenadora do blog o diário de uma poetisa, estou passando para uma visita, e tenho bastante interesse em formar parcerias com blog divulgadores das minhas obras. Gostaria de saber como devo proceder; se você está aceitando um exemplar para sinopse e divulgação em seu blog. Aguardo um email para adrianavargas.ocadv@hotmail.com.
    Aproveitando para lhe convidar a seguir o meu blog e participar todo mês de sorteios de várias obras dos novos autores, pois trata-se de um blog incentivador aos novos talentos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha! Finalmente entendi do que se trata esse livro. Eu também tenho a tendência a tomar o partido da traída, então nem sei se eu ia gostar da Valerie. Ainda mais se a Tessa for uma pessoa legal ;D
    Mas quero muito ler!
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oii flor, adorei sua resenha.
    Nunca tinha me interessado muito em "Questões do Coração", não tinha me chamado a atenção e eu também nem sabia sobre o que era o livro, ma agora ficou muito mais explicado, lerei em breve!

    Beeijos
    Jaine - little things

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha.
    A história parece ser realmente interessante. Esse livro já está na minha lista de desejos há um bom tempo e agora a minha vontade de lê-lo aumentou.
    Não sei se perdoaria uma traição acho que tudo depende da intensidade e do momento.

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ótima resenha!
    Por tratar sobre a traição, um tema geralmente muito polêmico, o livro conquista muito os leitores, que, mesmo sem se apegar aos personagens, acabam interpretando a trama do seu jeito, fazendo com que a história fique do agrado de cada um e, consequentemente, bem original. Esse é o meu ponto de vista com base nas várias resenhas que eu já li sobre o livro.

    Não vejo a hora de tê-lo em mãos! :)

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da resenha, demonstrou uma profundidade que ainda não tinha visto em uma crítica desse livro ;) Já tive mais curiosidade de ler a obra, mas acho que, mesmo tendo perdido um pouco o interesse, não posso deixar de dizer que um livro desse deve ser fantástico, e até mesmo corajoso, ao retrarar um assunto tão polêmico sem nos fazer ficar de um lado da história.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  12. Spoiler? :S
    Fiquei sem entender e parei de ler a resenha, confesso, quando cheguei a parte em que você disse isso "Desde o começo dá pra desconfiar quem é o (a) narrador (a), mas a suspeita só é confirmada nas últimas páginas."

    ResponderExcluir
  13. Ah este livro deve ser lindo! Faz tempo que quero ler e cada vez mais que leio resenhas positivas sobre ele, cresce mais a minha vontade.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.


    Books E Desenhos

    ResponderExcluir
  14. Olá, Patty!
    Todos falando muito bem desse livro. Eu confesso que ficava com um pé atrás com ele por não ser muito tolerante a histórias de traição mas, ultimamente, com tantas resenhas positivas, passo a hesitar.
    Assim como você, creio que ficaria ao lado da traída simplesmente por ela ser a traída. euheiuhieh
    Não sei se perdoaria... Depende muito da situação, do sentimento que nos une... É complexo demais.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  15. amo a forma como a Emily escreve! estou doida p/ ler *_*

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade.
    Essa pergunta sobre a traição é complicada, não sei como agiria. Acho que tudo depende da situação, das pessoas.
    A Emily é incrível em escrever sobre assuntos polêmicos e se sair muitíssimo bem!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. AHHHH! Eu quero ler esse livro! Vejo tantas resenhas positivas, que dá vontade de conferir. :D
    Pelo que pude perceber, a história toma um rumo com tantas reviravoltas que, ao ler, chega a ser surpreendete. Por exemplo, vc pensa uma coisa, mas as circuntâncias acabam sendo outra. E aí vc não sabe ao certo de que lado dos personagens vc deve ficar.
    Bom, eu acho que deve ser assim... Não sei.. Tenho que ler! ^^

    ResponderExcluir
  18. Hey meninas!

    Eu já li QUestoes do Coração e confesso que foi um livro muito intenso de sentimentos. Como é um livro que fala sobre traição, vc já imagina como vai acabar e talz. Eu fiquei tão envolvida, que nao conseguia falar: Aah, eu to ao lado dessa ou desta personagem. É muito conflituoso! Odiei o final do livro, completamente tosco e desnecessario a Tessa ser chufruda e aceitar isso. Sério. Na verdade, eu queria que de alguma maneira o Nick pudesse ficar com a Val. Nao pq ela seja melhor e blá blá mas pq eu acho que o CHarlie merecia um pai igual ou melhor que ele.

    Beijokas:*

    Raphaela
    EQualize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    P.s.: Está tendo um sorteio de 2 kits de marcadores do livros do Selo Brasileiro! Participa!

    ResponderExcluir
  19. Não sei se leria esse livro, sei lá, talvez por essa temática traição. Acho triste, estranho, é difícil explicar... Mesmo assim, quando tiver vontade, vou pegar emprestado pra ler :)

    Bjs!
    Pam Fardin
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. parece ser muito interessante. vou anotar.
    beijos
    boa sexta!

    ResponderExcluir
  21. Pra mim não foi nada impossível odiar Valerie rs. Eu detestei a personagem e já conheci muitas parecidas com ela hahaha

    Mas enfim, fora essa pessoa, o livro é mesmo adorável e uma ótima leitura!

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  22. Olá! Seu blog é lindo :)

    Li este livro recentemente e fiquei com muita raiva da Valerie e do Nick, queria entrar nas páginas do livro e dar um sacode nos dois hauhauaua...mas isso que achei legal, a história é envolvente demais. Em breve farei a resenha dele pro meu blog.

    Beijos e sucesso,

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe