Livro: Joia Rara - Adriana Celi

quarta-feira, junho 08, 2011


Joia RaraImagine que você possa estar num mundo secreto de aventuras ao longo da História. Para isso é necessário que pense que nada é impossível em época alguma; romances diferentes, intrigas em família, amores impossíveis e uma mulher que hora estava onde não deveria, hora aparece como a heroína. Estamos falando de uma francesa que viveu dois sentimentos grandiosos: a paixão e o amor, ao mesmo tempo. Conquistou a ira de poderosos e a admiração daqueles que acreditaram na justiça e na liberdade. Falamos de Josefine, uma mulher amante da verdade, da sua principalmente. Dividida ente os dois sentimentos de Luiz e Rafael, ela vive o que busca com intensidade. O cenário deste romance inicia-se na França revolucionária do século XVIII, de onde a personagem parte para o Brasil prestes a vivenciar a missão de sua vida, talvez a definitiva. Na companhia dos
 amigos Henrique, Gustavo, Irmã Claire, Mariano e a filha Helena, Jose vai enfrentar as maldades de Maria Teresa e Carmem, que justificadas pela moral e bons costumes da época vão portar-se de forma antiética e imoral. Segredos serão revelados e um universo possível da história também..


Em Joia Rara, conhecemos Josefine, a nossa heroína bem nova. Ela vive com seu pai e sua irmã gêmea, Simone na França. Sua mãe morreu no parto e o pai as criou. Jose logo é apresentada a Luiz, amigo brasileiro de seu melhor amigo Henrique. E claro que se apaixonam, só que a moça não contava com a traição de sua irmã gêmea com seu namorado. Simone engravida de Luiz, só que um 'acidente' na casa da família acaba com a vida da irmã e da vida do bebê que esperara. Perdida e sem família, Jose vê o casamento com Henrique uma solução, já que a família dele prezava muito respeito pela moça.

Os anos passam e Jose uma mulher formada e bem inteligente, se vê na ironia do destino de reencontrar Luiz. Já que Henrique e seu amigo Gustavo decidem visitá-lo em Vila Rica, Minas Gerais. Encontra Luiz viúvo e com um filho, Rafael.

" A verdade é a base de tudo, quando fazemos algo com verdade aquilo passa a ser uma mentira relativa, as pessoas passam a ter dúvidas sobre o que é certo e errado"

Gente paro aqui, senão acabo contando demais, eu amei a reviravolta que aconteceu no livro depois que Jose e Rafael se conheceram no Rio de Janeiro. Mistérios sendo desvendados, todo mundo na vida guarda um segredinho, né?

Eu acho que gostei de todos os personagens, menos a Carmem, a esposa do Rafael, nora de Luiz. Gustavo é bem engraçado. E nossa vocês não sabem como fiquei feliz pelo que a Jose fez pelo Mariano...ele era escravo ela o libertou. E ele ainda teve um final feliz.

O livro tem uma narração rápida e super fácil de ler, eu praticamente terminei em um dia...bem rapidinho. Destaque para as lindas ilustrações dos personagens, junto com alguns fatos do livro, adorei. E para quem ainda se sentir perdido com alguns fatos históricos, no final do livro a autora explica. Acompanhamos os acontecimentos do final do século XVIII e inicio do século XIX, e a mudança revolucionária da França, ciclo do ouro e diamantes no Brasil, etc.

Indico para todos aqueles amantes de um bom romance histórico, e uma bela oportunidade de ler um, de uma autora brasileira.


Autora: Adriana Celi
Origem: Literatura Brasileira
Editora: Baraúna
Publicação: 2010
ISBN9788579231346
Páginas: 239
Série: Não
O Que Tem?: Romance Histórico, Minas Gerais, França
O Obsession Valley agradece à autora Adriana Celi por ceder o exemplar para análise.

You Might Also Like

7 COMENTÁRIOS

  1. Amo romance históricos, gostei do tema desse =)

    Acho que leria sim ^^

    teh mais

    ResponderExcluir
  2. Essa estoria é bem diferente
    E gostei bastante da resenha

    VOu procurar para ler
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Uau, o livro me conquistou na parte que tem a traição da irmã gemea..rsrs
    E tem ilustrações? Muito mais interessante do que eu pensava. Confesso que se encontrasse com esse livro na livraria, passaria batido. Mas agora, tenho outra visão dele. Deve ser ótimo.

    bjinhuxxx

    Eu li e Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. kkk de nada

    ja tá add no skoob xD

    Teh mais

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu amo romances de época, sou fascinada, obcecada pelo gênero, e fico feliz em saber que esse livro pertence a uma autora nacional, que explora a nossa cultura de séculos passados.

    Nossa, tem ilustrações? Que bacana. E por você ter lido tão rápido, deve ser curtinho!

    Adorei a resenha!

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  6. Hey, Nana!

    Eu não conhecia esse livro, pela sua resenha ele parece ser legal mesmo.
    Vou procurar.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. Gostei do estilo!
    =D
    Romance + Aventura deixa qualquer leitora curiosa, rs!
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá sejam bem vindos e deixem suas opiniões, com respeito, aqui.

Algumas observações:
- Comentários que não tenham relação com a postagem, serão removidos e não serão respondidos.
- Divulgações, exceto de autores, são removidas e não são respondidas.
- Comentários irrelevantes como: 'ah adorei a postagem', 'adorei a coluna', 'que legal o post' e outros no mesmo nível, são mantidos mas não são respondidos. Até porque, o que iríamos responder, né?

Popular Posts

Like us on Facebook

Subscribe